terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A ÁGUIA E SUAS QUALIDADES


A águia é conhecida em toda terra como a rainha das aves. Ela é a ave mais forte que existe na terra, podendo conduzir em voo animais pequenos e até mesmo uma criança, tamanha sua resistência. Ela é a ave que voa mais alto, somente igualada em capacidade de voo pelo Condor. Na antiguidade, vários países e conquistadores usavam com insígnias de seus exércitos a figura de uma águia. Os exércitos romanos, os impérios da Rússia, Áustria, Prússia e até mesmo Napoleão, também adotaram a águia como brasão.

Nas Escrituras Sagradas, a águia é mencionada pelo próprio Deus como símbolo de “uma nação que voa como águia contra ti de longe, da extremidade da terra, cuja língua não compreenderás; uma nação de rosto arrogante, que não respeitará ao velho, nem se compadecerá do moço.” (Deuteronômio 28.49,50).

A estrutura óssea da águia é diferente de todas as outras aves. Todas as aves que existem no mundo têm uma estrutura óssea comprida, mas a da águia é cilíndrica; por isso, ela é a única de grande porte que pode voar e descansar enquanto voa, ao contrario das outras que precisam descer para descansar.

A águia faz o seu ninho nas rochas e penhascos mais elevados, e nas árvores mais altas, para proteção e segurança de seus filhotes; por isso, é comparada aos seres celestiais (Ezequiel 1.10 e Apocalipse 4.7). A águia é a única que enfrenta uma tempestade. As demais, ao pressentirem uma tempestade, escondem-se. A águia, porém, passa por sobre a tempestade, e voa acima da turbulência das nuvens. 

Ela tem a visão mais apurada do mundo animal. Em Jó 39.28,29 está escrito: “Mora no penhasco, e ali passa a noite, sobre o cume do penhasco, em lugar seguro. Dali descobre a presa, seus olhos a avistam de longe”. Ao longe, de distâncias impossíveis a olhos humanos, a águia avista a sua presa. Segundo os cientistas, ela pode enxergar até três quilômetros (3 km) de distancia.

Ainda resta acrescentar o tamanho da águia adulta, a envergadura das asas, de ponta a ponta, pode alcançar dois metros ou mais. Como pode uma ave desse porte voar acima de três mil metros de altura (3 m)? As penas de voo (que se chamam remígios,) chegam a ter cinquenta centímetros (50 cm). As pontas das asas são fendidas de modo que ela possa abrir os remígios separadamente como se fossem dedos. Com todo esse equipamento, ela pode considerar-se senhora do espaço. Diante de tantas qualidades, podemos entender que Deus criou a águia com propósitos especiais, para que nós pudéssemos extrair dela lições para nossas vidas. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, a águia é comparada a diversas qualidades divinas e humanas.

ÁGUIA

  • É um animal forte: João evangelista declarou: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes” (I João 2.14). FORTES COMO ÁGUIAS.
  • É um animal veloz (percorre 300 km/h) em Hebreus 12.1, o escritor sagrado nos convida a “correr” com paciência a carreira que nos está proposta. VELOZES COMO ÁGUIAS.
  • Podemos comparar o arrebatamento a asas grandes que Deus dá aos homens. Quando Filipe estava evangelizando o eunuco da rainha de Candace, no caminho para Gaza, o Espírito do Senhor o tomou e ele se achou em Azoto. Deus deu asas com de águia para Felipe.
  • Habitam nas montanhas: Paulo disse em Efésios 1.3 “Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. Cristo nos faz habitar nas alturas como as águias.
  • Fazem seus ninhos nas árvores mais altas e nas bordas dos penhascos: A Bíblia diz em Colossenses 3.3: “Pois estais mortos e a vossa vida escondida com Cristo, em Deus”. O nosso esconderijo está em Cristo.
  • Tem vocação de guerreira, ela é como um soldado: Paulo disse em II Timóteo 2.3 “participa dos meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus”. GUERREIROS COMO ÁGUIA.
  • Ensina seu filhote a voar de maneira singular: Quando ela entende que já é chegado o tempo do seu filho voar, ela o pega com seu bico, o suspende do ninho, o solta das maiores alturas e fica por cima para acompanhar o voo. Se ela percebe que o filhote não voa, e vai cair, numa velocidade incrível ela sai de sobre o filhote e passa para debaixo dele e o apoia sobre suas asas.
  • Nunca perde suas forças: quando ela está ficando de plumagem velha, no seu próprio ninho ela começa a fazer exercícios musculares batendo suas asas sem sair do lugar, fazendo assim a sua velha plumagem cair, começando a aparecer novas penas. Isso se chama de RENOVAÇÃO das plumagens e de suas forças para voar. A Bíblia nos diz nos Salmos 103.5 “quem satisfaz teus desejos com bens, de modo que tua mocidade é renovada como a da ÁGUIA”. RENOVADO COMO ÁGUIA.
  • Deus nos ensina, através da águia, de que maneira podemos ser crentes fortes, sem penas velhas, sem as quais não podemos voar, e ratifica isto fazendo uma maravilhosa promessa em Isaías 40.31 “Mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças. Subirão com asas como águias; correrão e não cansarão; caminharão e não se fatigarão.”

DEUS VOS ABENÇOE, ATRAVÉS DE CRISTO JESUS!!!!!!!!!

AUTOR DESCONHECIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD