quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Áreas Prioritárias de Conhecimento da Bíblia pelo Professor da ED

“Buscai no livro do Senhor e lede; nenhuma dessas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a sua própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará” Isaías 34.16. 

As áreas prioritárias e principais de conhecimento e estudo contínuo da Bíblia.

1. Bibliologia - É o estudo da Bíblia partindo-se do princípio que ela e O Livro do Senhor (Is 34.16). A Bibliologia abrange cerca de 20 áreas de estudo da Bíblia, como as Santas escrituras.

2. Doutrina - É a área de estudo da Bíblia de maior amplitude, de maior prioridade e de maior necessidade, já que todas as demais áreas são completivas em relação à doutrina bíblica. 

3. Teologia Bíblica - É, em resumo, o estudo da Bíblia pela própria Bíblia; isto e, o estudante e a Bíblia somente; os dois somente e Deus. A Teologia Bíblica requer do estudante um sólido, sistemático, equilibrado e abalizado fundamento de Bibliologia, bem como o cultivo de uma vida espiritual profunda e progressiva com Deus, o Autor da Bíblia. 

4. Evangelização/Missões/ Discipulado - É uma área de estudo bíblico altamente prioritária para todo crente, ele obreiro ou leigo. 

5. Devocional - É o estudo bíblico da Teologia Prática; a vida cristã integral, na prática; vida profunda, abundante, santificada, frutífera, consagrada ao Senhor, cheia do Espírito. 

6. Ministério - É’ a área da teologia pastoral ou ministerial, no que concerne ao ministério geral e ao ministério local. 

7. Família - O que a Bíblia ensina e estabelece para a família e cada um de seus componentes, em seus relacionamentos; a família como a celula-máter da sociedade, da igreja, e da nação.

8. Hermenêutica e Exegese - são ciências bíblicas gêmeas,sendo que a Hermenêutica precede a Exegese. Hermenêutica - são as leis e princípios de interpretação da Bíblia; Leis essas imanentes na própria Bíblia. Exegese - ocupa-se do sentido: literal do texto sagrado; portanto, tem a ver com as línguas bíblicas. 

9. Tipologia - Tipo, na Bíblia, e um meio determinado por Deus, de comunicar verdades divinas por meio de fatos, ilustrações ou figuras. Tipo é um dos gêneros literários da Bíblia. 

10. Antropologia Bíblica - A Bíblia e muito rica quanto a personagens de todos os matizes da vida, e tudo o que e relacionado a esses personagens: ???? Geografia, cidades, habitações, Profissões, Transportes,Comércio, Alimentação, Línguas faladas, Religiões, Literatura, Cronologia, Sistemas de pesos, moedas, e medidas, Povos bíblicos (vizinhos ou não de Israel). Arqueologia Bíblica e afim???? fatos sociais e cívicos dos povos bíblicos, a partir de Israel. Há muitas outras áreas prioritárias de conhecimento e estudo contínuo da Bíblia.
Fatores de progresso do crente no conhecimento da Bíblia

Vejamos alguns fatores que alavancam, da parte do crente, o seu conhecimento da Palavra de Deus. Neste particular é preciso considerar a soma de experiência na vida cristã que o crente já possua, bem como a soberania de Deus em revelar suas coisas no seu tempo.

1- O Espírito Santo ter livre operação na vida do crente (Jo 14.17 “Habita convosco e estará em vós”; v.26; 16.13; 1 Co 2.12-16; 12.12-14; 25, 27).

2- O crescimento e maturidade espiritual do crente (Mc 4.33; 1 Co 13.11; Hb 5.12-14).

3- A oração perseverante do crente concernente a Palavra de Deus (Sl 119.12, 13, 33, 64, 68, 108, 124, 135 “ensina-me os teus estatutos”).

4- O ministério de ensino dos mestres bíblicos usados por Deus para ensinar (At 8.30, 31; 2Tm 2.2; Mt 28.19, 20; EF 4.11-16; 1 C0 12.28; Rm 126,7).

5- Ser manso e humilde de espírito (Sl 25.9) “Guiará os mansos retamente; e aos mansos ensinará o seu caminho”. Atos 18.24-26. Neste relato bíblico vê-se a humildade do grande Apolo. Há pessoas que deixam de aprender mais, inclusive sobre o que já sabem, por julgarem que já sabem tudo. É pecado de presunção, de altivez, de orgulho, arrogância. Neste particular, a humildade de espírito é uma bênção em nossa vida. O crente humilde de espírito aprende mais, e aprende mais rápido. O orgulho endurece o coração, inclusive para a pessoa aprender. A humildade de espírito abranda o coração, o que facilita a assimilação e fixação do ensino ministrado por qualquer meio.

6- Ser calmo e sossegado no estudo da Palavra (Pv21.5; 1Cr 17. 16-17 + 18.1ss)

7- Ter boas fontes auxiliares de consultas e referências (livros etc). Cf Dn 9.2; Lc 1.3; 2 Tm 4.13 “Quando vieres, traze os livros”

8- Conhecimento sistemático e suficiente da língua pátria, e, se possível, das línguas bíblicas. Cf. At 8.30; Cl 3.11 “bárbaro”; “cita” Mt 27.46, 47; Ne 8.7.8

9- Conhecer e observar métodos de estudo da Bíblia, começando pelo método sintético (Estamos falando de estudo da Bíblia, e não apenas de leitura da Bíblia).

Conclusão sobre Conhecimento da Bíblia

Como entender e compreender praticamente as Escrituras?

1- Leia a Bíblia orando a Deus em todo o tempo, para o Espírito Santo lhe assista.

2- Leia a Bíblia toda, e continue fazendo assim, seguidamente.

3- Leia o contexto da passagem da Bíblia que você está lendo, e mais as referências bíblicas pertinentes.

4- Consulte obras de confiança sobre Bíblia; obras recomendadas por quem pode e sabe recomendar

5-Consulte também irmãos fieis e idôneos, quanto a Bíblia (cf. 2 Tm 2.2)

6-Localize, na História, o espaço físico e o tempo pertinentes à passagem que você está estudando.

7-Viva a Bíblia! Viver a Bíblia é viver para Jesus!


Desenvolver a espiritualidade e o caráter cristão dos alunos
A. O ensino da Palavra é uma obra espiritual. significa a cultura da alma. Ganhar o aluno para Cristo é apenas o início da obra; é mister cuidar em seguida da formação dos hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal modelado pela Palavra de Deus. São os hábitos que formam o caráter e este influi no destino da pessoa. Afirma a psicologia: o pensamento conduz ao ato, o ato conduz ao hábito, o hábito conduz ao caráter, o caráter conduz ao destino da pessoa. Isso humanamente falando.

B. Em toda parte vê-se um crescente interesse no campo da instrução secular, notadamente no que tange à infância. Com o devido respeito a essa instrução que temos por indispensável para o progresso e sobrevivência de um povo, queremos afirmar que a escola provê apenas instrução, mas não provê educação. Esta tem que vir do lar e da Igreja, se esta for bíblica fundamental. Deixe a criança sem instrução e veja o resultado! O mesmo acontece espiritualmente ao novo convertido, seja criança, jovem, adulto ou idoso.

C. Uma Escola Dominical dotada de obreiros treinados e cheios do Espírito Santo pode contribuir eficazmente para a implantação da santíssima fé cristã entre os homens. Não podemos esperar isso da escola pública. É a igreja evangélica que tem de cuidar disso por meio de sua agência de ensino que é a Escola Dominical.

D. O futuro do novo convertido (infante ou adulto) depende do que lhe for ensinado agora. Nesse sentido, o alvo do professor deve ser o de ajudar cada aluno convertido a viver uma vida verdadeiramente cristã, em inteira consagração a Deus, e cheio do Espírito Santo.

E. Um dos intuitos, pois, da Escola Dominical, é o de fazer de seus alunos, homens e mulheres, verdadeiros cristãos, cujas vidas se assemelhem em palavras e obras ao ideal apresentado em Jesus Cristo, conforme lemos em Colossenses 1.28 e Efésios 4.13.


ANTONIO GILBERTO: Mestre em Teologia; Licenciado em Pedagogia e Letras; Psicólogo; Membro da Academia Evangélica de Letras; Membro da Casa de Letras Emílio Conde; Autor do livro Manual da Escola Dominical, A Escola Dominical entre outro, todos editados pela CPAD; Comentarista da Revista Lições Bíblicas para Jovens e Adultos da CPAD; Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD; Membro da junta diretora da Global University, em Springfield – Missouri/EUA.

Fonte: Revista Ensinador Cristão

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