sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Lição 8 - A Mordomia do Tempo (SLIDES E SUBSÍDIOS)

Lição 8 - A Mordomia do Tempo 
(Padrão 4x3)

Desejo a todos (todas) uma excelente aula! Que Deus vos abençoe! Estamos a disposição para contatos, sugestões e comentários.


Verdade Prática
“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus.”
(Ef 5.15,16)

Texto Áureo
Não se pode recuperar o tempo perdido;por isso, é indispensável aproveitar diligentemente o tempo que Deus nos concede.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Não podemos jamais recuperar o tempo perdido. Sua perda traz-nos frustração,prejuízos e violação da boa disciplina e ordem da vida. Ao longo das Sagradas Escrituras, vemos que Deus valorizou o tempo na vida do seu povo.Não por acaso, na Lei, Ele orientou o povo a disponibilizar o tempo para o trabalho, para o descanso e para a família.Numa época em que muitos trabalham várias horas por dia, precisamos resgatar o conceito bíblico de tempo e procurar o máximo vivê-lo com diligência,e modo que o Senhor nosso Deus seja glorificado. Precisamos remir o tempo!

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“TEMPO E TEMPO
Deus nos deu o tempo. Ele não vive no tempo. O tempo é nosso, da humanidade. É um dom de Deus a cada ser humano. Ora, se o tempo é um dom que Deus nos concedeu, concluímos que, como dom, devemos saber como administrá-lo. Deus nos cobra por tudo que fazemos de errado, inclusive a má administração do nosso tempo. Por isso o apóstolo Paulo disse: ‘Remindo o tempo porquanto os dias são maus’. Existem muitas pessoas as quais pensam que o tempo é de Deus. Decerta forma, estão certas. Quem criou esta dimensão e nos colocou nela foi Deus. Mas Deus fez o tempo para nós.O tempo é nosso. O tempo é dádiva, é próprio da humanidade. Ela deve saber como aproveitá-lo, como usufruir dele o máximo que puder, sem erros; se não desvalorizará as suas próprias almas.Pensemos nisso um pouco mais e no sentido da individualidade”. (DANIEL,Silas. Reflexões sobre a Alma e o Tempo:Uma teologia de chrónos e kairós. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.124).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“APROVEITE CORRETAMENTE O SEU TEMPO
[...] Quando o tempo é bem aproveitado,ele se torna satisfatoriamente extenso para os que o achavam curto por ser veloz e prazerosamente veloz para quem não gostava dele por achá-lo extenso. Uma indagação interessante e oportuna seria: ‘Como aproveitar bem o meu tempo?’ A resposta óbvia seria:fazendo o que gosto e o que me faça progredir. Fazer o que não gostamos é ruim de mais. Quando faço o que não gosto,faço malfeito e perco o meu tempo,angustio a vida. Todavia, se doso bem o tempo medido com o tempo vivido, e este último é vivenciado intensamente no que gosto de fazer, tudo se encontra no seu devido lugar e não há mais insatisfação. Existe ainda uma contraposição:não é verdadeira a afirmativa de que há coisas que fazemos e devemos fazer mesmo sem gostar? Sim, por causa da necessidade. Primeiro a obrigação (no sentido de dever, mesmo que sem prazer); depois os trabalhos que eu gosto de fazer (dever com prazer ou coisas que são boas para mim, mesmo que não sejam tão imprescindíveis)e, por fim, o lazer. Quando não seguimos essa regra, a relação entretempo medido e tempo vivido não é satisfatória”. (DANIEL, Silas. Reflexões sobre a Alma e o Tempo: Uma teologia de chrónos e kairós. Rio de Janeiro:CPAD, 2001, p.134).


Fonte: Revista de Lições do 3º trimestre de 2019 - CPAD - Adultos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD