sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Para Refletir


“Jesus não morreu por nossos erros, mas pelos pecados, e não quer nossas desculpas, mas o arrependimento.”
(Steve Lawson)

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Lição 9: Bênção e maldição na família de Noé


O capítulo 9 de Gênesis, infelizmente, e por muito tempo, foi usado para amaldiçoar outros povos e raças. A “maldição contra Cam”, mais especificamente em relação a Canaã, seu filho, muitas vezes tem sido relacionada às pessoas de raças não-brancas, especialmente às pessoas negras. Logo, essa interpretação tem sido empregada para apoiar a suposta superioridade da raça branca, bem como a justificativa para a escravidão, que era muito comum entre alguns protestantes do passado na região sul dos EUA, na África do Sul no regime do apartheid e em muitos tipos de discriminação.

É importante ressaltar esse fato, pois, no Brasil, recentemente, um conhecido pastor midiático trouxe à tona essa interpretação, trazendo grandes problemas e contundentes acusações de preconceito para os que pensam segundo essa corrente equivocada de interpretação bíblica.

Por que não se pode usar a “maldição de Canaã” para justificar, por exemplo, a miséria presente num continente como a África? Ora, em primeiro lugar, é difícil definir os “cananeus” como grupo racial específico, e ao que tudo indica, suas origens foram profundamente diversificadas. Segundo os estudiosos, possivelmente, os cananeus rumaram para a Arábia meridional e central, ao Egito, ao litoral do Mediterrâneo e à costa leste da África. Não se pode falar de um povo cananeu somente, mas de vários povos com cultura específica, língua própria etc: os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, os heveus, os arqueus, os sineus, os arvadeus, os zemareus, os hamateus e a diversificação das famílias dos cananeus (Gn 10.15-18; cf. 15.18-21).

Nas Escrituras, o relato de Canaã foi exposto para explicar as implicações da conquista da terra de Israel no livro de Josué. De fato, a terra de Canaã, sua cultura e costumes, confrontavam diretamente a vontade e o plano de Deus. Entretanto, a maldição de Noé em relação a Cam, e especificamente ao seu neto Canaã, nada têm a ver com a África e, muito menos, com um recorte racial. Isso precisa ficar bem claro a seus alunos na classe!

Fonte: Revista Ensinador Cristão, ano 16 - nº 64 – out/nov/dez de 2015.

As dez moças

Mateus 25.1-13

Jesus disse:
— Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo. Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.

— À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!”

— Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Deem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.”

— “De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”

— Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.

— Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!”

— O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!”

E Jesus terminou, dizendo:
— Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O empregado fiel e o empregado infiel

Mateus 24.45-51

Jesus disse ainda:

— Sabemos que é o empregado fiel e inteligente que o patrão encarrega de tomar conta dos outros empregados, para dar a eles os mantimentos no tempo certo. Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o patrão vai colocá-lo como encarregado de toda a sua propriedade. Mas, se o empregado for mau, pensará assim: “O meu patrão está demorando muito para voltar.” Então começará a bater nos seus companheiros, e a comer, e a beber com os bêbados. E o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e na hora que ele não sabe. Aí o patrão mandará cortar o empregado em pedaços e o condenará a ir para o lugar aonde os hipócritas vão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.

domingo, 22 de novembro de 2015

Novo Templo para Deus - IEPNE - Aiquara

Depois de alguns dias de lutas e conquistas; chegamos ao momento de colocar os primeiros tijolos do Novo Templo para Deus da Igreja Evangélica Pentecostal Nova Esperança - IEPNE - Aiquara.
Aproveitamos para agradecer a todos os irmãos e amigos que vem contribuindo com esta tão grande obra! Deus há de recompensar a cada um de maneira grandiosa!
E você que ainda não contribuiu; se desejar contribuir com esta obra... entre em contato conosco - Pastor José Raimundo (Campo de Aiquara - BA), e-mail: pastorzeraimundo@hotmail.com ou Evangelista Alex Freitas - afrr.freitas@gmail.com
Confira algumas etapas do processo...






Obrigado Deus! Pelas conquistas e vitórias! O SENHOR é Fiel!!

A lição da figueira

Mateus 24.32-44

Jesus disse ainda:
— Aprendam a lição que a figueira ensina. Quando os seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que está chegando o verão. Assim também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o tempo está perto, pronto para começar. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos. O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.

Jesus continuou, dizendo:
— Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai. A vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé. Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem.

— Naquele dia dois homens estarão trabalhando na fazenda: um será levado, e o outro, deixado. Duas mulheres estarão no moinho moendo trigo: uma será levada, e a outra, deixada. Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor. Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Escola Bíblica Dominical - EBD

A Escola Dominical conta com você. Vamos promover juntos a maior Escola do Mundo!

O objetivo desta campanha é incentivar que os membros das igrejas estudem na Escola Dominical. Então participe, divulgue! Promova a maior escola do mundo: a Escola Dominical.

Fonte: CPAD Web (via facebook)

Para refletir


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dia da Bandeira - BRASIL


Faço minhas, as palavras da CPAD Web (via facebook): "Nossa bandeira é, sem dúvida, uma das mais bonitas que existem. E no dia em que o Brasil comemora a existência desse símbolo que nos representa em todo o mundo, vamos, também, orar pela nossa nação! "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor!" Sl 33.12"

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Um Terreno na Vida (Max Lucado)


Você sabe o que faz você, você? Você já identificou os traços que separam você de cada outro ser humano que já inalou oxigênio? Você tem um sítio para desenvolver, um terreno na vida. Paulo disse em Gálatas 6:4, “Cada um examine com cuidado a si mesmo e a maneira segundo a qual está cumprindo a missão que recebeu e dedique atenção total a ela.”

Não há ninguém igual a você! O que é que você faz bem? O que é que as pessoas pedem para você fazer de novo? Quais as tarefas que vêm facilmente para você? Seu conjunto de habilidades é o seu mapa. Ele leva a seu território. Anote os seus pontos fortes. Eles são migalhas que lhe levarão a sair do deserto. Deus lhe ama demais para lhe dar um serviço e não as habilidades. Identifique os seus! 1 Pedro 4.11 diz “Se alguém serve, faça- o com a força que Deus provê.”

Sofrimento e perseguições

Mateus 24.1-14

Jesus saiu do pátio do Templo, e, quando já estava indo embora, os seus discípulos chegaram perto dele e chamaram a sua atenção para os edifícios do Templo. Então ele disse:
— Vocês estão vendo tudo isso? Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: aqui não ficará uma pedra em cima da outra; tudo será destruído!

Jesus estava sentado no monte das Oliveiras. Então os discípulos chegaram perto dele e lhe perguntaram em particular:
— Conte para nós quando é que isso vai acontecer. Que sinal haverá para mostrar que chegou o tempo de o senhor voltar e de tudo acabar?

Jesus respondeu:
— Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: “Eu sou o Messias!” E enganarão muitas pessoas. Não tenham medo quando ouvirem o barulho de batalhas ou notícias de guerras. Tudo isso vai acontecer, mas ainda não será o fim. Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá falta de alimentos e tremores de terra. Essas coisas serão como as primeiras dores de parto.

— Depois vocês serão presos e entregues para serem maltratados e vocês serão mortos. Todos os odiarão por serem meus seguidores. Nessa época muitos vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar uns aos outros. Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente. A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará; mas quem ficar firme até o fim será salvo. E a boa notícia sobre o Reino será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda a humanidade. Então virá o fim.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

LIÇÃO 8: O INÍCIO DO GOVERNO HUMANO (Subsídios)


“A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas de tempos em tempos” — frase atribuída a Winston Churchill. Dizem alguns filósofos que a história da humanidade pode se resumir na luta pelo poder. Ou como disse Karl Marx: “A história de toda a sociedade até aos nossos dias nada mais é do que a história da luta de classes”. Se Churchil e Marx estão certos, esta não é a discussão que desejamos levantar aqui — é bom lembrar que Churchil e Marx são cosmovisões completamente distintas uma da outra, conservadorismo x socialismo.

Entretanto, desde Noé e sua descendência, quando se começou a estabelecer um governo humano, até os dias contemporâneos, muita coisa aconteceu. Reinos se levantaram e reinos foram abatidos. Imperadores chegaram ao poder e imperadores foram retirados do poder. Os governos deixaram de ser uma pessoa para ser uma Carta Magna, com o advento das constituições federais. O Estado não é mais o indivíduo, como disse Luis XV da França (“O Estado sou eu”).

Tudo isso faz parte do plano de Deus para o governo humano. Nosso Senhor disse: “Nenhum poder terias contra mim, se de cima te não fosse dado” (Jo 19.11a). Nosso Senhor deixa claro que todo poder que existe no mundo foi estabelecido por Deus. O apóstolo Paulo escreveu: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus” (Rm 13.1).

A ideia bíblica de que a autoridade foi ordenada por Deus para garantir a ordem e o bom funcionamento para a sociedade é apresentada nas Escrituras desde a família de Noé, quando do novo começo da humanidade, passando pela história de toda civilização humana.

Essa é uma boa oportunidade para refletirmos sobre os governos atuais que flertam com a ditadura, com a falta de interesse de desenvolver a educação da nação e a prioridade de proteger o cidadão com estratégias de segurança pública. São questões atuais e necessárias para serem refletidas. Ainda em Romanos, o apóstolo Paulo diz: “Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela” (13.3). Neste texto, está implícito que o governo, segundo a perspectiva de Deus e das Escrituras, é para fazer o bem, proteger as pessoas de bem e fazer justiça a quem for vítima de um algoz que praticar o mal.

Todo poder estabelecido no mundo provém de Deus e prestará contas a Ele!

Fonte: Revista Ensinador Cristão, ano 16 - nº 64 – out/nov/dez de 2015.

Vários conselhos

Tiago 5.7-12

Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha. Vejam como o lavrador espera com paciência que a sua terra dê colheitas preciosas. Ele espera pacientemente pelas chuvas do outono e da primavera. Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo.

Irmãos, não se queixem uns dos outros para não serem julgados por Deus. O Juiz está perto, pronto para vir. Lembrem dos profetas que falaram em nome do Senhor e os tomem como exemplo de paciência nos momentos de sofrimento. E nós achamos que eles foram felizes por terem suportado o sofrimento com paciência. Vocês têm ouvido a respeito da paciência de Jó e sabem como no final Deus o abençoou. Porque o Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.

Acima de tudo, meus irmãos, quando vocês prometerem alguma coisa, não jurem pelo céu, nem pela terra, nem por nada mais. Digam somente “sim”, quando for sim, e “não”, quando for não, para que Deus não os condene.

Para refletir


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O futuro a Deus pertence

Tiago 4.13—5.6

Agora escutem, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!” Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.” Porém vocês são orgulhosos e vivem se gabando. Todo esse orgulho é mau. Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.

Agora, ricos, escutem! Chorem e gritem pelas desgraças que vocês vão sofrer! As suas riquezas estão podres, e as suas roupas finas estão comidas pelas traças. O seu ouro e a sua prata estão cobertos de ferrugem, e essa ferrugem será testemunha contra vocês e, como fogo, comerá o corpo de vocês. Nestes últimos tempos vocês têm amontoado riquezas e não têm pago os salários das pessoas que trabalham nos seus campos. Escutem as suas reclamações! Os gritos dos que trabalham nas colheitas têm chegado até os ouvidos de Deus, o Senhor Todo-Poderoso. Vocês têm tido uma vida de luxo e prazeres aqui na terra e estão gordos como gado pronto para o matadouro. Vocês têm condenado e matado os inocentes, e eles não podem fazer nada contra vocês.

Amizade com o mundo

Tiago 4.1-12

De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês. Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres. Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus. Não pensem que não quer dizer nada esta passagem das Escrituras Sagradas: “O espírito que Deus pôs em nós está cheio de desejos violentos.” Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.”

Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas! Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.

Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a. Pois, se você julga a lei, então já não é uma pessoa que obedece à lei, mas é alguém que a julga. Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é, para julgar os outros?

sábado, 14 de novembro de 2015

A verdadeira sabedoria

Tiago 3.13-18

Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica. Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Cantor Marcos Antônio se apresenta nesta sexta em Dário Meira - BA


Cantor gospel se apresentará pela primeira vez na cidade.

O cantor gospel Marcos Antônio se apresenta nesta sexta-feira (13/ 11/2015) na cidade de Dário Meira. O evento evangélico, intitulado “Abala Dário Meira” acontecerá na praça Maria Sá e contará com participações de vários ministérios de louvores. Essa é a primeira vez que Marcos Antônio estará se apresentando no município dariomeirense. Nascido em Pernambuco, o cantor começou a carreira na música secular, chegando a participar de vários programas como Raul Gil e do SBT. Em 1985, se converteu e passou a entoar louvores a Deus. O evento é organizado pela Igreja Volta de Cristo, e tem o apoio da prefeitura local. 

Fonte: Giro em Ipiaú

Jogadores se convertem e mudam nome do time


Fundado em 1999 com o objetivo inicial de reunir jogadores amadores que gostavam de “baladas” e outras “barcas”, hoje o Caça Barca, de Manaus (AM), conta com boleiros que buscam por meio do esporte, união e fé transmitir a palavra de Deus aos companheiros de gramado.

No Peladão Brahma 2015, os jogadores estão focados no título e ansiosos para levantar a taça de campeão. O time vem empolgado pela boa fase nos campeonatos que participam no Bairro da União e a adesão de alguns atletas cristãos ao elenco só reforçou a confiança.

Atual campeão da Copa da Paz, que reúne os maiores times do futebol amador no estado, o agora “Caça Barca União e Fé” (com a mudança do perfil dos jogadores do time, o nome mudou junto) acumula no currículo oito títulos no Bairro da União.

Um dos fundadores e jogador do time, Ivo Helison contou ao portal A Crítica que em 2005 eles começaram a participar de campeonatos e nesses 10 anos o time foi amadurecendo dentro e fora de campo: “Na época, criamos uma equipe competitiva para disputar o Peladão. A ideia era vencer. Hoje somos uma das maiores equipes do futebol amador”, declarou.

As noitadas e festas ficaram para trás há cinco anos quando Deus tocou em seu coração: “Quando entrei para a igreja, a ideia era acabar com tudo, pois não tinha nada a ver: festas, bebidas… Aí Deus tocou no meu coração para evangelizar os amigos do time. Continuamos com a equipe, agora com outro propósito”, explicou Ivo.

O Caça Barca tirou da logo uma taça de cerveja e colocou um escudo escrito “Fé” no lugar, além da mudança no nome, que ganhou o acréscimo “União e Fé”.

Desde então Ivo evangeliza o time dentro e fora do campo. Antes de cada jogo, com a Bíblia nas mãos, lê uma passagem aos atletas e faz uma reflexão sobre o assunto. No início, temeu que a maioria dos jogadores saísse do time, mas a aceitação foi tão grande que se estendeu até as redes sociais.

A base da equipe para o Peladão Brahma é formada por jogadores que atuam nas categorias de base do Nacional, São Raimundo e Sul América (times profissionais), além de alguns boleiros rodados nos campeonatos de bairro, com média de idade entre 18 e 20 anos. Segundo Ivo, muitos jogadores procuram o time querendo fugir das drogas e do álcool, e o clube ajuda com trabalho social e psicológico.

Na véspera dos jogos acontece um culto pedindo bênçãos de Deus para que tudo dê certo e não ocorra violência em campo.

Fonte: GOSPEL PRIME

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Derrame Seu Coração Perante Deus (Max Lucado)


Como membro da família de Deus venha até Ele, não como estranho, mas como herdeiro. Faça seus pedidos com toda sinceridade a ele, não por causa daquilo que você conquistou, mas por causa daquilo que Cristo fez! Jesus derramou seu sangue por você. Você pode derramar seu coração perante Deus.

Jesus disse que se você tiver fé, você pode mandar uma montanha pular no mar (Marcos 11.23). Qual a sua montanha? Qual o desafio da sua vida? Clame a Deus por socorro! Será que Ele fará o que você quiser? Não posso dizer, mas posso dizer isso: “Ele fará o que é melhor.” Isso inclui qualquer força que esteja tentando tirar você da Terra Prometida. “Peça e lhe será dado,” Jesus diz em Mateus 7.7. É uma batalha, mas você não luta em vão. Clame a Deus por grandes coisas!

Dominar a língua

Tiago 3.1-12

Meus irmãos, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na Igreja, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros. Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo. Até na boca dos cavalos colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos. Pensem no navio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer. É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas.

Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim. Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga? Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Fé e ação

Tiago 2.14-26

Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo? Por exemplo, pode haver irmãos ou irmãs que precisam de roupa e que não têm nada para comer. Se vocês não lhes dão o que eles precisam para viver, não adianta nada dizer: “Que Deus os abençoe! Vistam agasalhos e comam bem.” Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.

Mas alguém poderá dizer: “Você tem fé, e eu tenho ações.” E eu respondo: “Então me mostre como é possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações.” Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também creem e tremem de medo. Seu tolo! Vou provar-lhe que a fé sem ações não vale nada. Como é que o nosso antepassado Abraão foi aceito por Deus? Foi pelo que fez quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar. Veja como a sua fé e as suas ações agiram juntas. Por meio das suas ações, a sua fé se tornou completa. Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.” E Abraão foi chamado de “amigo de Deus”. Assim, vocês veem que a pessoa é aceita por Deus por meio das suas ações e não somente pela fé.

Foi o que aconteceu com a prostituta Raabe, quando hospedou os espiões israelitas e os ajudou a sair da cidade por outro caminho. Deus a aceitou pelo que ela fez.

Portanto, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Direito de Crer

“Deus nos conferiu o livre arbítrio. Crer ou não crer não é uma imposição. Já os evolucionistas não querem nos dar o direito de não crer na teoria deles, eles arbitraram: é assim e ponto final”

Estou lendo um livro de um grande jurista americano, Dr. Phillip E. Johnson, chamado: “Darwin no banco dos réus”. Nesse livro, ele, como jurista, mostra que a teoria da evolução seria condenada caso fosse discutida jurídicamente diante das “pseudo provas” que os evolucionistas tentam nos impor. Essa análise seria reprovada pelas áreas da Paleontologia, Embriologia e mesmo Geologia, entre tantas outras divisões da ciência que tentam impor como verdade aquilo que se deduz de observações em um pequeno espaço de tempo. Como por exemplo: existem poucos exemplos de esqueletos de animais intermediários entre uma espécie e outra (menos que os 5 dedos de uma das mãos) e além de tudo não são aceitos por um grande número de Paleontologistas. Muitos cientistas estão em dúvida, portanto, da validade geral da teoria de Darwin. Vejam a citação do Paleontologista britânico Colin Petterson: “Podemos apontar para um mistério e chama-lo de ‘evolução’, mas isso é apenas um rótulo. A questão importante não é se os cientistas concordam com um rótulo, mas quanto eles sabem sobre como os seres vivos complexos como nós passaram a existir”.

Devemos ter em mente que quando um cientista afirma alguma coisa não significa que ela se transforma em verdade. Verdade científica é algo que podemos reproduzir em experimentos controlados, e no caso da evolução como descrita é uma teoria, e acho brilhante uma outra colocação do Dr. Colin Patterson: “ Na ausência de uma explicação de como as transformações fundamentais possa ocorrer, a simples declaração que – os humanos evoluíram dos peixes ─ não é impressionante. O que faz a história do peixe impressionante e crível é que os cientistas acham que sabem como um peixe pode se transformar em um ser humano sem intervenção milagrosa”. Como podemos rapidamente perceber (embora haja ainda muito mais a ser mostrado e falado) é que a teoria da Evolução nada mais é do que a observação daquilo que foi criado e travestido de roupagem científica, tentando dar sentido à vida em geral sem a necessidade de um Criador. Claro que podemos pinçar observações importantes do trabalho de Darwin do ponto de vista biológico. Não há como negar que os seres vivos podem ter variações e ou adaptações de acordo com o ambiente. Por exemplo; os habitantes de geleiras, como os esquimós, têm uma camada de gordura maior abaixo da pele, o que lhes dá maior condição de resistir a frios intensos. Mas isso para mim significa mais um cuidado de Deus com tudo que Ele criou do que propriamente algum vislumbre de que isso possa provar a Teoria da evolução.

Outra coisa, e que poucos sabem, é que um grande número de estudos sérios que no final demonstravam resultados contrários à evolução foram considerados fracassos por aqueles que não querem nos dar o direito de crer que existe um Deus e que ele criou tudo. Eu fico com Gênesis 1:1: “No princípio criou Deus os céus e a Terra.” E tudo mais que a palavra de Deus nos traz. Nós pesquisadores damos nomes àquilo que Deus criou. Apenas isso...

Fonte: PIANOWSKI

Lição 7: A família que sobreviveu ao Dilúvio (SUBSÍDIOS)


O quadro acima mostra fatos que a narrativa de Noé destaca em relação ao texto de Gênesis de 1 a 3. Em primeiro lugar, a expressão de que “andou Enoque com Deus” (Gn 5.24) e a repetição com a pessoa de Noé — “Noé andava com Deus” (Gn 6.9) — fazem eco para uma vida de justiça e se correlacionam com Adão e Eva, o primeiro casal, que andava com Deus no jardim. Neste sentido, a narrativa de Noé intensifica uma série de paralelos com a de Adão e Eva:

1) A terra se torna, de certa forma, novamente sem forma e vazia (Gn 7.17-24), como em Gênesis 1.1;

2) O restabelecimento do ciclo das estações (Gn 8.22), como em Gênesis 1.14;

3) Nova ordem para a multiplicação do gênero humano (Gn 9.6), como em Gênesis 1.27;

4) Houve, então, um novo começo (Gn 9.1), como tudo começou em Gênesis 1.1.

Entretanto, da mesma forma que Gênesis 3 narra a queda do primeiro casal, a narrativa de Noé mostra uma “queda” que envolveu a embriaguez de Noé e a maldição do filho mais novo de Cam, Canaã. Ou seja, a história de Noé repete a história do ser humano: Criação, Queda, mas promessa de Redenção. A narrativa conclui com a bênção sobre Sem, de cuja descendência virá a redenção da humanidade. A história do Dilúvio nos revela a chance que Deus deu para a humanidade, mergulhada em violência e corrupção, arrepender-se do mau caminho. Ela mostra que, para Deus, formar o homem conforme a Sua imagem e semelhança foi bom, apesar de tudo. O relato de Noé aponta para a pessoa bendita de Jesus Cristo, a grande “Arca” que deseja livrar mais uma vez a humanidade do caos existencial, do caos psicológico, espiritual, moral e ético, e de tudo o que força o ser humano a uma natureza que nada tem a ver com o que o Pai deseja a seus filhos. Como aconteceu nos dias de Noé, o caos insiste em aterrorizar nossa vida, mas “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1).

Fonte: Revista Ensinador Cristão, ano 16 - nº 64 – out/nov/dez de 2015.

Um Relacionamento com Deus (Max Lucado)


Nosso relacionamento é exatamente isso – um relacionamento. O convite dEle em Salmo 27.8 é simples. Venha falar comigo, ó meu povo. E nossa resposta? Senhor, agora mesmo! Nós permanecemos com ele e ele conosco.


Salmo 119.105 diz que, em tudo a palavra dEle é “lâmpada para os nossos pés”. Não é um holofote para o futuro, mas Ele nos dá luz o suficiente para tomarmos o próximo passo.

Nossos “Dias de Glória” são assim porque nós aprendemos a escutar a voz de Deus nos guiando para lá ou para cá. Isaías fala disso no capítulo 30, versículo 21. “Seus próprios ouvidos o ouvirão. Logo atrás de você uma voz dirá, ‘Este é o caminho que deves seguir’.” Espere até Deus falar antes de agir. Seja paciente e monitore seu impulso. Se você sentir uma hesitação no seu coração, dê atenção e pergunte a Deus novamente. Consulte a Deus em tudo!

Tratamento igual para todos

Tiago 2.1-13

Meus irmãos, vocês que creem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas. Por exemplo, entra na reunião de vocês um homem com anéis de ouro e bem-vestido, e entra também outro, pobre e vestindo roupas velhas. Digamos que vocês tratam melhor o que está bem-vestido e dizem: “Este é o melhor lugar; sente-se aqui”, mas dizem ao pobre: “Fique de pé” ou “Sente-se aí no chão, perto dos meus pés.” Nesse caso vocês estão fazendo diferença entre vocês mesmos e estão se baseando em maus motivos para julgar o valor dos outros.

Escutem, meus queridos irmãos! Deus escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé e para possuírem o Reino que ele prometeu aos que o amam. No entanto, vocês desprezam os pobres. Por acaso, não são os ricos que exploram vocês e os arrastam para serem julgados nos tribunais? São eles que falam mal do bom nome que Deus deu a vocês.

Se vocês obedecerem à lei do Reino, estarão fazendo o que devem, pois nas Escrituras Sagradas está escrito: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Mas, se vocês tratam as pessoas pela aparência, estão pecando, e a lei os condena como culpados. Porque quem quebra um só mandamento da lei é culpado de quebrar todos. Pois o mesmo que disse: “Não cometa adultério” também disse: “Não mate”. Mesmo que você não cometa adultério, será culpado de quebrar a lei se matar. Falem e vivam como pessoas que serão julgadas pela lei que nos dá a liberdade. Quando Deus julgar, não terá misericórdia das pessoas que não tiveram misericórdia dos outros. Mas as pessoas que tiveram misericórdia dos outros não serão condenadas no Dia do Juízo Final.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Consulte a Deus em Tudo (Max Lucado).


Quão ousadas são as suas orações? Ousadia em oração é um pensamento desconfortável para muitos. Pensamos em nos humilhar diante de Deus, ou ter um bate papo com Deus. Mas, agonizar diante de Deus… ou atacar os céus com nossas orações… ou dar murros na porta do Altíssimo… ou lutar corpo a corpo com Deus? Tal tipo de oração não seria irreverente e presunçosa? Seria, se Deus não tivesse nos convidado a orar assim.

O autor da carta aos Hebreus diz em Hebreus 4.16, “Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”. Paulo alerta em 2 Coríntios 11.14 “o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz”. Ele é astuto, então é essencial que consultemos a Deus em tudo! “Esta oportunidade é do Senhor, Deus?” “O Senhor está neste empreendimento, Deus?” Reconheça-O, escute-O, e peça a Ele. Ele lhe guiará.

A felicidade de quem é fiel a Deus

Salmo 112

Aleluia!
Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR,
que tem prazer em obedecer
aos seus mandamentos!
Os filhos desse homem serão poderosos
na Terra Prometida,
e os seus descendentes
serão abençoados.
Na sua casa há muita riqueza,
e ele é sempre bem-sucedido.
A luz brilha na escuridão
para aqueles que são corretos,
para aqueles que são bondosos,
misericordiosos e honestos.

Feliz aquele que tem pena dos outros
e empresta generosamente
e que dirige os seus negócios
com honestidade!
Quem é correto nunca fracassará
e será lembrado para sempre.
Ele não tem medo de receber
más notícias;
a sua fé é forte, pois ele confia
no SENHOR.
Ele não fica preocupado, nem tem medo;
ele tem certeza de que os seus inimigos
serão derrotados.
Ele dá generosamente aos pobres,
e a sua bondade dura para sempre.
Ele é poderoso e respeitado.

Os maus veem isso e ficam com raiva;
olham com ódio e se acabam.
A esperança dos maus dá em nada.

domingo, 8 de novembro de 2015

Ouvir e fazer

Tiago 1.19-27

Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. Porque a raiva humana não produz o que Deus aprova. Portanto, deixem todo costume imoral e toda má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salvá-los.

Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.

Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo. Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Quão Ousadas São as Suas Orações?


Enquanto João Wesley estava atravessando o Oceano Atlântico, fortes ventos apareceram. Ele estava lendo em sua cabine quando percebeu que os ventos estavam empurrando o navio para fora da sua rota, e ele respondeu em oração. Adam Clarke, um colega, anotou.

“Soberano e eterno Deus… O Senhor segura os ventos em suas mãos e senta no oceano… ordene que esses ventos e essas ondas obedeçam ao Senhor, e que nos levem logo e de forma segura ao refúgio para o qual estamos indo.”

Wesley, ajoelhado, se levantou, pegou seu livro e continuou a ler. Dr. Clarke foi para o convés onde encontrou os ventos calmos e o navio na rota. Wesley nem comentou sobre a oração respondida. Clarke anotou “Tão plenamente ele esperou ser ouvido que ele presumiu que foi ouvido.”

Quão ousadas são as suas orações?

Autor: Max Lucado.

Revista Lições Bíblicas Adulto para o 1º Trimestre de 2016 - CPAD

Esta é a capa da nova Revista Lições Bíblicas Adulto para o 1º Trimestre de 2016
Tema: O Final de Todas as Coisas - Esperança e Glória para os Salvos
Comentário: Pr. Elinaldo Renovato de Lima


Sumário
Lição 1 - Escatologia, o Estudo das Últimas Coisas
Lição 2 - Sinais que Antecedem a Volta de Cristo
Lição 3 - Esperando a Volta de Jesus
Lição 4 - Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará
Lição 5 - O Arrebatamento da Igreja
Lição 6 - O Tribunal de Cristo e os Galardões
Lição 7 - As Bodas do Cordeiro
Lição 8 - A Grande Tribulação
Lição 9 - A Vinda de Jesus em Glória
Lição 10 - Milênio - Um Tempo Glorioso para a Terra
Lição 11 - O Juízo Final
Lição 12 - Novos Céus e Nova Terra
Lição 13 - O Destino Final dos Mortos

Fonte: CPAD Web (via facebook)

Provas e tentações

Tiago 1.13-18

Quando alguém for tentado, não diga: “Esta tentação vem de Deus.” Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte.

Não se enganem, meus queridos irmãos. Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão. Pela sua própria vontade ele fez com que nós nascêssemos, por meio da palavra da verdade, a fim de ocuparmos o primeiro lugar entre todas as suas criaturas.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Escolha Obediência

Lembre onde você está! Como filho de Deus, você está na Terra Prometida. Não geograficamente, mas espiritualmente. Esta é a terra de graça, esperança, liberdade, verdade, amor e vida! O diabo não tem jurisdição sobre você. Ele age como se tivesse. Ele anda com bravata e traz tentação, mas na medida em que você lhe resiste e vira para Deus, Tiago 4.7 diz que ele tem que fugir.

Vozes lhe esperam hoje. Na sua rua, na escola, na Internet. Elas lhe esperam. Você não pode eliminar a presença delas, mas você pode se preparar para o chamado delas. Você tem o Espírito do Deus vivo habitando em você. Você é dEle. Decida agora o que você dirá naquela hora. Escolha obediência! E enquanto você assim decidir, você pode esperar bênçãos. As bênçãos de uma consciência limpa, uma boa noite de sono, e a bênção do favor de Deus.
Autor: Max Lucado

Para refletir


Fé e sabedoria

Tiago 1.1-12

Eu, Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, envio saudações a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro.

Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.

O irmão que é pobre deve ficar contente quando Deus faz com que melhore de vida; e quem é rico deve sentir o mesmo quando Deus faz com que piore de vida. Pois quem é rico desaparecerá como a flor da erva do campo. Quando o sol brilha forte, e o seu calor queima a planta, aí a flor cai, e a sua beleza é destruída. Do mesmo modo, quem é rico será destruído no meio dos seus negócios.

Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

DIA DA FUNDAÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL


Aluna da sétima série enfrenta professora ateísta…. e vence

"Não é justo questionarem minha fé", alegou Jordan Wooley em conselho escolar


Uma aluna da sétima série chamou atenção da mídia americana esta semana por tomar um posicionamento público, defendendo sua fé cristã.

Jordan Wooley sentiu-se constrangida quando a professora pediu que ela negasse a existência de Deus em um trabalho escolar. Quando tentou discordar, foi repreendida pela professora.

Ao chegar para mais um dia de aula na Escola West Memorial, em Katy, Texas, a professora que trabalhava leitura e produção textual afirmou diante da classe que Deus é um “mito” e qualquer aluno que dissesse que Deus é um “real” está errado e ficaria com uma nota baixa.

“Ela começou a dizer que todos estavam completamente errados. Também ridicularizou nossos pastores”, conta a jovem.

A mãe de Jordan, Chantel Wooley, afirmou que o trabalho que os alunos teriam de fazer representaria cerca de metade de nota de sua filha na aula de leitura. A professora fez a mesma ameaça em todas as turmas que ela ensinou durante a semana.

Ao chegar em casa, Jordan falou com seus pais e como havia uma reunião do conselho escolar naquela noite, pediu para participar. Ela pediu a palavra e confrontou a professora ateísta publicamente, diante dos pais e professores presentes.

Uma outra professora de leitura estava no local e afirmou que questionar a existência de Deus não fazia parte do currículo. O superintendente educacional Alton Frailey desculpou-se com Jordan. “Eu realmente sinto muito que sua fé foi questionada assim”, declarou.
Prova ateísta.

Ele disse que iria pessoalmente investigar por que os procedimentos padrões não estavam sendo seguidos na escola. “Nós certamente vamos olhar isso de perto. Muito obrigado. Foi muito corajoso da sua parte. Obrigado, Jordan”, finalizou.

No dia seguinte, o diretor da Escola West Memorial anunciou que o trabalho dado pela professora não pesaria na nota final. O nome da professora não foi divulgado, pois ela foi afastada até o fim do procedimento interno do distrito.

Nesta quinta, o pastor Franklin Graham usou sua conta no Facebook para elogiar Jordan por sua postura: “Isso requer coragem! Sou grato por jovens como esta que falam sobe sua crença em Deus e Seu Filho, Jesus Cristo. Isso é uma lição que todos nós podemos aprender!”. 

Fonte: GOSPEL PRIME com informações de Gospel Herald e Usa Today

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Lição 6: O impiedoso mundo de Lameque (SUBSÍDIOS)


O relato dos capítulos 5 e 6 se refere à linhagem familiar de Adão, mais particularmente à geração de Sete. Essa genealogia faz um contraste com a linhagem de Caim descrita no capítulo anterior (Gn 4.17-24). Neste contraste, há a presença de dois “Lameques”, um no capítulo 4 (vv.18,23) e outro no capítulo 5 (vv.28-31). Qual a diferença entre esses dois “Lameques”?

O Lameque do capítulo 4 é o da linhagem de Caim, trata-se, pois, de um homem violento e odioso, conforme o autor sagrado descreveu: “E disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zilá ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai o meu dito: porque eu matei um varão, por me ferir, e um jovem, por me pisar. Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete” (vv.23,24). O Lameque do capítulo 4 cantava e entoava a impiedade e a violência. A intenção de fazer o mal pulsava em seu coração, pois Lameque matou um jovem só porque este o pisou.

O Lameque do capítulo 5 é o da geração de Sete. A geração que começou a buscar a face do Senhor Deus. Esse Lameque é o pai de Noé. Diferentemente das palavras do Lameque do capítulo 4, o pai de Noé se referiu ao seu amado filho, quando o nomeou, assim: “E chamou o seu nome Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou” (Gn 5.29). Este Lameque conhecia bem ao Senhor e sabia que a terra estava cheia de violência. Entretanto, ele depositou a sua esperança no seu filho, pois sabia que Noé agradaria o Senhor seu Deus.

Enquanto o Lameque do capítulo 4 simboliza a violência, o ódio, a desesperança, o mundo entregue ao mal, o plano de Caim que aprofundou o mal sobre a terra com a devassidão moral, a violência ilimitada e a terrível resistência à graça divina; o Lameque do capítulo 5 representa a esperança, o consolo de Deus a uma geração. Este Lameque é o Lameque que não prosperou em maldade, mas em bondade, misericórdia e consolação.

Por intermédio de Lameque, o pai de Noé, chegou o livramento de Deus para a humanidade. Lembremos de que Jesus de Nazaré é da linhagem de Noé. No Dilúvio, o plano de Deus apontava para o plano maior dEle para o mundo: a Cruz do Calvário.

Fonte: Revista Ensinador Cristão, ano 16 - nº 64 – out/nov/dez de 2015.

domingo, 1 de novembro de 2015

II CONGRESSO DE HOMENS NOVA ESPERANÇA - IEPNE - BA

Está sendo realizado em Jequié - BA, o 2º Congresso de Homens do Ministério Nova Esperança com o Tema: HOMENS PURIFICADOS NO TEMOR DO SENHOR.
E a presença dos homens (senhores) da IEPNE - Aiquara estão abrilhantando este maravilhoso evento.





Angústia e louvor

Salmo 22.22-31

Então contarei à minha gente o que tens feito; na reunião do povo eu te louvarei, dizendo: “Louvem a Deus, o SENHOR, todos os que o temem. Descendentes de Jacó, prestem culto a Deus! Povo de Israel, adore o SENHOR! Ele não abandona os pobres, nem esquece dos seus sofrimentos. Ele não se esconde deles, mas responde quando gritam por socorro.”

Na reunião de todo o povo, ó SENHOR, eu te louvarei pelo que tens feito. Na presença de todos os que te temem, oferecerei os sacrifícios que prometi. Os pobres comerão da carne dos sacrifícios e ficarão satisfeitos; aqueles que adoram o SENHOR o louvarão. Que sejam sempre prósperos e felizes!

Todas as nações lembrarão de Deus, o SENHOR, todos os povos da terra se voltarão para ele, e todas as raças o adorarão. Pois o SENHOR é Rei e governa as nações. Todos os orgulhosos se curvarão na sua presença, e o adorarão todos os mortais, todos os que um dia vão morrer. As pessoas dos tempos futuros o servirão e falarão às gerações seguintes a respeito de Deus, o Senhor. Os que ainda não nasceram ouvirão falar do que ele fez: “Deus salvou o seu povo!”

Enquete sobre EBD