Lição 12 - A Mordomia do Cuidado com a Terra
(Padrão 4 x 3)
Texto Áureo
“Os céus são os céus do SENHOR; mas aterra, deu-a ele aos filhos dos homens.” (Sl 115.16)
Verdade Prática
O salvo em Cristo deve ter uma consciência bíblica de sua responsabilidade com o meio ambiente.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O homem foi preparado para ser o mordomo de Deus no planeta Terra. Foi para plantar, cultivar, constituir famílias, sociedade e construir empreendimentos,preservando os recursos naturais que Deus concedeu legitimidade ao homem para cuidar da Terra.É preciso desenvolver a nossa consciência bíblica acerca dessa responsabilidade com a Terra. Não podemos contribuir para poluí-la, degradá-la e arruiná-la. O nosso Deus nos deu o privilégio de zelar pela Terra, o lar de todos nós.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Faça uma pesquisa sobre os rios,lagos ou lagoas próximos de sua localidade.Procure conhecer como eles eram há 20, 30 ou 50 anos, e como são hoje. Munido dessas informações, faça uma reflexão com os alunos a partir de sua pesquisa. Inicie a aula perguntando como era os rios da redondeza na época dos pais e avós deles. Leve-osa refletir sobre o que levou aos rios de ontem estarem poluídos hoje. Mostre que, à luz da Bíblia, e da lição estudada,essa não é a vontade de Deus. Afirme que é possível um país se desenvolver,e ao mesmo o tempo, preservar seus recursos naturais.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Ao refletir sobre o momento em que o propósito de Deus para a criação será cumprido, Paulo escreve:“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Rm 8.18). Paulo, então, revela que toda a criação está gemendo, em ardente expectativa por esse momento (8.19-22). Assim também os crentes, apesar das bênçãos que têm recebido. Eles igualmente gemem, esperando a redenção do corpo (8.23-25). Nesse ínterim,porém, ‘sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto’ (Rm 8.28). Ofato de possuírem os seres humanos a capacidade de amar a Deus pressupõe que a humanidade foi dotada com o livre-arbítrio na criação.Posto que a totalidade da criação aponta para o propósito salvífico de Deus,é de esperar que haja neste propósito provisão suficiente para toda a humanidade,inclusive uma chamada universal à salvação. Os propósitos salvíficos de Deus também resultaram na criação de uma criatura com livre-arbítrio”
(HORTON,Stanley M. (Ed.). Teologia Sistemática:Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.229).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Ao refletir sobre o momento em que o propósito de Deus para a criação será cumprido, Paulo escreve: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Rm 8.18). Paulo,então, revela que toda a criação está gemendo, em ardente expectativa por esse momento (8.19-22). Assim também os crentes, apesar das bênçãos que têm recebido. Eles igualmente gemem, esperando a redenção do corpo (8.23-25).Nesse ínterim, porém, ‘sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto’(Rm 8.28). O fato de possuírem os seres humanos a capacidade de amar a Deus pressupõe que a humanidade foi dotada com o livre-arbítrio na criação.Posto que a totalidade da criação aponta para o propósito salvífico de Deus, é de esperar que haja neste propósito provisão suficiente para toda a humanidade, inclusive uma chamada universal à salvação. Os propósitos salvíficos de Deus também resultaram na criação de uma criatura com livre-arbítrio”
(HORTON, Stanley M. (Ed.).Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996,p.229).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A descrição da Nova Jerusalém demonstra que Deus tem para nós um lugar melhor do que o Jardim do Éden,com todas as bênçãos do Éden intensificadas.Deus é tão bom! Ele sempre nos restaura a algo melhor do que aquilo que perdemos. Desfrutamos da comunhão com Ele agora, mas o futuro reserva-nos a ‘comunhão intensificada com o Pai, o Filho e o Espírito Santo e com todos os santos’. A vida na Nova Jerusalém será emocionante. Nosso Deus infinito nunca ficará sem novas alegrias e bênçãos para oferecer aos redimidos”
(HORTON, Stanley M. (Ed.).Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD,1996, p.645).
Fonte: Revista de Lições Bíblicas - CPAD - 3º Trimestre 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário