terça-feira, 10 de setembro de 2019

Lição 11 - A Mordomia das Obras de Misericórdia (SLIDES E SUBSÍDIOS)

Lição 11 - A Mordomia das Obras de Misericórdia 
(Padrão 4 x 3)

Texto Áureo
“Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia;e a misericórdia triunfa sobre o juízo.” (Tg 2.13)

Verdade Prática
O cristão tem o privilégio de exercera misericórdia junto aos necessitados como expressão do amor de Deus.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Deus usou de misericórdia conosco, por isso, devemos usar de misericórdia com o próximo. Uma das características marcantes da Igreja Primitiva era o seu altruísmo. Fazer obras de misericórdias era um mandamento levado a sério pela igreja. O livro de Atos mostra isso ao narrar a ressurreição de uma mulher chamada Dorcas, que era conhecida pelas suas “boas obras e esmolas que fazia” (9.36). As obras de misericórdia, ou obras de caridade, nos mostra a disponibilidade de desprendermo-nos do egoísmo e servir o próximo deliberadamente.Essa é a vontade de Deus!

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Ao final da exposição de toda a lição, proponha aos alunos uma atividade prática de obras de misericórdia. As possibilidades são inúmeras: (1) arrecadar alimentos para quem precisa; (2) doar sangue; (3) arrecadar roupas para quem precisa; (4) visitar os enfermos no hospital e nas casas; (5) identificara necessidade concreta de um irmão ou uma irmã, e mobilizar uma ação afim de resolver tal necessidade. Enfim,essas são algumas sugestões, mas as necessidades e as possibilidades de fazer a diferença na vida das pessoas são de perder de vista. O importante,que após a aula, seus alunos sintam-se mobilizados a agir. Lembre que na perspectiva cristã, o amor não deve ser demonstrado somente por palavras,mas principalmente, pelas obras.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“[...] Em Efésios 2.10, Paulo se refere às boas obras como indispensáveis à salvação – ‘não como sua razão ou seus meios, no entanto, mas como sua [necessária] consequência e evidência’. Tito 2.14 apresenta o melhor comentário: Cristo ‘se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras’. Assim como em Cristo fomos predestinados à adoção (1.4), também em Cristo fomos predestinados a fazer boas obras.Em Efésios 2.1-10, o texto termina com a frase ‘para que andássemos nelas’.Esse parágrafo começa com pessoas‘andando’ (peripateo) na morte das transgressões e do pecado (2.1-2) e estas terminam ‘andando’ (peripateo) nas boas obras que, antecipadamente,Deus planejou para todos os que foram redimidos em Cristo. Assim o forte contraste entre uma vida sem Cristo e uma vida em Cristo está completo.É um contraste entre duas formas devida (no pecado ou pela graça), e entredois senhores (Satanás ou Deus)”
(Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003,pp.1217-218).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“As Obras São a Evidência da Fé[Tiago] (2.14-19). Nesse ponto, Tiago apresenta seu segundo exemplo da necessidade de existir uma consistência entre palavras e obras e, nesse processo, introduz o argumento da inseparabilidade entre a ‘fé’ e as‘obras’ que, necessariamente, deve se originar dessa consistência. Ele abre essa seção com duas perguntas retóricas (v.14): ‘Meus irmãos, que aproveita [ou, qual é o benefício] se alguém disser que tem fé e não tiveras obras?’ Fica claro que Tiago temem vista dois ‘benefícios’ especiais que deveriam se originar da ‘fé’. O primeiro é apresentado na sua segunda pergunta retórica: ‘Porventura,a fé pode salvá-lo? A fé deveria ser capaz de proporcionar o benefício da salvação àquele que a possui; senão o fizer, então essa fé é, de certo modo, defeituosa (mas não uma falsa fé). Porém, a fé deveria também ter uma segunda finalidade: beneficiar os semelhantes mostrando a bondade de Deus para com eles (vv.15,16).Essa dupla preocupação por tudo de ‘bom’ que a fé deveria proporcionar representa uma importante lembrança para a nossa cultura individualista. Fé não é apenas salvar a alma individual do julgamento eterno, mas também construir comunidades a fim de mostrar o amor de Deus não só no meio dos próprios crentes, mas também no mundo em que vivem” 
(ComentárioBíblico Pentecostal Novo Testamento.Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.1672-73).

Fonte: Revista de Lições Bíblicas - Adultos - CPAD - 3° Trimestre de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD