sexta-feira, 17 de setembro de 2010

As quatro armadilhas da mente (Dr. Augusto Cury)

"Não há ser humano lúcido que não reaja com estupidez e nem outro tranqüilo que não tenha seus momentos de dessepero. Devemos ter consciência de que somos uma massa de seres humanos imperfeitos vivendo em uma sociedade de pessoas imperfeitas. Você vai frustar as pessoas próximas e elas irão frustá-lo. Por isso, o código da tolerância não é uma opção nas relações humanas, mas uma necessidade insubstituível.
1ª armadilha da mente humana: O conformismo. O Conformismo é a arte de se acomodar, de não reagir e de aceitar passivamente as dificuldades psíquicas, os eventos sociais e as barreiras físicas;
2ª armadilha da mente humana: O coitadismo. O Coitadismo é a arte de ter compaixão de si mesmo.
3ª armadilha da mente humana: O medo de reconhecer os erros. É, acima de tudo, o medo de se assumir como um ser humano com suas imperfeições, defeitos, fragilidades, estupidez, incoerência. Formamos nossa personalidade em uma sociedade superficial que esconde nossa humanidade e supervaloriza nosso endeusamento.
4ª armadilha da mente humana: O medo de correr riscos. "Esta" bloqueia a inventividade, a liberdade, a ousadia. Há inúmeras pessoas que travaram sua inteligência e enterraram seus projetos de vida pelo medo de correr riscos."
(Texto extraído do Livro: O Código da inteligência; Dr Augusto Cury; Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil/ Ediouro, 2008.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD