segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Lição 9 - A Mordomia do Trabalho (SLIDES E SUBSÍDIOS)

Lição 9 - A Mordomia do Trabalho
(padrão 4 X 3)

Uma excelente aula para todos (todas)!!
Estamos a disposição para sugestões!



Texto Áureo
“Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (2 Ts 3.10)


Verdade Prática
O trabalho honesto, acompanhado da bênção de Deus, dignifica e enobrece o cristão.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O trabalho é uma vocação que aparece no Gênesis, perpassa por Jesus e se confirma nos apóstolos. Isso significa que Deus espera que seus filhos trabalhem. Nesse sentido, o trabalho não é fruto do pecado, mas da criação e dádiva de Deus. Essa concepção bíblica muda todo o sentido do trabalho em nossa vida. Por isso, ao longo de muito tempo, e amparados no ensinamento apostólico de Efésios 6.5-8, os cristãos encararam o trabalho como oportunidade de servir a Deus diligentemente. Podemos, e devemos, glorificar a Deus com o nosso trabalho!

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Deus criou o universo e o homem.Ele o colocou para ser o mordomo da Terra. Um dos principais instrumentos para que o homem pudesse executar essa mordomia é o trabalho. Ao iniciara aula de hoje, faça essa reflexão coma classe, a partir do seguinte texto:“[...] Deus criou os seres humanos para trabalhar. Considere os dois relatos da criação nos primeiros capítulos do Gênesis.Em Gênesis 1.26, lemos que Deus criou os seres humanos como macho e fêmea para ‘dominarem’ sobre toda aterra. Dois versículos mais adiante, Deus abençoou o primeiro casal humano e ordenou-lhe que ‘sujeitasse’ a terra e‘dominasse’ sobre todos os seres vivos(o que, a propósito, não lhe deu licença para destruir o meio ambiente, assunto que abordarei mais tarde). O ‘domínio’,que só pode ser exercido pelo trabalho,é o propósito para o qual Deus criou os seres humanos (não o único propósito,mas um propósito)”
(PALMER, MichaelD. Panorama do Pensamento Cristão.Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.226).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO

“Se Deus criou as pessoas para trabalhar e se Deus as dota de dons para realizar as várias tarefas, seguem-se então duas consequências importantes. Primeiro, o trabalho não é meramente um meio para alcançar um fim. Não é apenas uma tarefa a ser suportada em consideração ao atendimento de necessidades e à satisfação de desejos. Se você recorda nossa definição de trabalho, saberá que trabalho sempre será um instrumento,sempre será um meio. Contudo, isto não é tudo o que o trabalho é e não é oque o melhor trabalho é. Pelo fato de o trabalho ser essencial para a nossa humanidade, trabalhar também tem um valor intrínseco.Segundo, todos os tipos de trabalho têm dignidade igual. O trabalho religioso (como pregar ou ensinar num seminário) não é melhor que o trabalho secular (como assar pão ou construir pontes); ambos são igualmente bons se forem feitos em resposta ao dom e chamada do Espírito de Deus”
(PALMER,Michael D. Panorama do Pensamento Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2001,pp.228-29).


SUBSÍDIO TEOLÓGICO

“Primeiramente, o propósito do trabalho é atender as necessidades da vida. De acordo com o apóstolo Paulo,os cristãos devem trabalhar com sossego e comer o seu próprio pão (2 Ts 3.12); devem trabalhar para que não necessitem de coisa alguma (1 Ts 4.12b).Como Karl Barth afirmou, o primeiro item em questão em todas as áreas do trabalho humano é a necessidade dos seres humanos ‘ganharem o pão cotidiano e um pouco mais’.A necessidade de trabalhar para prover as necessidades da vida acha-se por trás do dever de trabalhar. Para Paulo, este dever é de importância primária, tanto que fazia parte da instrução original que Paulo deu aos tessalonicenses quando pela primeira vez os evangelizou: ‘Quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar,não coma também’ (2 Ts 3.10)’. [...]Além disso, não temos nenhuma razão para pensar que os tessalonicenses eram exceção a este respeito. Outras igrejas paulinas receberam instrução semelhante. Pois isto fazia parte do ensino ou ‘tradição’ (2 Ts 3.6) sobre o estilo de vida cristão”
(PALMER, MichaelD. Panorama do Pensamento Cristão.Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.229).


Fonte: Revista de Lições Bíblicas do 3º trimestre de 2019 – (CPAD); Comentarista Pr. Elinaldo Renovato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD