terça-feira, 12 de abril de 2016

PARABÉNS!! AIQUARA!!! 54 ANOS

"COMO ÁGUIA ME RENOVO" parabeniza Aiquara por mais um ano de emancipação política. PARABÉNS!! AIQUARA!!



UM POUCO DA HISTÓRIA DE AIQUARA - BA

Aiquara é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população estimada em 2004 era de 4 650 habitantes (IBGE 2010).


Toponímia

"Aiquara", segundo Silveira Bueno, é vocábulo indígena que significa "o refúgio das preguiças". Do tupi aí ou ay:preguiça; e quara ou coara: refúgio, habitat. Tal etimologia também é aceita pelo tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro.
História

Até 1915, a área que hoje é a cidade de Aiquara era uma pequena propriedade rural chamada "Preguiça", pertencente a Honorato José dos Santos. Em 1916, chegaram, a Preguiça, algumas pessoas em busca de novos mercados de trabalho, atraídas pela fertilidade do solo. O proprietário das terras doou partes da fazenda para construção de casas para os recém-chegados, iniciando um povoamento. Mais tarde, essas terras passaram para o domínio público com o nome de Arraial da Conceição. O aumento do número de moradores e a construção de casas residenciais e comerciais fez com que houvesse um plebiscito, em 1924, para mudar o nome local. O resultado foi o desaparecimento do antigo Arraial da Conceição e a aprovação do novo nome.

De origem indígena, Aiquara quer dizer "caminho da toca" (a cidade ficava na passagem para um lugarejo chamado Toca Bonita). Como povoado, Aiquara pertenceu à jurisdição de Itajuru (antigo Rio Branco, no município de Jequié) até 1932. Através do Decreto n.º 8 143, de 8 de setembro daquele ano, passou a categoria de distrito, estando subordinado diretamente ao município de Jequié. Em março de 1933, teve instalado o seu cartório de paz.

Emancipação política

A emancipação política de Aiquara foi fixada pela Lei Estadual nº. 1 588, de 12 de abril de 1962, durante o segundo governo de Juracy Magalhães. Em 1969, foi fundado o primeiro ginásio de Aiquara pelo então prefeito Américo Souto e o professor Djalma Gomes da Silva.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD