segunda-feira, 23 de abril de 2012

TEMA - Estevão: Perseguição coroa de glória do cristão

"Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis". I Pedro 4. 13.

DIVISA: Atos 6.8-15

INTRODUÇÃO

Embora tenhamos dedicado a maior parte dos nossos estudos nos cultos de doutrina à análise de biografias de personagens do Antigo Testamento, reservamos as duas últimas lições para estudar a vida de dois grandes homens da história da Igreja: Estêvão e Paulo. Hoje abordaremos a vida de Estêvão, diácono, pregador e mártir do Cristianismo. Aprendemos inúmeras lições com o estudo da vida desse homem.

Devemos iniciar a lição, perguntando: A que se deve o crescimento e o dinamismo da igreja nos primeiros séculos? Como explicar seu avanço, mesmo em meio às perseguições que tentavam impedir, a todo custo, sua marcha? Será que era uma igreja que dispunha de recursos que desconhecemos hoje? O segredo do crescimento da igreja primitiva estava no vigor espiritual dos homens de Deus, mesmo nas dificuldades. Houve intensa perseguição aos cristãos nos primeiros séculos, mas esse tratamento cruel teve um papel fundamental na expansão do Cristianismo. Em toda sua história, a igreja sempre triunfou em meio às lutas e contratempos. O que se vê nas páginas da história da igreja é que, quanto maior a perseguição, maior o avanço.


I - UM CRISTÃO PREPARADO
Não fossem as condições espirituais de Estêvão, ele jamais suportaria as afrontas de seus algozes. Devemos dar graças a Deus porque Ele conhece a fragilidade humana, (Salmos 103.14), e, por isso, dá meios ao cristão para enfrentar as perseguições. Não pense você que ser crente consiste apenas em possuir uma carteira de membro de igreja. Ser cristão é estar preparado para os momentos mais difíceis desta vida.

Por que Estêvão venceu a perseguição?

a) Era cheio Espírito Santo (Atos 6.3): Sua boa reputação perante a comunidade era resultado das qualidades que possuía. O Espírito Santo capacitou e encorajou Estêvão para enfrentar até mesmo a morte. Veja o que Deus pode fazer em nossas vidas, tomando como exemplo o apóstolo Pedro. Compare o homem tímido que negou a Jesus (Mateus 26. 69-75), com o ousado e corajoso Pedro, cheio do Espírito, que enfrentou autoridades (Atos 4.20).

b) Era cheio de sabedoria (Atos 6.3,10): Estêvão era um homem sábio na exposição da Palavra. Não se trata de uma sabedoria humana, mas da sabedoria que vem de Deus para ensinar as verdades do Evangelho. Deus concede sabedoria, mas usa o conhecimento da Palavra que se adquire pelo estudo e pelo esforço pessoal. Na hora da pregação ou de precisar defender a fé, essa sabedoria é a arma de que o cristão dispõe.

c) Era cheio de graça e poder (Atos 6.8): Por ser um homem de fé, sinais e maravilhas aconteciam através de sua vida. Quando todos se levantaram contra ele com pedras e ameaças, manteve-se firme. Mas por quê? Porque a vitória que vence a perseguição é a fé (I João 5.4 e Apocalipse 2.10).

II - O CRISTÃO E SUA COROA

Afirmar que a perseguição e o sofrimento por causa do evangelho são motivo de alegria e de glória para o cristão (veja I Pedro 4: 13-16) parece ser uma mensagem que não encoraja a ninguém. Mas é isso que vemos na vida de Estêvão e de todos os homens que entregaram suas vidas por amor a Jesus. Fizeram isso com alegria, apesar da dor. Há uma coroa de glória para aquele que perseverar até o fim (Mateus 24.13). Estêvão recebeu o seu prêmio (Atos 7.56).

a) Estêvão confessa a Jesus (Atos 7.54): Mesmo diante de uma atitude de revolta e agressão, Estêvão teve forças para dizer: "Senhor, não lhes imputes este pecado", v. 60. Ele estava confessando Jesus diante dos homens (Mateus 10.32 e Marcos 8.38).

b) Jesus recebe-o diante do Pai (Atos 7.56): Ao partir para a eternidade, Estêvão exclama: "Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem, em pé à destra de Deus". Jesus dá as boas-vindas ao primeiro mártir da história do Cristianismo, que morria por amor a Ele.

III - CHAMADO À PERSEGUIÇÃO

Depois da morte de Estêvão, desencadeou-se uma grande perseguição contra a igreja. Quem seria o próximo a morrer por amor a Jesus? Naqueles dias, homens e mulheres eram presos e açoitados, e muitos foram mortos, (Atos 8.2; 22.19,20; 26.10,11). Era o início de uma perseguição que atravessaria os séculos e chegaria até nossos dias. Deus usou a perseguição daqueles dias para dar impulso à obra missionária, (Atos 8.4). A igreja precisa conhecer, pelo menos, três grandes verdades a respeito da perseguição:

a) Designados para a perseguição (I Tessalonicenses 3.3): tribulação, perseguição e aflição são fatos que fazem parte da vida cristã. Deus não nos chamou para uma vida de mar de rosas, mas para sofrermos o restante das aflições de Cristo, (Colossenses 1.24).

b) Os bem-aventurados. Em Mateus 5.1-12 encontramos a lista dos bem-aventurados. No verso 10, Jesus promete o Reino dos céus àqueles que forem perseguidos por causa da justiça, (Mateus 6.33). Nessa palavra está implícita a glória do cristão que é a sua coroa, (Tiago 1.12, Apocalipse 2.10, 3.11; II Timóteo 4.8).

c) O preço de uma vida piedosa (II Timóteo 3.12). Quanto mais o cristão procura santificar-se, pregar a Palavra, orar, jejuar, contribuir com a obra do Senhor, parece que as lutas mais aumentam. Uma vida piedosa e consagrada a Deus tem como preço as perseguições, problemas e dissabores.

CONCLUSÃO: Em seu ministério, John Wesley enfrentou várias dificuldades, oposições, perseguições, e somente anos depois, ao retornar, é que podia então declarar que a vitória foi alcançada. Quando retornou à Irlanda, havia frutificação; o número de membros multiplicava, em muitos lugares eram construídas capelas espaçosas e cômodas em todos os sentidos, graças à liberalidade do povo cristão. Embora Wesley muito se regozijasse com esta prosperidade, compreendia que a existência desta prosperidade havia levado muitos a ficarem acomodados. Então ele declarou: "não há agora, nenhuma oposição da parte dos ricos nem dos pobres. Em consequência disso, não há muito zelo, pois o povo vive satisfeito com sua comodidade. Quando se levanta a perseguição, quantos buscam mais a Deus! Quando tudo está em paz, quantos se esfriam e perdem o primeiro amor! Alguns perecem na tempestade, porém, a maioria esfria na calmaria. Senhor, salva-nos, senão pereceremos!" Ainda hoje está comprovado que a igreja, quando enfrenta intensas perseguições, cresce mais. Deus usa essas situações para burilar nossa vida cristã, e para em alguns momentos nos despertarem mais a busca-lo. 

Autor: Pr. Josias Moura

2 comentários:

Anônimo disse...

Paz do Senhor! Parabéns pelo seu blog, que Deus continue a te abençoar como instrumento poderoso em suas poderosas mãos.Que Deus te ilumine para que você possa continuar postando mensagens que edifique vidas. estou seguindo teu blog e te faço um convite para visita o meu blog:http://adjardimpaulistaalto2.blogspot.com.br - Ficarei muito honrado com sua preciosa visita. Saudações em Cristo!

Alex Freitas disse...

A Paz do Senhor Jesus! Obrigao Lucas pela visita e pelo comentário!

Postar um comentário

Enquete sobre EBD