quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Cinco Maneiras de Orar por sua Classe

Você não está pronto para ensinar até que tenha preparado a si mesmo em oração. Preparar-se orando envolve mais do que interceder pela classe. Também significa mais que pedir a Deus que abençoe o seu tempo de estudo e pesquisa.

Primeiro, ore por um espírito receptivo ao ensino. Peça a Deus que o torne um ensinador. Antes que possa ministrar aos outros, o próprio Mestre deve ensinar-lhe. Enquanto avança no preparo da lição, peça a Deus que lhe oriente o estudo. Ore como Davi: “Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei” (Sl 119.18). Enquanto ora, certifique-se de que esteja disposto a aprender. Jesus disse: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo” (Jo 7.17).

Segundo, ore pelo ministério de ensino do Espírito Santo em sua sala. Às vezes você deve sentir que é o único canal na classe, mas não é. Jesus prometeu: “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade” (Jo 16.13). Também afirmou: “O Espírito Santo... vos ensinará todas as coisas” (Jo 14.26). Essa promessa diz respeito ao Espírito Santo tornando-se professor por intermédio de você. O Espírito Santo habita em você e deseja ensinar por intermédio de você.

Terceiro, peça orientação no preparo da aula. Sempre que se sentar perante as Escrituras durante o estudo da lição, peça a Deus que o guie. A maioria dos cristãos costuma pedira bênção do Senhor sobre o alimento quando se prepara para comer. Igualmente, aprenda a pedir a bênção de Deus ao sentar-se para estudar. “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”(Pv 3.5,6).

Quarto, ore pelos de sua classe. Ensinar a Palavra de Deus é o trabalho com consequências espirituais mais lucrativo.Quando você ensina, é uma tentativa de mudar o destino de cada estudante. Os alunos perdidos serão apresentados à salvação, e os apóstatas, exortados ao arrependimento. Você não pode efetuar essas transformações no coração dos alunos; apenas Deus o pode fazer. Portanto, beneficie a si mesmo com o poder de Deus orando pelo convencimento do pecado (Jo 16.7-11), pelo impacto das Escrituras (Rm 1.16) e pelo mover do Espírito Santo na vida de cada aluno (At 1.8).

Quinto, ore pelo crescimento de seus alunos. Deus responde às orações dos que pedem pelo engrandecimento de seu ministério. Orar apenas, porém, não pode edificar uma Escola Dominical. O Senhor não fará aquilo que nos ordenou fazer. Ele comissionou-nos a alcançar vidas. As classes crescem quando os professores ocupam-se visitando, telefonando, enviando mensagens e orando — todas as semanas.

Um ministério de ensino mais eficaz na Escola Dominical é alcançado de joelhos perante Deus.

Texto extraído da obra “O que Todo Professor de Escola Dominical deve saber”, editada pela CPAD.

Fonte: Escola Dominical - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD