sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Ensinando e aprendendo a vencer obstáculos*


Na vida temos que lidar com obstáculos, internos (pessimismo, conformismo, baixa autoestima, etc.) e externos. Viver é vencer barreiras diariamente. Os empecilhos, a princípio, podem parecer somente prejudicar o nosso trabalho, seja ele docente ou não; eles nos entristecem e muitas vezes nos fazem desistir dos nossos ideais. Todavia, precisamos encarar as dificuldades como algo também benéfico em nosso ministério. Como assim? Precisamos ver os obstáculos como oportunidade de crescimento. Sim, eles nos fazem crescer como pessoas, como profissionais e como servos de Deus. 

Ser professor é um privilégio, mas também é um grande desafio. Segundo o sociólogo americano David Labaree, “ensinar é um trabalho enormemente difícil, que parece fácil”. Logo, temos que aprender a lidar com os obstáculos de forma correta para que não venhamos a ficar desanimados, estressados, cansados... Tomemos como exemplo o jovem José. Quantos obstáculos ele teve que enfrentar até assumir o governo do Egito? Ele enfrentou a inveja e a ira dos seus irmãos, a cova, uma mulher fútil e perversa, a prisão. Já pensou se ele tivesse desistido? Toda a sua casa teria perecido. Os entraves fizeram José crescer como ser humano e como profissional. 

As atitudes de José diante das adversidades eram sempre as melhores possíveis. Como você reage diante das adversidades? Diante dos alunos que não chegam no horário, parecem estar sempre distantes, apáticos e que querem conversar na hora da sua explicação? Aprenda com as dificuldades, não desista e procura sempre ter uma atitude positiva.

Aprendendo com o Mestre dos mestres

Jesus, o Mestre dos mestres, trabalhou com um grupo de discípulos bem complicado. Um dos seus alunos negou que o conhecia, embora minutos antes dissesse estar disposto a até morrer por seu Mestre. O outro roubava as ofertas e o traiu por trinta moedas de prata. O preço de um escravo. Quando Jesus foi preso, todos o abandonaram. Mas o Mestre os amou até o final, e não desistiu de nenhum deles. Diante das adversidades, Jesus manteve-se emocionalmente equilibrado. Como é difícil permanecer assim quando as coisas vão mal. Em geral falamos em demasia, gritamos, nos ferimos e acabamos também, por vezes, ferindo as pessoas que amamos. 

Durante muito tempo fui coordenadora pedagógica de uma instituição de ensino teológico. Como coordenadora, enfrentei muitos, muitos estorvos. Tinha que lidar com os professores e alunos. Chorei muito! Mas posso afirmar que também aprendi muito. Ensinamentos que com certeza fizeram de mim uma professora melhor, mais humana. Precisei lidar com situações cujas respostas não estavam nos livros que li na graduação, mas sim com o Mestre dos mestres. Foram momentos especiais de reflexão e aprendizado. Ser professor é estar disposto a crescer em todas as áreas.

Aprendendo com Paulo

Paulo enfrentou muitos obstáculos para pregar a Palavra e evangelizar. Ele encarou fome, frio, nudez, a incompreensão dos irmãos e perseguições vindas dos próprios crentes (Fp 4.12). E qual foi o resultado de tanta dificuldade? Um professor estressado, ranzinza, mal humorado? Não! As dificuldades fizeram com que ele produzisse um material de inigualável valor. Você já pensou nos milhares de pessoas ao redor do mundo, cristãs ou não, que são beneficiadas mediante a leitura das cartas que Paulo escreveu? Sabia que grande parte dessas cartas foram produzidas enquanto ele estava preso? Olhando para a vida de Paulo, podemos ver sua determinação diante das dificuldades. Sua deliberação não era um dom, mas era resultado da sua fé e comunhão com Deus. 

Ser professor de Escola Dominical não é só ler uma revista, trabalhar determinado conteúdo e depois “despejá-lo”, no domingo, sobre os alunos. Ensinamos para a vida, ensinamos a Palavra que produz vida, por isso, precisamos aprender com os entraves da vida. Que você continue a ensinar a fé cristã com excelência. Não desanime, não retroceda, não negocie sua vocação, e aprenda com os obstáculos.

Fonte: Site Lições Bíblicas - CPAD (* TELMA BUENO - Bacharel em Teologia; Pedagoga; Redatora do Setor de Educação Cristã; Especializada em Administração Escolar;Jornalista; Mestranda em Educação; Comentarista de Lições de Escola Dominical das faixas infanto-juvenis da CPAD; Articulista na área de Educação Cristã.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD