sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Depressão, a doença do século.

Por: Dr Rodrigo Assunção

Tive o privilégio de nascer num berço cristão e ao longo dos anos tenho acompanhado preocupado, o número cada vez maior de casos de depressão acometendo a população e por extensão muitos cristãos. 
No nosso meio, infelizmente, boa parte destes casos são tratados como uma simples tristeza ocasionada por um período de provação, um problema momentâneo ou um caso exclusivamente espiritual. 
Mas, em muitos, ficam evidentes as características especificas da doença. Além disso, Tenho percebido também que a depressão não tem atingido somente os membros da igreja, mas também vários líderes têm sido acometidos por ela. 
A doença não tem processo seletivo, ou seja, não escolhe posição social, hierarquia ou tipo de atividade que a pessoa executa. Ela simplesmente acomete o ser humano, sendo já considerada a doença do século e suas causas podem ser orgânicas ou espirituais, podem ser por fator extrínseco ou intrínseco, o fato é que não podemos ser negligentes com relação a ela, pois a mesma desestabiliza vidas e consequentemente famílias, carreiras profissionais e no nosso caso pode prejudicar ministérios.
A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado, apenas lembrando, as medicações antidepressivas não viciam: existe uma gama de mitos, é essencial aderir ao tratamento para cura. Deus usou medicamento como figo na época para curar um rei: este é o tipo de doença que pensamos nunca nos acometer ou que somos imunes a ela. 
É importante lembrar que até o profeta Elias passou por isso. O fato de ele ter sido o canal de Deus para a realização de muitos milagres resultou num desgaste e num esgotamento físico e psicológico a ponto de apresentar sintomas clássicos da depressão. 
O esgotamento, inclusive, tem sido um dos maiores promotores deste mal nos nossos dias, pois estamos diante de uma sociedade que impõe um ritmo frenético e que resulta em pessoas que se doam demais e que não se cuidam. 
É importante destacar que depressão não se cura apenas com presentes e com viagens, ela precisa ser diagnosticada e devidamente tratada. Sempre tenho orientado meus pacientes sobre a importância de Deus em nossa vida e que as medicações são importantes para o tratamento. 
Portanto, seja qual for a posição que você ocupe no ministério, não deixe de descansar, tirar férias, viajar, ter momentos de descontração e estar com os seus familiares, ações como estas são preventivas contra este mal. São coisas simples, mas que vão ajudar a evitar um esgotamento físico e psicológico. 
E, se perceber os sintomas, não deixe de procurar um médico ou psicólogo para ter um diagnóstico correto. Saiba que, aquilo que Deus reservou pra sua vida, será seu. 
Não há necessidade de sacrificar em demasia seu tempo e seu descanso, lance sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós. 1 Pd 5.7. 

Dr Rodrigo Assunção
Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Joinville
Conferencista e Palestrante para Jovens 
Formado em Medicina - MG
e Ciências da Religião - SP
e Pós Graduado em Psiquiatria - SP

sábado, 24 de janeiro de 2015

Aos crentes que não gostam de hierarquia nas igrejas


Aumenta a cada dia o número de crentes que não se sujeitam aos líderes e pensam que estão certos. Não respeitam pastores, verberam contra a liderança e afirmam que só devem obediência a Deus. “Igreja não é quartel general”, argumentam. E, generalizando, chamam qualquer liderança firme, segura, de coronelista.

Entretanto, vemos na Bíblia que o próprio Deus prioriza e hierarquiza. Ele — que podia ter formado todas as coisas com uma única palavra — fez questão de formar tudo a seu tempo, dia a dia (Gn 1). O Senhor também pôs em ordem as tribos de Israel (Nm 2), pois o nosso Deus é um Deus de ordem (1 Co 14.40).

De acordo com 1 Coríntios 12.28, há uma hierarquização dos dons e ministérios — estabelecida por Deus, é evidente. Ela existe, não para que um portador de certo dom e ministério se considere superior aos outros, e sim para que haja ordem na casa do Senhor.

Deus pôs na igreja “primeiramente apóstolos” (1 Co 12.28; Ef 4.11). Existem apóstolos hoje? Sim! Mas é claro que há também pseudo-apóstolos, que propagam muitas “apostolices”. Quem são os apóstolos do Senhor, então? São homens de Deus, enviados por Ele, com grande autoridade, e não autoritarismo. Eles formam a liderança maior da igreja, independentemente dos títulos empregados pelas denominações (pastores-presidentes, bispos, reverendos, pastores, presbíteros, etc.).

É importante não confundir títulos com ministérios e dons. Estes vêm do Espírito Santo, enquanto os títulos são recebidos dos homens. Na Assembleia de Deus, por exemplo, não existe o título de apóstolo. Mas isso não significa que não exista o ministério apostólico. Este, segundo a Bíblia, perdurará “até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Ef 4.13).

O texto de 1 Coríntios 12.28 afirma, ainda, que Deus pôs na igreja “em segundo lugar, profetas”, mencionados — na mesma posição, depois dos apóstolos — em Efésios 4.11. Não confunda esses profetas com os crentes que falam em profecia nos cultos, também chamados de profetas em 1 Coríntios 14.29. O ministério profético neotestamentário é formado por pregadores (pregadores, mesmo!) da Palavra de Deus, portadores de mensagens proféticas.

Em seguida, a Palavra do Senhor, em 1 Coríntios 12.28, assevera: “em terceiro, doutores”. Veja como essa hierarquização ocorria na igreja de Antioquia da Síria: “havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo” (At 13.1). Nesse caso, os doutores, que atuam juntamente com os profetas, são ensinadores da Palavra de Deus.

Há casos, como o de Paulo, em que três ou dois dos ministérios mencionados (apóstolo, profeta e doutor) se intercambiam (1 Tm 2.7). Os ministérios de pastor e evangelista certamente fazem parte dos três escalões mencionados em 1 Coríntios 12.28, posto que são títulos relacionados com a liderança maior da igreja.

Finalmente, em 1 Coríntios 12.28, está escrito: “depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”. Milagres só vêm depois de apóstolos, profetas e doutores? Isso mesmo. Na hierarquização feita por Deus, o ministério da Palavra é mais prioritário que os milagres, haja vista serem estes o efeito da pregação do Evangelho (Mc 16.17). Observe que João Batista foi considerado por Jesus o maior profeta dentre os nascidos de mulher, mesmo sem ter realizado sinal algum (Jo 10.41).

Se não houver hierarquia nas igrejas, para que servirão os cargos e funções? Qualquer pessoa, dizendo-se usada por Deus, poderá mandar no pastor. Aliás, isso estava acontecendo na igreja de Tiatira, e o próprio Senhor Jesus repreendeu o obreiro frouxo que não estava exercendo a liderança que recebera do Senhor (Ap 2.20).

Deus é Deus de ordem! O princípio divino da hierarquização aparece em várias outras passagens neotestamentárias. Em 1 Coríntios 14.26, vemos que, no culto coletivo a Deus, deve haver ordem. Quanto à ressurreição, está escrito: “Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda” (1 Co 15.23). E, no Arrebatamento, tal princípio também será aplicado: “os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens” (1 Ts 4.17).

Em 1 Tessalonicenses 5.23, vemos que Deus prioriza o espírito, na santificação. Muitos pregadores têm dito: “Deus nos quer por inteiro: corpo, alma e espírito”. Mas a Bíblia afirma: “e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Essa ordem mostra que a obra santificadora do Espírito Santo ocorre de dentro para fora, e não de fora para dentro.

O apóstolo Paulo também parabenizou os crentes da cidade de Colossos porque naquela igreja havia ordem (Cl 2.5). E ordem também significa respeitar a hierarquia! Afinal, os ministérios não são invenção humana. Eles foram dados por Deus para edificação do Corpo de Cristo (Ef 4.11-15).

Amém?

Governo começa a monitorar intolerância religiosa nas redes sociais

Em 2014 o Disque 100 recebeu 149 denúncias de intolerância religiosa no Brasil

por Leiliane Roberta Lopes

Governo começa a monitorar intolerância religiosa nas redes sociais

Poucos brasileiros sabem, mas no dia 21 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa. O Brasil é um país livre e laico, porém a liberdade religiosa é contestável diante dos casos de intolerância que são registrados todos os anos.

Em 2014 o Disque 100 recebeu 149 reclamações de discriminação religiosa, dessas 26,17% foram registradas no Rio de Janeiro e 19,46% em São Paulo.

Os números são menores do que os computados em 2013 quando 228 pessoas resolveram denunciar crimes de intolerância religiosa.

Além de acompanhar essas ocorrências, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) vai passar a monitorar a intolerância religiosa nas redes sociais, formando um grupo de trabalho (GT) que terá apoio da Polícia Federal (PF), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e das defensorias públicas dos estados.

Segundo a ministra da SDH, Ideli Salvatti, é importante acompanhar a web porque “boa parte da intolerância religiosa se propaga pela rede”.

Sobre as denúncias do Disque 100, Salvatti afirma que os dados são indicadores, mas que não podem ser confundidos com o quadro real da existência ou não da violência e do preconceito.

“Temos a convicção de que a questão da intolerância religiosa cresce no mundo. Estamos acompanhando atos terroristas com base na religião. Aqui no Brasil já tivemos fatos lamentáveis de intolerância, envolvendo religiões de matriz africana, e também casos lamentáveis, envolvendo evangélicos, católicos”, diz a ministra.Com informações IG.

Fonte: GOSPEL PRIME

Esposa de Saeed Abedini se encontra com Barack Obama

O encontro aconteceu em Idaho, onde a família do pastor iraniano reside

por Leiliane Roberta Lopes


Naghmeh Abedini, esposa de Saeed Abedini, conseguiu se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na quarta-feira (21) e pedir ações para que seu esposo seja solto da prisão no Irã, onde está preso desde 2012.

O encontro aconteceu depois de Naghmeh ter enviado uma carta aberta ao presidente que passaria por Boise, em Idaho, onde ela reside, para participar de um evento.

Na carta a esposa do iraniano comentou que ele sofre por estar longe de seus filhos, além de ser vítima de uma perseguição religiosa, pedindo então para que Obama pudesse se encontrar com ela.

O encontro aconteceu e por cerca de 10 minutos Naghmeh pode conversar com o presidente americano e no final da conversa ela se mostrou bastante otimista.

“Estou extremamente grata ao presidente por tirar um tempo para se encontrar com a nossa família. Ele nos disse que garantir a libertação do meu marido é uma prioridade”.

A esposa de Saeed aproveitou o momento e agradeceu a oração de todos os cristãos do mundo que não se esquecem de orar pelo pastor preso. “Eu sei que este encontro não poderia ter ocorrido sem a oração, e sou grata a muitas pessoas em todo o país e do mundo que continuar orar pela libertação do Saeed”. Com informações Christian Post

Fonte: GOSPEL PRIME

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Brasil ganha Observatório da Liberdade Religiosa

A entidade não tem ligações políticas e nem está associada a organizações religiosas

por Leiliane Roberta Lopes


Para combater a intolerância religiosa e promover a laicidade do Estado, surge o Observatório da Liberdade Religiosa (OLIR). A entidade nasce seguindo conselhos formados em países como França, Itália e Portugal, permitindo a análise de dados para facilitar e incentivar a produção científica a respeito do direito de liberdade religiosa.

“Por ser independente, teremos condições de fazer uma análise isenta”, garante Bernardo Pablo Sukiennik, presidente do OLIR.

Em nota enviada à imprensa, Sukiennik deixa claro que o Observatório não promoverá o diálogo inter-religioso, ecumênico ou discussões sobre rituais, tradições e práticas religiosas.

Seu papel, como entidade sem fins lucrativos e sem subordinação a partidos políticos e organizações religiosas, será o de servir de instrumento para o Poder Público e para a sociedade civil.

Um dos papéis do OLIR será questionar a crença popular de que no Brasil não existe perseguição religiosa, mostrando casos onde a diversidade não é tratada com respeito e tolerância.

“Nos próximos anos, o Supremo Tribunal Federal deverá decidir questões importantes sobre Liberdade Religiosa. O resultado dessas demandas poderá restringir conquistas históricas”, diz trecho do texto divulgado pela entidade.

Fonte: GOSPEL PRIME

Encontrado manuscrito mais antigo do Novo testamento

Fragmento estava em máscara de uma múmia

por Jarbas Aragão


Cientistas encontraram a cópia mais antiga de um Evangelho dentro de uma tumba egípcia. O fragmento em papiro do Evangelho de Marcos fazia parte da máscara de uma múmia e foi achada três anos atrás. Porém, somente agora conseguiram comprovar que é autêntico. Trata-se de uma dentre as centenas de documentos analisadas pela equipe de Craig Evans, doutor em Estudos Bíblicos, ligado à Universidade Evangelista de Acadia, no Canadá.

O grupo comandado por Evans reúne mais de 30 especialistas. Oficialmente, este é o manuscrito do Novo Testamento mais antigo de que se tem conhecimento. Testes indicam que ele foi escrito entre o ano 80 e 90 d.C. Até recentemente, as cópias mais antigas eram do segundo século depois de Cristo. A datação do material é realizada utilizando-se o isótopo carbono-14.

O papiro era um material muito caro na época e alguém reutilizou o material na confecção da máscara funerária provavelmente sem saber do que se tratava. Segundo a tradição, o evangelista Marcos escreveu seu evangelho em Roma, seguindo o relato do apóstolo Pedro.

Como essa cópia chegou ao Egito? “No antigo Império Romano, o correio tinha a mesma velocidade de hoje em dia. Uma carta escrita em Roma poderia chegar a um destinatário no Egito poucas semanas depois. Marcos escreveu seu evangelho no final da década de 60 d.C. Logo, seria possível encontrar uma cópia dele no Egito 20 anos depois”, esclarece Evans.

O especialista relata ainda que as máscaras funerárias de papiro eram comuns entre a população mais pobre, nada tendo a ver com as luxuosas máscaras de ouro dos faraós. Usando uma técnica delicada, eles eliminam as camadas de tinta, dissolvem a tinta para então ler o conteúdo do material, mesmo após milhares de anos.

“Estamos recuperando vários documentos antigos, do primeiro, do segundo e do terceiro século depois de Cristo. Não apenas documentos bíblicos. Há também textos gregos clássicos ou cartas pessoais”, asseverou ele ao site LiveScience. O que diz o trecho recuperado somente será revelado quando todas as descobertas forem publicadas em uma revista especializada, o que deve ocorrer nos próximos meses.

Um dos principais debates entre os especialistas é que o fragmento poderá mostrar se houve algum tipo de alteração nos fragmentos do Evangelho de Marcos datados de séculos posteriores. Como papiro dura muito tempo, os cientistas acreditam que “um escriba podia fazer uma cópia de um texto no terceiro século tendo à sua disposição (os) originais do primeiro século, ou cópias do primeiro século, ou ainda cópias do segundo século”.

Fonte: GOSPEL PRIME

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Oração pedindo ajuda

Salmo 70

Ó Deus, salva-me!
Ajuda-me agora, ó SENHOR Deus.
Que sejam completamente
derrotados e humilhados
aqueles que me querem matar!
Que fujam, envergonhados,
aqueles que se alegram
com as minhas aflições!
Que caiam na desgraça
e fiquem cheios de confusão
aqueles que zombam de mim!

Que fiquem alegres e contentes
todos os que te adoram!
E que os que são gratos
pela tua ajuda digam sempre:
“Como Deus é grande!”
Eu sou pobre e necessitado;
vem depressa em meu auxílio,
ó Deus.
Tu és a minha ajuda
e o meu libertador;
não te demores em me socorrer,
ó SENHOR Deus!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Rachel Sheherazade comenta o fim do PL 122, a lei dos privilégios

O texto foi arquivado no Senado seguindo o regimento interno

por Leiliane Roberta Lopes


A jornalista Rachel Sheherazade comentou sobre o arquivamento do PLC 122/2006 no programa “Jornal da Manhã” da rádio Jovem Pan.

Para a profissional o projeto de lei que tramitou no Congresso por oito anos tentava proteger homossexuais de crimes já previstos na lei brasileira.

Sheherazade enumerou alguns deles:
– Punição a quem ofendesse a integridade corporal ou a saúde de outrem – A Lei brasileira já possui pena para lesão corporal;
– Punição para a indução à prática violenta contra homossexuais – o artigo 286 do Código Penal já aplica pena para a incitação à violência;
– Criminalizar injúria contra gays – injúria e calúnia são crimes definidos pela lei brasileira;
– Homicídio contra homossexuais – o artigo 121 do Código Pena trata sobre o tema e apresenta agravantes e atenuantes.

“Então, qual a razão de criar uma lei que trate de crimes já previstos em legislação anterior? Chover no molhado?”, questiona a jornalista.

Para Rachel Sheherazade, muito criticada por conta dos seus posicionamentos conservadores, “privilegiar um segmento social em detrimento de todo o restante da sociedade nada mais é do que legitimar e promover o preconceito”, por isto ela concorda com o pastor Silas Malafaia quando ele chama o PL 122 de “A Lei dos Privilégios”.

Fonte: GOSPEL PRIME

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Reflexão do dia

Bálsamo de Gileade

“Bálsamo, uma palavra que traz muitas respostas, desde a cura de uma dor física à cura das dores da alma. Por que usar só para dor física?”
Trabalho com plantas medicinais das quais extraio os compostos e isolo moléculas para testar em modelos laboratoriais provando alguma ação medicamentosa benéfica para alguma doença. E um dos produtos dos quais conto como inventor na patente por ter trabalhado com ele até o seu lançamento é o Acheflan. Esse produto tornou-se o produto para inflamação e dores musculares mais prescritos pelos médicos já no segundo mês após o seu lançamento em agosto de 2005. A equipe que trabalhou com esse produto era grande, mas uma noite, já cansados, eu e o Dr. João Batista Calixto (farmacologista da UFSC) olhando gráficos de ação do produto e comparando com gráficos de substâncias químicas que existem na planta Cordia verbenacea (erva baleeira) chegamos à conclusão de que duas substâncias eram as responsáveis pela ação anti-inflamatória e analgésica; o alfa humuleno e o trans cariofileno.

Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não se acha lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo? Jeremias 8.22

Você deve estar se perguntando; o que uma coisa tem a ver com a outra? O que tem a ver esse remédio, Acheflan, com o Bálsamo de Gileade? Respondo a seguir: Com muita alegria recebi, via e-mail, um trabalho realizado por cientistas localizados em Israel sobre o estudo da planta que produz o Bálsamo de Gileade; a Commiphora gileadensis. E, nesse trabalho, os cientistas encontraram as duas substâncias, citadas acima, que nós encontramos na planta do Brasil. Há cinco mil anos o povo se beneficia das ações medicamentosas dessa planta. Interessante que a palavra bálsamo é vista no dicionário como algo tirado de uma planta, porém, completa-se seu significado com ações figurativas como:conforto; alívio; consolo; lenitivo. Portanto, o Bálsamo de Gileade, na Bíblia, não era tratado só como um líquido viscoso retirado de uma planta para alívio de desconforto físico, mas também apontava para Aquele que viria para retirar as dores mais profundas, as da alma, às quais o bálsamo, propriamente dito, é incapaz de curar.
Há cura para os que buscam o Bálsamo, cura física e principalmente espiritual. Quando se quer o Bálsamo da planta, precisamos machucá-la, raspando, cortando-a para que escorra esse líquido precioso que nos trará cura. O que nos lembra isso? A morte de Jesus Cristo; ferido, moído e morto por nós. Dele verteu o sangue precioso disponível a todos que querem a cura espiritual e a salvação. Na planta procuramos o alivio físico, Nele o consolo, o conforto o apoio e principalmente seu amor e sua salvação. Há uma advertência de Deus para aqueles que só querem o remédio físico, para esses não há salvação: Sobe a Gileade, e toma bálsamo, ó virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios; não há cura para ti. Jeremias 46.11.

O que te impede de ser curado por completo? Há um Balsamo de Gileade disponível para te curar e salvar. Alívio imediato para as tuas dores. A planta está longe e tem um preço, o Bálsamo de Jesus está à sua disposição e já foi pago um alto preço para que todos tenham acesso. Não precisa de vale desconto ou farmácia popular. O jarro contendo esse bálsamo está acima da tua cabeça, então vire-o e receba toda a cura necessária. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16.

Fonte: Pianowski

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Promessas de um rei (Reflexão)

Salmo 101 (Bíblia Sagrada)

Eu canto a respeito da fidelidade
e da justiça; canto hinos a ti, ó SENHOR Deus.
Serei honesto em tudo o que fizer.
Quando virás para te encontrares comigo?
Viverei uma vida correta na minha casa e não deixarei que entre nela nenhum mal.
Eu detesto as ações daqueles que se afastam de Deus e não tomarei parte nos seus pecados.
Afastarei de mim pensamentos desonestos e não terei nada a ver com a maldade.
Destruirei aqueles que falam mal dos outros pelas costas e não suportarei os orgulhosos e os arrogantes.
Aprovarei os que são fiéis a Deus e deixarei que morem no meu palácio.
Aqueles que vivem uma vida correta poderão trabalhar para mim.
Nenhum mentiroso viverá no meu palácio; nenhuma pessoa fingida ficará na minha presença.
Cada dia destruirei os maus da nossa terra e expulsarei da cidade do SENHOR todos os que praticam o mal.

domingo, 11 de janeiro de 2015

Adão e Eva são expulsos do jardim (REFLEXÃO)

Gênesis 3.14-24 (Bíblia Sagrada)

Então o SENHOR Deus disse à cobra:
— Por causa do que você fez você será castigada. Entre todos os animais só você receberá esta maldição: de hoje em diante você vai andar se arrastando pelo chão e vai comer o pó da terra. Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela.

Para a mulher Deus disse:
— Vou aumentar o seu sofrimento na gravidez, e com muita dor você dará à luz filhos. Apesar disso, você terá desejo de estar com o seu marido, e ele a dominará.

E para Adão Deus disse o seguinte:
— Você fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer. Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você. Ela lhe dará mato e espinhos, e você terá de comer ervas do campo. Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento; isso até que você volte para a terra, pois dela você foi formado. Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez.

O homem pôs na sua mulher o nome de Eva por ser ela a mãe de todos os seres humanos. E o SENHOR Deus fez roupas de peles de animais para Adão e a sua mulher se vestirem.

Então o SENHOR Deus disse o seguinte:
— Agora o homem se tornou como um de nós, pois conhece o bem e o mal. Ele não deve comer a fruta da árvore da vida e viver para sempre.

Por isso o SENHOR Deus expulsou o homem do jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado. Deus expulsou o homem e no lado leste do jardim pôs os querubins e uma espada de fogo que dava voltas em todas as direções. Deus fez isso para que ninguém chegasse perto da árvore da vida.

Casal americano pastoreia missionários brasileiros pelo mundo

Morando na Espanha eles conseguem fazer diversas viagens para conversar e encorajar

por Leiliane Roberta Lopes


O casal de americanos Cláudia e Ted Limpic deixou a Califórnia há 22 anos para prestar serviços à missão SEPAL em São Paulo, trabalhando principalmente na área de pesquisa e mobilização missionária.

Hoje eles doam suas vidas para acompanhar missionários brasileiros que saem do país para evangelizar. “Nosso sonho foi o de sairmos nós mesmos como missionários para essa região desafiadora. Mas Deus nos dirigiu da Califórnia ao Brasil para ajudar a mobilizar jovens brasileiros para esses campos tão necessitados. E hoje há mais de 300 que lá servem. Eles são a realização do nosso sonho”, disse.

O casal hoje mora na Espanha, de lá eles conseguem sair para diversos países para acompanhar os missionários, muitos deles servindo em países que passam por momentos de grande instabilidade religiosa e política.

Durante as visitas, Ted e Cláudia conversam com os missionários, saem para comer e até levam alguma lembrança que representa o Brasil como pão de queijo, doces típicos, feijão preto e outros.

Mensagens de encorajamento são essenciais para missionários que estão longe de suas famílias convivendo com culturas completamente diferentes e, muitas vezes, correndo riscos.

O casal comenta em entrevista à Revista Ultimato que não é necessário viajar pelo mundo para poder encorajar esses missionários. Através de e-mails e ligações é possível abençoar e dar força para essas pessoas que deixaram suas vidas para servir a Deus em outras terras.

Fonte: GOSPEL PRIME

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Portas Abertas lança Classificação da Perseguição Religiosa 2015

Neste ano, dois países ingressaram na lista dos 10 onde há mais perseguição ao cristão


Relatório Anual mostra os 50 países em que a perseguição aos cristãos atinge o nível mais elevado e onde seguir a Cristo pode custar a vida. 

Onde houver alguém que se comprometa a seguir a Jesus de coração, ali haverá um cristão perseguido. O chamado da Portas Abertas é servir os que pagam alto preço por causa de sua fé em Jesus.

A classificação

Um dos objetivos mais importantes de se monitorar a situação religiosa dos países é para que a Portas Abertas defina onde sua ajuda é mais urgente. A lista relaciona 50 países segundo o grau de perseguição que os habitantes cristãos mais enfrentam. Sua atualização é feita considerando-se os acontecimentos e o ambiente religioso do país ao longo do ano anterior.

Atualização

Os dez países onde os cristãos enfrentaram a maior pressão e violência no período de formulação dos relatórios foram: a Coreia do Norte, Somália, Iraque, Síria, Afeganistão, Sudão, Irã, Paquistão, Eritreia e Nigéria. 

Neste ano, dois países ingressaram na lista dos 10 onde há mais perseguição ao cristão: o Sudão (de 11º para 6º); e a Eritreia (de 12º para 8º). Outra mudança é a entrada de três novos países: México (38º), Turquia (41º) e Azerbaijão (46º). 

Desde 2002, e também para a Classificação dos Países Perseguidos 2015, a Coreia do Norte continua a ser o Estado mais difícil do mundo para praticar o cristianismo. O país passou por expulsões, em que mais de 10.000 pessoas foram banidas, presas, torturadas ou assassinadas por causa questões sociais, políticas e religiosas. 

A Arábia Saudita abandonou o Top 10, ainda que a situação dos cristãos permaneça tão ruim quanto antes. Isso vale também para os outros dois países que abandonam o ranking dos ’10 mais’: Maldivas e Iêmen. Ambos os países têm recebido mais ou menos a mesma pontuação que o ano anterior.•.

Única no mundo

Esta é a única pesquisa do tipo realizada anualmente em todo o mundo. Ela avalia a liberdade que um cristão tem para praticar sua fé nas cinco esferas de sua vida: na individualidade, na família, na comunidade, na nação e na igreja.

Ao separar as áreas para análise, a Portas Abertas elabora um questionário bastante específico e extenso que contempla as diferentes formas de perseguição. Cristãos de diversas nações são convidados a responder um total de 96 perguntas que, somadas a informações obtidas por meio de pesquisas e averiguação, culminam na pontuação do país na Classificação. 

O resultado final é usado para determinar a ordem dos países na posição de 1 a 50 da Classificação da Perseguição Religiosa. Além disso, a pesquisa faz distinção entre duas formas principais de perseguição: ameaças e pressões que cristãos vivenciam em todas as áreas da vida, e pela violência. 

Não se engane ao imaginar que a violência é a forma predominante e mais invasiva de perseguição; em muitos casos, a opressão pode ter um efeito ainda mais devastador. Isso explica porque não necessariamente quanto maior a violência física contra os cristãos, maior é a perseguição.

AS CINCO ESFERAS DA PERSEGUIÇÃO CONTRA OS CRISTÃOS

1. Individualidade
A pessoa não é livre para: escolher qual religião quer seguir; orar a Deus dentro de casa ou em lugar público; possuir um exemplar da Bíblia ou outros livros cristãos para uso pessoal etc.

2. Família
A perseguição vem por meio de pais, irmãos, tios, avós, primos e outros. O convertido é impedido de praticar sua fé em casa e enfrenta problemas em assuntos civis como casamento, enterro de familiares, herança e outros.

3. Comunidade
O cristão sofre pressão por meio de atitudes preconceituosas, regras de convivência, casamento forçado, dificuldade de acessar recursos, pressão para renunciar a fé, discriminação no trabalho, intimações à delegacia etc.

4. Nação
O cristão enfrenta oposição, pois não há leis que garantam liberdade de culto e prática da fé. É considerado crime pregar a Palavra e, em casos mais extremos, até a conversão ao cristianismo. O cristão enfrenta problemas para tirar o passaporte, sair do país, se reunir com outros cristãos.

5. Igreja
Enfrenta dificuldades em realizar atividades como cultos, reuniões de oração, batismos, estudos bíblicos, entre outros. Ter acesso à Bíblia e a outros materiais cristãos é quase impossível. A opressão pode vir de todas as esferas: vizinhos, governo, polícia, família.

Novos países em 2015

Turquia (41), México (38) e Azerbaijão (46). Após ter sido retirada da Classificação por vários anos, a Turquia volta em 41º lugar. 

A combinação da persistência de restrições legais e comentários negativos de alguns funcionários do governo para com os cristãos, hostilidades sociais ea ascensão do islamismo, continuar a restringir e perseguir cristãos turcos, que tem que lidar com várias barreiras sociais que são impostas por questões religiosas. Tanto na igreja como a nível nacional. O estado impõe restrições sobre os cristãos que, condenado ao ostracismo, recebe pressão também para voltar ao islamismo. 

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Lição 2: O padrão da Lei Moral (CPAD)


1º Trimestre de 2015

Título: A Lei de Deus — Valores imutáveis para uma sociedade em constante mudança
Comentarista: Esequias Soares

Lição 2: O padrão da Lei Moral
Data: 11 de Janeiro de 2015

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Deuteronômio 9.9-11; 10.1-5.

9.9 - Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas do concerto que o SENHOR fizera convosco, então fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; pão não comi e água não bebi.

10 - E o SENHOR me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas tinha escrito conforme todas aquelas palavras que o SENHOR tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da congregação.

11 - Sucedeu, pois, que, ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o SENHOR me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas do concerto.

10.1 - Naquele mesmo tempo, me disse o SENHOR: Alisa duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim a este monte, e faze uma arca de madeira.

2 - E, naquelas tábuas, escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas que quebraste, e as porás na arca.

3 - Assim, fiz uma arca de madeira de cetim, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi o monte com as duas tábuas na minha mão.

4 - Então, escreveu o SENHOR nas tábuas, conforme a primeira escritura, os dez mandamentos, que o SENHOR vos falara no dia da congregação, no monte, do meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim.

5 - E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou.

ACESSE A LIÇÃO 2: AQUI

Dia da Liberdade de Culto

Hoje comemoramos o Dia da Liberdade de Culto. Apesar de ainda podermos manifestar nossa fé aqui no Brasil, em muitos países isso não é possível. Agradeça a Deus por essa liberdade e lembre-se de orar pelos irmãos que ainda sofrem perseguição em países da janela 10/40. 

A criação do Universo e da raça humana (3ª Parte)

Gênesis 1.26—2.4 a (Bíblia Sagrada)

Aí ele disse:
— Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.

Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo:
— Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas. Mas, para todos os animais selvagens, para as aves e para os animais que se arrastam pelo chão, dou capim e verduras como alimento.

E assim aconteceu. E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o sexto dia.

Assim terminou a criação do céu, e da terra, e de tudo o que há neles. No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito. Então abençoou o sétimo dia e o separou como um dia sagrado, pois nesse dia ele acabou de fazer todas as coisas e descansou. E foi assim que o céu e a terra foram criados.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Descoberto local do julgamento de Jesus, conforme descrito no Novo Testamento

Ruínas do palácio do Rei Herodes foram encontradas debaixo de uma antiga prisão

por Jarbas Aragão


A primeira grande descoberta arqueológico revelada este ano está gerando controvérsia entre especialistas. Objeto de disputa há centenas de anos, o local exato do julgamento de Jesus, conforme descrito no Evangelho de João não era reconhecido.

Arqueólogos revelaram que as ruínas do palácio do rei Herodes foram encontradas durante escavações perto do Museu da Torre de Davi, em Jerusalém. O feito teve grande repercussão mundial.

O chamado “complexo de Herodes”, onde os estudiosos afirmam que o julgamento ocorreu ficava no lado ocidental da cidade, onde atualmente existe um museu e uma prisão da época de dominação Otomana. Escavações arqueológicas são realizadas no local há 15 anos, como parte do projeto de expansão do museu.

O local do julgamento fica abaixo da prisão, que hoje é um prédio abandonado. Segundo o material divulgado oficialmente, o julgamento de Cristo ocorreu “perto de um portão e em um pavimento de pedra irregular”.


Shimon Gibson professor de arqueologia da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte afirma que “obviamente, não existe nenhuma inscrição informando o que aconteceu aqui, mas os relatos arqueológicos, históricos e dos evangelhos apontam para este lugar”.

Assim como outros aspectos da narrativa dos Evangelhos, arqueólogos tinham dificuldade em encontrar os locais mencionados, por causa das várias vezes que Jerusalém foi destruída e reconstruída ao longo da história.

A maioria concorda que o palácio de Herodes ficava no oeste da Cidade Velha de Jerusalém. Porém, se Jesus foi condenado à morte por Pôncio Pilatos em seu interior, é uma questão que ainda gera debate, por que existem algumas diferenças nos relatos dos evangelhos. O de João traz detalhes que não eram verificáveis até agora.

Muitas das caravanas de turistas que chegam à cidade seguem um roteiro que apontam o local do julgamento como a Fortaleza de Antônia, que fica perto do Monte do Templo. Um dos aspectos mais controversos é que Herodes estaria num local descrito como “pretório” [João 18:28]. Este termo militar era usado para designar o acampamento onde ficavam os generais romanos. Existia mais de uma edificação usada por Herodes que se encaixaria nesta descrição. Como a Fortaleza Antônia era mais imponente, passou a ser apontada como o provável local.

O pastor David Pileggi, da Igreja de Cristo, templo que fica nas proximidades do museu, comemora. “Isso confirma o que acreditávamos, que o julgamento teve lugar perto da Torre de Davi.”

Eilat Lieber, diretor do Museu da Torre de Davi, acredita que a descoberta atrairá muitas pessoas ao local. Ele já prepara seus guias de turismo para explicar a história e importância das ruínas. Com informações Daily Mail

Fonte: GOSPEL PRIME

A criação do Universo e da raça humana (2ª Parte)

Gênesis 1.14-25 (Bíblia Sagrada)

Então Deus disse:
— Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações! Essas luzes brilharão no céu para iluminar a terra.

E assim aconteceu. Deus fez as duas grandes luzes: a maior para governar o dia e a menor para governar a noite. E fez também as estrelas. Deus pôs essas luzes no céu para iluminarem a terra, para governarem o dia e a noite e para separarem a luz da escuridão. E Deus viu que o que havia feito era bom. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o quarto dia.

Depois Deus disse:
— Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos, e que na terra haja aves que voem no ar!

Assim Deus criou os grandes monstros do mar, e todas as espécies de seres vivos que em grande quantidade se movem nas águas, e criou também todas as espécies de aves. E Deus viu que o que havia feito era bom. Ele abençoou os seres vivos do mar e disse:
— Aumentem muito em número e encham as águas dos mares! E que as aves se multipliquem na terra!

A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o quinto dia.

Então Deus disse:
— Que a terra produza todo tipo de animais: domésticos, selvagens e os que se arrastam pelo chão, cada um de acordo com a sua espécie!
E assim aconteceu. Deus fez os animais, cada um de acordo com a sua espécie: os animais domésticos, os selvagens e os que se arrastam pelo chão. E Deus viu que o que havia feito era bom.

A criação do Universo e da raça humana (1ª Parte)

Gênesis 1.1-13 (Bíblia Sagrada)

No começo Deus criou os céus e a terra. A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.

Então Deus disse:
— Que haja luz!

E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão. Deus pôs na luz o nome de “dia” e na escuridão pôs o nome de “noite”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o primeiro dia.

Então Deus disse:
— Que haja no meio da água uma divisão para separá-la em duas partes!

E assim aconteceu. Deus fez uma divisão que separou a água em duas partes: uma parte ficou do lado de baixo da divisão, e a outra parte ficou do lado de cima. Nessa divisão Deus pôs o nome de “céu”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o segundo dia.

Aí Deus disse:
— Que a água que está debaixo do céu se ajunte num só lugar a fim de que apareça a terra seca!

E assim aconteceu. Deus pôs na parte seca o nome de “terra” e nas águas que se haviam ajuntado ele pôs o nome de “mares”. E Deus viu que o que havia feito era bom. Em seguida ele disse:
— Que a terra produza todo tipo de vegetais, isto é, plantas que deem sementes e árvores que deem frutas!

E assim aconteceu. A terra produziu todo tipo de vegetais: plantas que dão sementes e árvores que dão frutas. E Deus viu que o que havia feito era bom. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o terceiro dia.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

ESSE TEMPO JÁ CHEGOU! (Reflexão)


(2 Timóteo 4.3) Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina...


MUITOS PREGADORES E LÍDERES DO NOSSO TEMPO TEM COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL SATISFAZER OS SEUS VENTRES .

NOS ÚLTIMOS TEMPOS EM QUE VIVEMOS, ESTAMOS CERCADOS DE IGREJAS CRESCENTES, SUPER MODERNAS, APRESENTANDO UM EVANGELHO INCOMPLETO E PREGANDO A PARTE "BOA" DO BOLO , MAS OCULTANDO A OUTRA PARTE PARA NÃO PERDER MULTIDÕES!

ATRAS DE UM GRANDE REBANHO DE BODES SE ESCONDE UM GRANDE ENGANADOR, CARISMÁTICO E CHEIO DE APARÊNCIA DE PIEDADE COMO PAULO OS DESCREVEM.

COMO UM PORNOGRAFO, ADÚLTERO, MENTIROSO, HIPÓCRITA PODE SENTIR-SE BEM TODOS OS CULTOS DE DOMINGO, AO PONTO DE VOLTAR E ATÉ MESMO MINISTRAR SEM ESCRÚPULO?

PORQUE A PALAVRA PREGADA NÃO OS CONFRONTAM E NÃO SE SENTEM CONTRARIADOS, ALI SÃO ACEITOS.

ENTÃO PARA ESSES, PORQUE ACHAR UMA IGREJA QUE ENSINA A VERDADE?

ESSES LÍDERES MAUS NÃO QUEREM PERDER BODES PORQUE SÃO LOBOS QUE SABEM EXTRAIR DINHEIRO DE UM REBANHO QUE ATÉ DIZIMA MAS, QUE QUE DEUS VOMITARÁ NO DIA DO GRANDE JULGAMENTO.

QUAL É A PRINCIPAL CAUSA DE NÃO PREGAR A VERDADE COMO DEVE SER PREGADA? A GANÂNCIA!

A GANÂNCIA PROCURA "AMIGOS" QUE A HONESTIDADE ABORRECE PORQUE A GANÂNCIA TEM UM SÓ OBJETIVO: SATISFAZER O VENTRE DOS FALSOS PASTORES, APÓSTOLOS, EVANGELISTAS E PROFETAS.

MAS O VERDADEIRO LÍDER LEVANTADO POR DEUS É PERSEGUIDO, INIMIGO DOS QUE SE OPÕE À VERDADE.

QUEM SUPORTARÁ A VERDADE NOS DIAS DE HOJE ? OS ELEITOS, OS ESCOLHIDOS, OS FILHOS DA LUZ!


Fonte: Pr Chris Durán (via Facebook)

Lição 1: Deus dá sua Lei ao Povo de Israel (CPAD)


Tenha acesso a lição 1: aqui

A grandeza de Deus e o valor do ser humano (Reflexão)

Salmo 8

Ó Senhor, Senhor nosso,
a tua grandeza é vista
no mundo inteiro.
O louvor dado a ti chega até o céu
e é cantado pelas crianças
e pelas criancinhas de colo.
Tu construíste uma fortaleza
para te proteger dos teus inimigos,
para acabar com todos
os que te desafiam.
Quando olho para o céu,
que tu criaste,
para a lua e para as estrelas,
que puseste nos seus lugares —
que é um simples ser humano
para que penses nele?
Que é um ser mortal
para que te preocupes com ele?
No entanto, fizeste o ser humano
inferior somente a ti mesmo
e lhe deste a glória e a honra
de um rei.
Tu lhe deste poder
sobre tudo o que criaste;
tu puseste todas as coisas
debaixo do domínio dele:
as ovelhas e o gado
e os animais selvagens também;
os pássaros e os peixes
e todos os seres que vivem no mar.
Ó Senhor, nosso Deus,
a tua grandeza é vista
no mundo inteiro.

Enquete sobre EBD