quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Lição 1: Conhecendo os dois livros de Samuel (SLIDES E SUBSÍDIOS)

Nota: Devido algumas dificuldades neste inicio de trimestre, não foi possível elaborar nossos slides a tempo; por isso, estamos disponibilizando formato de um dos nossos parceiros.

(Formato: Widescreen 16x9)

TEXTO ÁUREO
“E disse ela: Ache a tua serva graça em teus olhos. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste” (1Sm 1.18).

VERDADE PRÁTICA
Nos livros de Samuel, aprendemos a servir, a adorar e a amar a Deus de todo o coração, apesar das circunstâncias adversas.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Estamos próximos de mais um encerramento do ano. Mais um trimestre se inicia. Como se encontra a sua classe? Como se encontra o seu planejamento? Reveja-o, estude mais e se prepare sempre, pois você está fazendo uma grande obra para Deus.
Neste trimestre estudaremos dois importantes livros do Antigo Testamento: 1 e 2 Samuel. Estes livros nos revelam a formação da nação de Israel e como Deus usou homens para falar ao coração do povo.
Fale a respeito do comentarista do trimestre. É o pastor Osiel Gomes — escritor, conferencista, bacharel em Teologia, Direito e graduado em Filosofia; líder da AD em Tirirical, São Luís — MA.

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Os dois livros de Samuel são os primeiros dos seis livros duplos que originalmente não estavam divididos e que perfaziam um total de três: Samuel, Reis e Crônicas. Samuel e Reis são encontrados no cânon hebraico ao lado de Josué e Juízes em uma seção conhecida como ‘Os Profetas Anteriores’. Juntos, estes livros contêm o registro histórico iniciado por Josué e a travessia do Jordão e estendem-se até o período do exílio babilônico” (Comentário Bíblico Beacon: Josué a Ester. RJ: CPAD, 2005, p.175).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A linha teológica que traspassa Samuel e Reis é a escolha divina de um líder para representá-Lo, enquanto o Senhor implementa os concertos com Israel. Essa nação existia na terra por causa do concerto incondicional que Deus fez com Abraão. O Senhor implementou o concerto abraâmico quando Ele resgatou o seu povo do Egito e fez deles uma nação. Mas as bênçãos da terra eram condicionais. A bênção de Deus era dada por obediência, como declaradamente em Deuteronômio” (Roy B. Zuck (Ed). Teologia do Antigo Testamento. RJ: CPAD, 2018, p.135).

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Um dos maiores líderes de Israel (2Cr 35.18; Sl 99.6; Jr 15.1; At 3.24; Hb 11.32). Samuel veio a Israel em uma das horas mais sombrias da nação. Os filisteus, que por um longo período haviam intimidado os israelitas, estavam ameaçando tragá-los. Mas Ana, a esposa de Elcana, de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, estava mais preocupada com o fato de não ter filhos. Enquanto adorava no Tabernáculo em Siló, ela rogava que o Senhor lhe desse um filho, o qual ela ofereceria para ser um nazireu de Deus (Nm 6) por toda sua vida. Este filho foi Samuel, aquele que ungiu reis, o último dos juízes, e o primeiro dos profetas depois de Moisés” (Dicionário Bíblico Wycliffe. RJ: CPAD, 2010, p.1753).

Fonte: Revista de Lições Bíblicas - Adultos - 4° Trimestre 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD