domingo, 16 de agosto de 2015

MILAGRES (1ª PARTE)

Diante de muitos comentários, e a necessidade de uma base para buscar repostas conforme nossas necessidades, iremos transcorrer sobre um dos assuntos que a cada ano ganha notoriedade em nossa sociedade.
A corrupção em nosso país tem comprometido recursos que deveriam ser investidos em saúde, segurança pública, saneamento básico, educação, entre outros setores que estão em situação precária.
Desta feita, as pessoas carentes e necessitadas de ótimo atendimento médico, estão nas filas de espera nos hospitais, nas clínicas ou até mesmo em outros lugares. Há necessidade de um milagre na vida, na família ou na vida de amigos; sendo assim, muitos procuram no mundo espiritual estes milagres, alguns buscam na fonte certa, outros procuram meios com sede e fome de serem saciados. Diante de todo este contexto, precisamos descobri onde, como e em quem devemos buscar ajuda e socorro no mundo espiritual, para não sermos enganados e confundidos!
No decorrer destes dias, estaremos publicando assuntos relacionados a MILAGRES, não percam as próximas postagens! Hoje, falaremos sobre:

A NATUREZA DO MIRACULOSO *

Visto que o termo milagre é popularmente aplicado a ocasiões incomuns, até mesmo por aqueles que professam não acreditar no sobrenatural, nem sempre é fácil atribuir o verdadeiro significado bíblico à palavra. É provável que a definição mais simples seja: "Uma interferência na natureza por um poder sobrenatural" (C. S. Lewis, Miracles, p.15). Uma definição de Machen também é útil. "Um milagre é um evento do mundo exterior, que é trabalhado pelo poder imediato de Deus" (J. Gresham Machen, The Christisn View of Man, p.117). Com isto ele quer dizer que uma obra divina é milagrosa quando Deus "não usa meios, mas utiliza o seu poder criativo, como o utilizou quando fez todas as coisas a partir do nada" (loc. cit.). Em outras palavras, um milagre acontece quando Deus dá um passo para fazer algo além do que poderia ser realizado de acordo com as leis da natureza, do modo como a entendemos, e que na verdade pode estar em desacordo com elas e ser até uma violação delas. Além disso, um milagre está além da capacidade intelectual ou científica do homem.
Quatro palavras gregas aparecem nos Evangelhos para descrever as obras sobrenaturais do Senhor Jesus: teras (traduzido como "maravilha) fala do seu caráter extraordinário; semeion ("sinal") simboliza a verdade celestial e indica a imediata conexão com um mundo espiritual mais elevado; dynamis ("poder") descreve um exercício de poder divino e demonstra o fato de que forças superiores penetraram e estão trabalhando neste nosso mundo inferior; ergon ("trabalho") se refere aos feitos miraculosos que Cristo veio realizar. Os primeiros três desses termos estão reunidos em Atos 2.22: "A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas [ou milagres, dynamesi], prodígios [terasi] e sinais [semeiois] , que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis".

* Fonte: Dicionário Bíblico Wycliffe (CPAD; RJ; 2009) Pág. 1267

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD