sábado, 31 de agosto de 2019

Lição 10 - A Mordomia das Finanças (SLIDES E SUBSÍDIOS)

Lição 10 - A Mordomia das Finanças 
(Padrão 4 X 3)


Texto Áureo : “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Tm 6.10)

Verdade Prática: O cristão deve ser grato a Deus por suas finanças, e lidar com o dinheiro com sabedoria, prudência, comedimento e amor.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A vida financeira pode ser um complemento de estabilidade na família e, ao mesmo tempo, uma catalisadora de confusões e contendas familiares. Por isso,é preciso ter uma referência de boa administração financeira. Sim, é preciso ter disciplina, ordem e equilíbrio para lidar com o dinheiro. Nesse sentido, o dinheiro pode ser uma bênção ou uma maldição. Saber usá-lo, de acordo com os princípios da Palavra de Deus, significa evitar muitos transtornos.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Inicie a aula desta semana fazendo a reflexão sobre o “valor” do dinheiro para o crente. Isso é importante, poiso crente precisa ter uma noção ampla acerca do “valor” que a Bíblia dá ao dinheiro. De modo geral, as Escrituras Sagradas mostram o lado positivo e negativo do dinheiro. Do lado positivo,as necessidades que o dinheiro pode suprir; do negativo, a avareza, a soberba e o egoísmo que o apego a ele pode promover. Conclua essa reflexão expondo o seguinte versículo: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Tm 6.10).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A prosperidade no Antigo Testamento está intimamente relacionada com o trabalho. A ideia de prosperar e enriquecer por outros meios que não seja o trabalho é completamente estranha à Escritura. Ainda no paraíso, coube como tarefa ao primeiro homem cuidar do jardim, vigiando-o e lavrando-o (Gn 2.5). A teologia do Antigo Testamento refuta a prática que transforma Deus em uma espécie de gênio da lâmpada.O Deus do Antigo Concerto faz prosperar, mas Ele o faz através do trabalho. O livro de Deuteronômio diz que o Senhor ‘é o que te dá força para adquirires poder’ (Dt 8.18). A palavra hebraica koach traduzida como ‘força’nessa passagem significa vigor e força humana. A referência é claramente ao esforço humano como resultado do seu trabalho. Por outro lado, a palavra‘poder’, traduzida do hebraico chayil, nessa mesma passagem mantém a ideia de eficiência, fartura e riqueza. A ideia aqui é que prosperidade e trabalho são como as duas faces de uma mesma moeda. Onde um está presente o outro também deve estar.” (GONÇALVES, José.A Prosperidade à Luz da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.22).

SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“VIVA DE ACORDO COM AS SUAS POSSIBILIDADES
O que seria necessário para que você fosse economicamente livre? A resposta óbvia é, naturalmente, viver sem dívidas. Igualmente óbvios são os obstáculos – reais e perceptíveis – que impedem que muitos de nós façamos isso. Quantas das seguintes frases você declararia, se fosse honesto a respeito de seus hábitos financeiros?
1. Controlar despesas é algo que consome muito tempo.
2. Eu não quero, realmente, modificar os meus hábitos.
3. Gosto de viver além das minhas possibilidades.
4. Usar cartão de crédito é mais fácil que controlar o orçamento.
5. Minha esposa e eu nos desentendemos quando tentamos controlar o nosso orçamento.
Embora o ensino básico do controle do orçamento esteja fora do intuito deste livro, há centenas de recursos disponíveis pela internet e em livrarias,que poderão lhe ajudar a vencer esses obstáculos comuns, criar e controlar um orçamento e manter intactos os seus relacionamentos. A melhor maneira de ser financeiramente livre é comprometer-se comeste princípio simples: não compre oque você não tem como pagar”. (TOLER,Stan. Qualidade total de vida. 1.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp.66-67).


Fonte: Revista de Lições do 3º trimestre de 2019 - CPAD – Comentarista Pr. Elinaldo Renovato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD