domingo, 2 de junho de 2013

IX Fórum de Ciências Bíblicas - SBB

6 de junho
14h45
A IGREJA, O JOVEM E A BÍBLIA: A palestra tem o objetivo de fazer um recorte histórico do jovem brasileiro e a sua relação com a Bíblia, frente às fragilidades e potenciais da igreja, no papel de mediadora dos valores bíblicos.
Oswaldo Dias Ferreira Júnior: Graduado em Psicologia Clínica pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP), tem especialização em Psicossomática pela Escola Paulista de Psicologia Avançada (EPPA/SP). É pastor no Seminário e Instituto Bíblico da Igreja do Nazareno (Sibin), em Campinas (SP), e pastor auxiliar na Igreja Batista Memorial de São Paulo. Com 21 anos de atuação no Ministério de Jovens, é preletor e conferencista especializado em Bíblia, Família e Jovens.
 
16h30
JOVEM EVANGELIZADOR, ENGAJANDO OS JOVENS NO TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO: Nesta palestra, será apresentado o Movimento Jovem Evangelizador, criado pela SBB para apoiar, com materiais bíblicos e estratégias, as ações evangelísticas desenvolvidas por grupos de jovens em todo o País.
Mário Rost: Bacharel em Teologia pelo Seminário Concórdia de Porto Alegre (RS) e em Letras pela USP, é pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, desde 1983. Atua como gerente de Desenvolvimento Institucional da SBB e é responsável pelo Museu da Bíblia.
 
18h00
LANÇAMENTOS DA SBB: Sob a coordenação de Paulo Teixeira, secretário de Tradução e Publicações da SBB, e Vilson Scholz, consultor de Tradução da SBB, serão apresentados os principais lançamentos de 2013 da SBB na área acadêmica.
Paulo Teixeira: É teólogo e linguista, especialista em Língua e Literatura Hebraicas.
Vilson Scholz: Pastor e professor de Teologia Exegética, tem mestrado e doutorado na área do Novo Testamento. É professor da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas (RS), tradutor do Novo Testamento Interlinear Grego-Português (SBB) e autor de Princípios de Interpretação Bíblica (Editora da Ulbra).

20h00

NOVOS MODOS DE LER A BÍBLIA: A palestra abordar as características específicas da nova geração. Como ela surgiu, os temas preferidos, como estas características se relacionam com a leitura bíblica feita pelos jovens que têm uma nova maneira de se aproximar do texto e uma diferente compreensão das gerações anteriores.

Erní Seibert: Doutor em Ciências da Religião, mestre em Teologia e com MBA em Marketing de Serviços, é autor de quatro livros. Tem ainda trabalhos publicados em várias revistas especializados em Teologia e Ciências da Religião, tanto no Brasil como no exterior. É secretário de Comunicação e Ação Social da SBB e diretor do Museu da Bíblia de São Paulo e do Centro Cultural da Bíblia no Rio de Janeiro.

Lécio Dornas: Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, especialista em Educação Religiosa com foco em Andragogia, é pastor e autor de 20 livros nas áreas de estudo bíblico, devocional, educação cristã e infantil. É editor da revista Pregação e Pregadores, publicada pela Ordem dos Pastores Batistas do Brasil e coordenador do Ministério com Brasileiros, da Sociedade Bíblica Americana.
 
7 de junho
14h45
A TRADUÇÃO DA BÍBLIA NAS AMÉRICAS E NO MUNDO: Serão apresentados os esforços que têm sido realizados pela obra bíblica nas Américas e em âmbito mundial.
Equipe de Tradutores das Sociedades Bíblicas Unidas.
 
16h30
LECTIONAUTAS, UM PROGRAMA DE LEITURA BÍBLICA PARA O JOVEM CATÓLICO: A palestra irá apresentar o projeto Lectionautas. Iniciativa do Centro Bíblico Pastoral da América Latina (Cebipal) e das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), o projeto utiliza a internet como principal meio de comunicação com o jovem, baseado no método Lectio Divina, leitura orante da Bíblia. O intuito é apresentar o projeto Lectionautas como um caminho para a juventude chegar à Palavra de Deus.
Maria Eugenia Lioris Aguardo: Bacharel em Filosofia e Teologia, é missionária da Fraternidade Verbum Dei desde 1985. Dedica-se à pastoral universitária desde 1991, na Espanha e Portugal. No Brasil, esteve à frente da pastoral universitária na PUC-Minas e Universidade Federal de Minas Gerais. Liderou o projeto de dinamização e reativação da Pastoral Universitária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde 2007, é assessora do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura da CNBB.
 
18h00
JOGA LIMPO – A PRESENÇA DA BÍBLIA NO MUNDO DOS ESPORTES: Neste painel, será mostrada a relação do esporte com a história bíblica e a história mundial; além de como as Escrituras foram usadas para exortar as virtudes cristãs nos primeiros discípulos; e qual o fundamento bíblico para a presença de cristãos em grandes eventos esportivos mundiais.
Marcos Grava: Mestre em Teologia e pós-graduado em Treinamento Esportivo e Fisologia do Exercício, é pastor, vice-presidente da Associação Atletas de Cristo e coordenador do Programa Esportivo Missionário. É idealizador do Movimento Joga Limpo Brasil, liderado pela SBB, a fim de incentivar igrejas e organizações cristãs a realizar ações de evangelização em eventos esportivos.

20h00
EXEMPLOS BÍBLICOS DE JOVENS:
Serão feitas reflexões sobre o tema da juventude no mundo bíblico, especialmente a partir da história de vida de alguns jovens que mais se destacaram.

Vilson Scholz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD