sábado, 30 de agosto de 2014

Lição 09 - A verdadeira sabedoria se manifesta na prática (subsídios)

Por Thiago Santos 
INTRODUÇÃO

I – A CONDUTA PESSOAL DEMONSTRA SE A NOSSA SABEDORIA É DIVINA OU DEMONÍACA (Tg 3.13-15)

II – ONDE PREVALECEM A INVEJA E SENTIMENTO FACCIOSO, PREVALECE TAMBÉM O MAL (Tg 3.16)

III – AS QUALIDADES DA VERDADEIRA SABEDORIA (Tg 3.17,18)

CONCLUSÃO


“A SABEDORIA É JUSTIFICADA POR SEUS FILHOS”. TIAGO 3.13,18.

“A sabedoria é justificada por seus filhos”, disse Jesus (Mt 11.19). Isto é, a sabedoria é evidenciada no caráter dos filhos de Deus. Nesse contexto, Tiago apresenta, a partir do versículo treze do terceiro capítulo de sua epístola, a “sabedoria que vem do alto”, cuja manifestação se dá por meio das obras. O propósito dessa vez é ressaltar “o bom trato em obras de mansidão de sabedoria” como evidências da sabedoria divina na vida dos crentes (Tg 3.13). O meio irmão do Senhor também considera esta sabedoria, como um dom outorgado aos que servem a Deus de maneira íntegra e estável (cf. Tg 1.5), pois Deus atende a petição daqueles que não duvidam, mas creem na fidelidade de Deus, “em quem não há mudança, nem sombra de variação” (cf. 1.6,17). Além disso, a sabedoria é qualificada como “pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (cf. 3.17). Tais qualidades concordam com as virtudes citadas pelo apóstolo Paulo em Gálatas 5.22, a respeito do “fruto do Espírito”, que são peculiaridades aos que andam na fé. Esta anuência constitui o modelo ético para a vida cristã e pode ser nitidamente observada no caráter de Jesus, visto que Ele é a personificação da verdadeira sabedoria, “em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Cl 2.3). Por conseguinte, os frutos desta sabedoria encontram-se na direção que o Espírito Santo concede aos crentes para lidarem com as situações adversas em sua vida pessoal e no convívio da igreja (cf. Rm 8.14). Na lição desta semana, o professor deverá levar a classe a refletir sobre a necessidade que a igreja atual tem de adquirir a “sabedoria do alto”, de maneira que a conduta dos crentes evidencie o caráter de Cristo através das boas obras. “Pois o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz” (v.18).

Líderes evangélicos convidam para orar e jejuar pelas eleições

Serão 40 dias de jejum e oração que se encerram no dia 5 de outubro.

por Jarbas Aragão


Dia 27 de agosto iniciou-se uma campanha de jejum e oração pelas eleições de 2014 no Brasil. Uma iniciativa do movimento “Brasil de Joelhos”, a corrente tem recebido apoio de líderes conhecidos como Valnice Milhomens, Hudson Medeiros e Ana Paula Valadão.

Segundo o site Ore Pelo Brasil, o objetivo é “proclamar que o Senhor Jesus Cristo é o único Senhor e Rei soberano da República Federativa do Brasil, por direito de criação e por direito e redenção”. Serão 40 dias de oração e jejum, que se encerrará no dia 5 de outubro, data do primeiro turno.

“Nos próximos dias vamos intensificar nossas orações pela nação. Afinal, mais do que um cidadão comum que pode decidir votar, nós crentes também temos o poder da oração que muda a história”, declarou Ana Paula Valadão, líder do Ministério de Louvor Diante do Trono,

O pastor Hudson Medeiros afirmou que deseja levantar 12.000 “sentinelas” que fiquem em intercessão para “levantar cobertura espiritual sobre o Brasil que vai eleger novos gestores públicos em âmbito estadual e federal”. Seu propósito é “acelerar, ocupar e influenciar pessoas, cidades e nações com os valores do governo de Deus”.

Valnice Milhomens postou na internet uma carta aberta, onde explica: “As questões espirituais e morais que o Brasil enfrenta não serão resolvidas no Planalto, no Congresso, ou no Supremo Tribunal Federal. O que o Brasil precisa é um grande despertar espiritual como plataforma de transformação! A Igreja deve experimentar um avivamento que a desperte para o poder transformador que Jesus Cristo produz na vida de indivíduos e nações. Tal despertar espiritual no seio da Igreja de Cristo tem o poder de gerar a verdadeira mudança política e cultural na sociedade”.

Fonte: GOSPEL PRIME

11º Concurso "Pintando o Natal" - SBB

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

EBD - CPAD - 4º Trimestre de 2014: Integridade Moral e Espiritual - O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje

Integridade moral e espiritual - O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje. Este é o tema escolhido para ser abordado no quarto trimestre de 2014 pela revista de escola dominical (CPAD), com comentários de Elienai Cabral.

O autor é Ministro do Evangelho, pastor da Igreja Assembleia de Deus de Sobradinho - DF, conferencista, escreveu vários livros, comentarista das revistas de Escola Dominical - Lições Bíblicas da CPAD, membro da Academia Evangélica de Letras e da Casa de Letras Emílio Conde.


Sumário:

Lição 1: Daniel, Nosso “Contemporâneo”
Lição 2: A Firmeza do Caráter Moral e Espiritual de Daniel
Lição 3: O Deus que Intervém na História
Lição 4: A Providência Divina na Fidelidade Humana
Lição 5: Deus Abomina a Soberba
Lição 6: A Queda do Império Babilônico
Lição 7: Integridade em Tempos de Crise
Lição 8: Os Impérios Mundiais e o Reino do Messias
Lição 9: O Prenúncio do Tempo do Fim
Lição 10: As Setenta Semanas
Lição 11: O Homem Vestido de Linho
Lição 12: Um Tipo do Futuro Anticristo
Lição 13: O Tempo da Profecia de Daniel

Fonte: E.A.G.

Culto Festivo - Mocidade Shekinah - IEPNE - Aiquara

Ontem, 24 de Agosto de 2014 foi a vez da Mocidade Shekinah da IEPNE - Aiquara celebrar seu 20º Aniversário com participação da Cantora e Pastora Juliana SIlva (Jequié - BA) louvando e ministrando a Palavra de Deus; Igrejas Locais; Cantor Ozéas Santos; Cantora July Santos; apresentações com os Adolescentes Ágape (coreografia); Louvores com o Grupo de Senhores Chama Viva e Senhoras Chave da Vitória (local); Louvor com os Jovens Kadasha (AD - local) e louvores com a Mocidade Shekinah e apresentação de coreografia.
E o melhor aconteceu: vidas renderam-se aos pés do SENHOR JESUS CRISTO e a manifestação de Deus foi real mais uma vez!

Cantora Deliane Sampaio - em Conceição do Jacuípe


Pela 1ª vez na Igreja Assembleia de Deus em Conceição do Jacuípe: Cantora Deliane Sampaio.

Reflexão do dia

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Mais de 300 mil pessoas já implantaram biochips em seus corpos

O aparelho tem o tamanho de um grão de arroz e serve tanto para usos medicinais, quanto para segurança

por Leiliane Roberta Lopes


A medicina está prestes a iniciar a implantação de um biochip que será capaz de controlar diabetes, ser usado como método contraceptivo e ainda para fazer exames dando um diagnóstico preciso e rápido até mesmo para casos de câncer.

O biochip é um dispositivo eletrônico do tamanho de um grão de arroz chamado de “wearables” assim como acessórios tecnológicos de uso pessoal como os óculos, relógio e pulseiras fabricados por empresas como LG, Motorola e Samsung.

A diferença é que este pequeno dispositivo será implantado dentro do organismo humano. “Os biochips vão acelerar o diagnóstico das doenças, porque são ultrasensíveis. Isso vai permitir exames de análises clínicas mais rápidos e baratos”, diz Idagene Cestari, diretora de bioengenharia do Instituto do Coração (Incor) em entrevista à Veja.

Através dessa cápsula de vidro será possível, por exemplo, analisar substâncias como o sangue para identificar se a pessoa está ou não doente.

Em casos de diabetes o biochip poderá ser implantado para liberar a quantidade ideal de insulina. Casos de pressão alta também poderão ser acompanhados por este pequeno aparelho que promete revolucionar a medicina.

Idagene é uma entusiasta sobre o uso desse dispositivo. “Poderemos fazer uma medicina personalizada”, disse ele.

Uma startup ligada ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) já testou um biochip para evitar gravidez. Implantado sob a pele ou no abdômen da mulher ele libera diariamente uma pequena dose de hormônio contraceptivo. O aparelho pode ser usado por 16 anos, quando a mulher desejar ter filhos, através de um controle remoto o médico ou a paciente desativa o biochip e estará pronta para gerar.

No Brasil a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) na área de otorrinolaringologia tem testado o biochip para casos de surdez.

Implantado no ouvido dos pacientes surdos, ou no tronco cerebral, o biochip libera impulsos elétricos estimulando o nervo auditivo. Com esse procedimento espera-se que cérebro interprete a informação e restaure a capacidade do usuário reconhecer os sons, ainda que sejam “robóticos”.

Uso de biochips aumenta a cada dia

O uso do biochips pode parecer novidades, mas há cerca de 300 mil pessoas que já usam esses dispositivos no mundo todo. A Veriteq Corp, fabricante de biochips nos Estados Unidos, já tem aval da Food and Drug Administration (FDA) e já comercializada três modelos de dispositivos.

No Brasil não há fabricantes desses dispositivos, mas alguns brasileiros já estão usando para abrir carros e conectar computadores como é o caso de Raphael Bastos, de 28 anos.
Morador de Belo Horizonte (MG) o jovem conseguiu implantar um biochip que lhe permite destravar computadores, passar por catracas, destrancar portas e ligar o carro apenas encostando a mão esquerda em um leitor.
Bastos conseguiu adquirir um biochip através da loja Dangerous Things, um site especializado em comercializar esses dispositivos. Com 99 dólares é possível comprar o aparelho e ainda seringas especiais e bisturis que devem ser usados para a implantação do produto.

Fonte: GOSPEL PRIME

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Festividades das Crianças: GRUPO CRESCENDO COM CRISTO. Participação da Cantora Milly Santanna

EM GANDÚ -BA; Dias 23 e 24 de Agosto de 2014.

Lição 08: O cuidado com a língua (Subsídios)

Por Eliseu Antonio Gomes

Quando a criança vai ao médico, uma das coisas que ele pede é para mostrar a língua. Talvez, alguém tenha a curiosidade de saber o motivo. Este exame é importante como método auxiliar no diagnóstico de algumas doenças. A língua, assim como o céu da boca, gengiva, glândulas, saliva e dentes, exibem sinais e sintomas muitas vezes precoces de enfermidades sistêmicas.
A Bíblia nos informa que a saúde espiritual de uma pessoa também pode ser diagnosticada pela sua língua. Paulo, ao descrever a depravação do coração da criatura que ignora o Criador, diz: "A garganta deles é um sepulcro aberto, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e amargura" (Romanos 3.13-14).

Sintomas da qualidade espiritual

"Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo" - Tiago 3.2.

No terceiro capítulo de sua carta Tiago aponta para três aspectos da comunicação oral usando seis figuras de linguagens:
1. poder de direção: o freio e o leme (versículos 3 e 4);
2. poder de destruição: o fogo e o animal (6 e 7);
3. poder para dar prazer: a fonte de água e a árvore (11 e 12).

No processo biológico, nas primeiras fases do desenvolvimento da vida o ser humano é apenas um embrião, ser vivo que ainda não é dono da própria coordenação motora, passa a ser um feto e começa ganhar corpo e inexpressiva força e movimentos involuntários, cresce, torna-se um bebê e conhece a luz do dia. Espera-se que abandone o choro e se comunique com palavras compreensíveis, equilibre-se, ande pelas forças de suas pernas coordenadamente, e da fase infantil alcance o estado adulto, quando além de apresentar o desenvolvimento físico pleno também apresente progresso psíquico e conquiste sua independência financeira e se transforme em pai ou mãe, tornando-se uma pessoa responsável por outro início do processo biológico. Este é o ciclo natural da vida projetado por Deus: a passagem gradual de um estágio inferior a um estágio mais aperfeiçoado.

Note bem este trecho do versículo 5: "a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia". Se a pessoa que se diz cristã realmente nasceu da água e do Espírito, ela amadurece na fé e é contumaz praticante do bem e não do mal, sua fala e atos geram a vida e não a morte. Provérbios 11.30 afirma que o justo é gerador de árvores da vida e não quem as mata em queimadas. É aceitável afirmar que a língua descontrolada é agente de morte, pois em muitas passagens bíblicas o ser humano é comparado com árvores (Salmo 1.3; Ezequiel 17.24; Mateus 7.15-17).

Com a finalidade de acentuar o alto risco que o mestre submete a si mesmo ao se propor a ensinar, visto que a sua principal ferramenta de trabalho são as palavras e que a parte do corpo em que há maior embaraço e descontrole é a língua, ele usa figurativamente o verbo "ptaiõ" (tropeçamos) para assinalar o fracasso espiritual do cristão, sugerindo pecados cometidos sem reflexão e pecados intencionais - não colocando ênfase na quantidade de pecados, mas na variedade deles.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Encontro de Celebração pela Bíblia - SBB

REFLEXÃO DO DIA

Lição 08: O cuidado com a língua (Subsídios)

I – A SERIEDADE DOS MESTRES.
II – A CAPACIDADE DA LÍNGUA.
III – NÃO PODEMOS AGIR DE DUPLA MANEIRA.

MEÇA O TAMANHO DA SUA LÍNGUA.

PROPOSTAS DA INTRODUÇÃO: Pensando nesta lição durante o dia, fiquei pensando, por que culpar um membro que tem vital importância em nosso corpo transformando-o em agente ativo quando a doença de falar o que não deve está na alma? A língua e a mente são uma coisa só quando vistas através da palavra de Deus.

I – A SERIEDADE DOS MESTRES.

1.1. O rigor com os mestres.

O mais duro juízo.
Não sei como muitos veem esse texto ou nem veem.
Devemos pensar que todos os privilégios que a função pastoral possa disponibilizar incluindo-se aí, a popularidade não devem levar ao esquecimento, que seremos julgados por nossos atos.
O peso mais severo do julgamento recairá sobre o que ensinamos errado ou simplesmente, deixamos de ensinar o certo.
Como disse Jesus aos Fariseus: “... pois que percorreis os quatro cantos da terra para fazer um discípulo e prosélito e depois os transforma em filhos do inferno duas vezes mais do que vós”. Mt. 23:15.

1.2 A seriedade com os mestres na igreja.
Há dois aspectos importantes na vida daquele que ensina na igreja:
a) Com a própria vida para que o ensino não seja invalidado.
b) Com a verdade e qualidade do ensino. Os gritos e as vozes militarescas podem ser dispensados quando a Palavra de Deus é valorizada entre os irmãos em sua plenitude.
“Ide e fazei discípulos” para o Senhor e não para si próprios.

1.3 Perfeição que domina o corpo.
Recomendo a leitura deste tópico, chamando a atenção dos alunos para sua riqueza quanto as seguintes considerações:
a) Controlar a língua sem cometer excessos.
b) coração preservado.

Quem pretende servir no ministério, deve avaliar se é uma pessoa controlada, pois, ninguém mais que o pastor da igreja, conhece intimidades dos fieis e a preservação da dignidade deve partir do controle da fala. Isto vale para as lideranças menores no meio da igreja.
Nem nas chamadas “reuniões privadas de liderança” deve o obreiro falar sobre a vida alheia, salvo, assuntos que caíram no domínio público.
Pastor e mulher de pastor que sabe controlar a língua promove a paz na igreja de forma natural.

II – A CAPACIDADE DA LÍNGUA.

2.1 As pequenas coisas no governo do todo.
A comparação feita com o leme dos navios e o freio dos cavalos mostram como o apostolo usou bem essas figuras para que percebêssemos o grande e terrível mal causado por uma língua descontrolada e irresponsável.

2.2 “A língua também é um fogo”.
A língua controlada traz-nos muita paz.
Sempre tive um absoluto respeito por quem estivesse do meu lado compartilhando a direção e administração da igreja, porém, isto nunca foi motivo para confiar particularidades que envolvessem um ou mais membros da igreja no tocante a assuntos a mim confiados.
Nunca gostei de trabalhar como bombeiro na igreja, assim, preservar era preciso.

2.3 Para dominar a língua.
Nunca pensemos que “abrir o leque” falando de alguém para o pastor da igreja vá fazer de nós, heróis.
Temos capacidade de dominar bestas feras e domesticar animais, assim devemos nos esforçar para controlar a nossa língua, domestica-la ou mantê-la sob controle.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Lançamento 3º CD: Deliane Sampaio em Irajuba - BA

Dia dos Evangélicos em Aiquara - BA 2014

Com Lei Municipal N°. 395/2001 - o 3º Domingo de Agosto em Aiquara, é celebrado o DIA DOS EVANGÉLICOS. 
No dia 17 de Agosto de 2014, foi celebrado e comemorado com realização da Igreja Evangélica Pentecostal Nova Esperança e as participações das Igrejas Evangélicas de Aiquara e região; com belíssimos louvores dos Levitas locais,  Cantor Edson Levi, Cantor Samuel Cristian e ministração da Palavra de Deus: Pastor Adilson Costa! Houve caminhada pelas principais ruas da cidade e parada em pontos estratégicos para momentos de oração.



sábado, 16 de agosto de 2014

A polêmica da profecia sobre a morte de Eduardo Campos

por Jarbas Aragão

Após a morte de Eduardo Campos, ex-presidenciável falecido esta semana, surgiram dezenas de matérias elogiando a sua vida e trajetória política.

Infelizmente, como acontece muitas vezes também surgiram muitas noticias falsas. Uma delas, que ganhou notoriedade nos últimos dias é que ele seria filho de um presbítero da Assembleia de Deus e que teria recebido uma profecia sobre sua morte em um culto.

O portal Gospel Prime pesquisou a biografia do pai de Eduardo, Maximiano Accioly Campos, falecido em 1998, e verificou que essa informação não procede. Na página com a biografia de Maximiano, do Instituto que leva o seu nome, consta que ele era advogado e escritor.

Na notícia que vem sendo veiculada nas redes sociais e em alguns sites gospel, é citada uma reportagem da revista Época dando conta que Eduardo chegou a liderar o conjunto de jovens da igreja por 4 meses. Uma pesquisa no site da Época aponta que essa informação jamais foi veiculada pela revista, nem faz parte da extensa matéria de capa dedicada à sua biografia ano passado.

Várias agências de notícia divulgaram que sua mãe, Ana Arraes, passou mal durante uma missa realizada em sua casa em memória de Eduardo que reuniu 150 pessoas. É no mínimo questionável que a esposa de um presbítero da Assembleia (que presume-se também seria evangélica) chamasse um padre e um bispo para realizar uma missa em sua casa e não um pastor para fazer um culto.
Irmã entregando profecia a Eduardo Campos durante culto na AD em Abreu e Lima – PE.

A imagem dele recebendo a profecia também foi compartilhada e comentada milhares de vezes nos últimos dias nas redes sociais. A maior parte das postagens traz o mesmo texto enganoso, que carece de fontes legítimas, e segundo o Google foi publicado pela primeira vez no site O Fuxico Gospel.

A fotografia da mulher orando por ele é verdadeira e a profecia foi testemunhada por várias pessoas presentes, contudo não nos termos que vem sendo divulgados. O pastor Oséas Lemos, que estava no culto, postou a imagem no Facebook dia 13 de agosto, com o comentário “Cuidado irmãos! Já tem gente fazendo críticas e isso porque não guardaram as palavras e agora estão insinuando que Deus falou o que não falou, dou graças a Deus que consegui guardar as palavras que ouvi Deus falar para ele como se fosse para mim”.

O portal Gospel Prime entrou em contato com o autor da fotografia, Kleber Nunes. Ele declarou: “Postei a foto e não imaginava que iria repercutir tanto. Garanto que não houve nenhuma profecia sobre a presidência nem que isto iria acontecer isso”. Esclarece ainda que a foto foi tirada em 2013, na comemoração dos 10 anos do pastor Roberto José dos Santos frente à presidência da COMADALPE.

Não se questiona que Deus tem todo o poder, que conhece o futuro e que pode “abater” qualquer um se assim desejar. Mas as matérias que afirmam que a morte de Campos foi profetizada e o “cortejo” seria fúnebre estão equivocadas. A preocupação do portal Gospel Prime é evitar o sensacionalismo envolvendo o nome de Deus na esteira de uma tragédia como essa.

O problema que se apresenta é duplo. Primeiramente, a facilidade com que se divulga material com conotação evangélica de caráter duvidoso e a velocidade com que se espalha nas redes sociais, sem uma verificação das fontes. Em segundo lugar, acaba pondo em cheque a atuação de Deus. Sabedor de todas as coisas, Deus não poderia ter mentido ou se enganado, muito menos pego de surpresa. Logo, a profecia em questão não poderia apontar para uma futura presidência.

Diante da polêmica que se criou na internet, o pastor Roberto José dos Santos, usou seu perfil no Facebook para postar uma nota de esclarecimento. Ele desmente informações veiculadas na internet sobre o que ocorreu na Igreja que pastoreia há 10 anos.

“Nestes últimos dias, têm sido veiculadas por meio da internet muitas postagens especulativas sobre uma mensagem de morte que teria sido proferida ao nosso querido ex-governador Eduardo Campos, por ocasião de sua presença em um culto na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima. Quero dizer que NÃO tem procedência tais afirmações, já que em nenhum momento daquela reunião foi ouvido, por qualquer dos presentes, nada que venha corroborar a possibilidade do vaticínio de sua morte.”

Nota de Esclarecimento:

O Portal Gospel Prime retificou algumas informações após fazer contato com pessoas que estavam no culto em questão. Nosso objetivo é sempre trazer informações atualizadas e com fontes confiáveis.

Fonte da notícia: GOSPEL PRIME

O texto em negrito e itálico GRIFO NOSSO do Como Águia me Renovo!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Lição 07 - A fé se manifesta em obras (Subsídios)

Por Thiago Santos

I – DIANTE DO NECESSITADO, A NOSSA FÉ SEM OBRAS É MORTA (Tg 2.14-17)

II – EXEMPLOS VETEROTESTAMENTÁRIOS DE FÉ COM OBRAS (Tg 2.18-25)

III – A METÁFORA DO CORPO SEM O ESPÍRITO PARA EXEMPLIFICAR A FÉ SEM OBRAS (Tg 2.26)

CONCLUSÃO

A NATUREZA DA SALVAÇÃO EVIDENCIADA ATRAVÉS DAS OBRAS. TIAGO 2.22.
Entre os ensinamentos apresentados na epístola de Tiago, encontramos aquele que diz respeito à fé evidenciada por meio das obras (Tg 2.14,22). Tal afirmativa, parte do princípio de que somos salvos para servir integralmente a Deus. Pois a nossa fé não consiste somente em discurso, e sim, na prática do que cremos (vv.15-20). Assim, a salvação proclamada por Cristo trouxe significativa influência sobre a nossa maneira de pensar e viver. De modo que já não andamos mais de acordo com os rudimentos deste mundo em uma vida desregrada e distante de Deus. Mas como afirma o apóstolo Paulo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus” (Gl 2.20). Da mesma forma, desejamos viver agradavelmente diante ao Senhor. Por isso, a prática da justiça não deve ser estranha aos que experimentaram o novo nascimento, antes, deve ser um hábito que sucede espontaneamente. A nova vida em Cristo é abundante “em frutos de justiça”, uma vez que os crentes abdicaram das práticas ilícitas que antes dominavam a sua consciência e agora vivem de forma harmoniosa com a vontade de Deus. A lição desta semana nos levará a refletir sobre as obras de justiça decorrentes da fé que são evidências daquilo que cremos. Nesse ensinamento, o professor deverá levar a classe a pensar sobre a essência desta fé que regenera e nos torna testemunhas fiéis de Cristo neste mundo. Há uma razão pela qual isso é possível e Deus deseja que esta verdade seja realidade na vida de seus filhos.

A natureza da Salvação
Em primeiro lugar, é importante ressaltarmos que a base da salvação está na justificação pela fé (cf. Rm 3.24-26; Ef 2.8). À medida que cremos no sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, somos justificados da culpa do pecado conforme afirma o apóstolo Paulo: “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5.1,2). Assim, a morte vicária de Cristo no Gólgota é a causa da nossa redenção, de maneira que já não somos mais “devedores a carne” (Rm 8.12), pois “a nossa culpa foi expiada” (cf. 3.25). De acordo com o Dicionário Bíblico Wycliffe, “o termo justificação vem do grego dikaiosis que se refere ao julgamento judicial. Não significa tornar reto ou santo, mas anunciar um veredicto favorável, declarar ser justo. Este significado é patente tanto no Antigo quanto no Novo Testamento (heb. tronco hiphil de sadaq, ‘declarar justo’; gr. dikaioo, ‘vindicar, inocentar, pronunciar e tratar como justo’). O ato de ‘justificar’ é contrastado com o ato de ‘condenar’ (cf. Dt 25.1; 1 Rs 8.32; Pv 17.15; Rm 8.33); e assim como condenar é o meio de tornar alguém ímpio, justificar é o meio de tornar alguém justo” (CPAD, 2010, p.1123). Desse modo, a natureza da nossa salvação está no fato de que somos justificados de toda culpa dos pecados cometidos sob a paciência de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo (Rm 3.25). Há exemplo de Abraão, que “creu em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça” (cf. Gn 15.6), os crentes também encontram a justificação diante de Deus por meio da justiça de Cristo, imputada aos que creem em seu sacrifício sobre a cruz. Com efeito, a salvação muda o estado do homem que antes era de condenação, transformando-o em “filho de Deus”, para uma vida de paz e comunhão com o Criador (cf. Rm 5.1; 8.1).

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Descoberta arqueológica desafia teoria da evolução

Tecido cerebral foi encontrado em sítio arqueológico na Noruega

por Jarbas Aragão


Este mês foram feitas duas descobertas arqueológicas que desafiam muito do que defende a Teoria da Evolução. O cientista cristão Mark Armitage foi demitido da Universidade Estadual da Califórnia (UEC), em Northridge (Estados Unidos), por questionar a idade dos dinossauros. Durante uma escavação no Estado de Montana, encontrou um chifre de Tricerátopo. Ao analisar o achado com um microscópio, encontrou tecidos moles na amostra.

A teoria de Armitage, que é criacionista, sempre foi que os dinossauros possuem milhares de anos e não 60 milhões de anos como os darwinistas acreditam. A descoberta de tecidos moles em um dinossauro deixou os membros do departamento de biologia da universidade e os estudantes espantados. Afinal, a presença desses tecidos leva a crer que os dinossauros viviam no planeta há relativamente pouco tempo. Contrariada, a UEC decidiu demiti-lo e o caso ganhou mais repercussão pelo que aconteceu com o pesquisador do que pelo achado em si.

Poucos dias depois, arqueólogos que trabalham na Noruega encontraram um esqueleto humano de 8.000 anos que pode ter partes do cérebro fossilizadas. O autor da descoberta, Gaute Reitan afirmou que “ainda é cedo” e que “precisa de ajuda neste estudo”.

Caso seja confirmado, o achado será um desafio significativo para os que negam a veracidade do dilúvio bíblico. A equipe de cientistas ligados à Universidade de Oslo, passou dois meses cavando em uma área de fiorde perto da capital. Conforme relatado pela Norwegian Broadcasting, eles desenterraram vários fósseis, incluindo restos de ossos antigos e outros materiais biológicos.

A surpresa maior veio quando eles notaram a presença de tecidos moles dentro de um crânio pequeno, que pode ser de uma criança. Outros esqueletos de adultos foram desenterrados no mesmo local. Reitan explica que os métodos de datação indicam que as amostras retiradas nas primeiras escavações, incluindo os restos de cérebro, têm cerca de 8.000 anos de idade. São, portanto, a descoberta mais antiga de esqueletos na Escandinávia e pode ensinar muito sobre como viviam os habitantes da região neste período.

Brian Thomas, cientista do Instituto de Pesquisas da Criação (ICR), diz que somente o método de datação segundo a cronologia bíblica permitiria que isso acontecesse. “A narrativa bíblica sobre o que ocorreu após o dilúvio fornece as condições únicas necessárias para mineralizar órgãos macios antes que os tecidos se desintegrem totalmente”.

Thomas afirma ainda que o achado dos noruegueses é semelhante a uma descoberta de 2010, quando remanescentes cerebrais foram encontradas no fóssil de um macaco africano que teria supostamente 1.900.000 anos de idade. Estas descobertas, argumenta Thomas, não concordam com o calendário evolutivo.

“Segundo o quadro bíblico”, escreveu Thomas, “os fósseis encontrados tanto neste sítio arqueológico norueguês quanto no africano foram enterrados depois do dilúvio. Eles teriam, portanto, menos de 4.500 anos de idade”. Com informações Christian News e Live Science

Fonte: GOSPEL PRIME

Novo goleiro do Real Madrid é apresentado ao clube segurando uma Bíblia

O atleta é cristão e foi na igreja que ele conheceu sua esposa, uma ex-modelo

por Leiliane Roberta Lopes

Navas é apresentado no Real Madrid segurando uma Bíblia

O goleiro costarriquenho Keylor Navas assinou contrato com o Real Madrid e foi flagrado com uma Bíblia na mão enquanto saia da clínica médica onde realizou exames de admissão. Navas seguia para o Santiago Bernabéu onde assinou o contrato com o time, fez um pronunciamento e posou para fotos.

Jornais espanhóis destacaram o livro sagrado que o atleta segurava em suas mãos e o site do Globo Esporte retransmitiu uma dessas fotos. Keynor acenava com a mão direita enquanto a esquerda segurava um exemplar de capa azul da Bíblia.

Navas é cristão e não esconde sua fé ao falar de sua profissão. Ele sempre ora antes dos jogos, primeiramente com sua esposa, a ex-modelo Andrea Salas e seus filhos, e depois antes de entrar no campo.

Aliás, a religião é a base do relacionamento do casal que se conheceu em 2008 em uma igreja cristã em Santa Ana. Andrea já havia encerrado sua carreira como modelo e estava separada de seu primeiro marido com quem tem uma filha, Daniela.

A jovem, que hoje tem 30 anos, passou a buscar na religião uma base para sua vida. Na Costa Rica ela chegou a ser miss, e estampou diversas revistas masculinas, mas não tinha uma vida sentimental estável e seu primeiro casamento resultou em um “difícil” divórcio como dizem os sites costarriquenhos.

O relacionamento com o goleiro foi a estabilidade emocional que a ex-modelo tanto buscava e em 25 de dezembro de 2009 eles se casaram. O primeiro filho do casal nasceu em março deste ano e se chama Mateo.

Fonte: GOSPEL PRIME

2º CONGRESSO DE MULHERES - CAMAÇARI - BA


Será em Camaçari - BA na Igreja Assembleia de Deus - Vila de Abrantes; de 18 a 24 de Agosto  de 2014.

Fonte: Facebook (Tavinho Trindade)

sábado, 9 de agosto de 2014

Noite de Louvor e Adoração: Deliane Sampaio e Acsa Vitória

Noite de Louvor e Adoração: 30 de Agosto de 2014
Jitaúna - BA vai abalar!

Fonte: Facebook (Helrison Oliveira)

Reflexão do dia

A fé e a oração de Jabez

"Houve um homem chamado Jabes, que foi a pessoa mais respeitada da sua família. A sua mãe pôs nele o nome de Jabes porque ela havia sofrido muito durante o parto. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido" - 1 Crônicas 4.9-10 (NTLH).

O nome Jabez (a'-bez) possui significado forte e extremamente negativo: "tristeza"; "causador de dor"; ou, "ele causa dor"; ou, ainda, "ele causa tristeza".

A genealogia em que o nome de Jabez aparece é a da família real de Judá. Qual seria o motivo da mini-biografia de Jabez estar incluída bem no meio desta lista? Temos poucas informações sobre quem era ele. Sabemos apenas que sua mãe chamou o seu nome Jabez, porque deu-lhe à luz sentindo tristeza, e que foi ele quem mais sobressaiu entre seus irmãos.

O que Jabez fez de tão extraordinário que seja digno de nota? Ao examinar o texto bíblico, encontramos algo especial que explica a razão de existir tal registro bíblico. Jabez invocou o Deus de Israel, portanto, ele era um adorador do Deus verdadeiro. Podemos entender que era homem de constante oração e determinado a alcançar um objetivo. É um exemplo de servo de Deus.

O leitor atento da Bíblia certamente já percebeu que todos os nomes bíblicos, de Gênesis a Apocalipse, carrega a sorte de uma pessoa. Jacó, por exemplo, quer dizer “suplantador”, nome muito apropriado para o patriarca maquinador. Noemi e seu marido colocaram em seus filhos os nomes de Malom e Quilom, que significa “franzino” e “debilitado”, e exatamente assim eram eles, ambos morreram ainda jovens. Salomão significa “paz” e fazendo jus ao seu nome, tornou-se o primeiro rei de Israel a reinar sem precisar ir à guerra.

Assim sendo, Jabez que nasceu numa época em que nomes significavam verdades e eram símbolos da realidade, e viveu durante o período em que o nome era freqüentemente tomado como um desejo ou uma profecia para o futuro de quem o possuía, recebeu uma identificação que significava “dor”, não era um bom presságio para ele. Mas apesar desse quadro inicial negativo, porque tinha fé, acreditava na bondade do Senhor, clamou pela bênção divina e tornou-se um honrado chefe de uma família de Judá,

O nome foi dado a ele no momento do nascimento. Retratava o humor de sua mãe, que o trouxe à luz durante um parto muito complicado e dolorido, seu significado se encaixava às circunstâncias do momento complicado em que nasceu.

Provavelmente, enquanto crescia o seu nome trouxe-lhe amargura, provocou a zombaria e desdém de seus irmãos e circunvizinhos, causando-lhe muitos problemas de relacionamento. Ao longo de seus anos, ouviu sobre o Deus de Israel, vivo e verdadeiro, que havia libertado seus ancestrais da escravidão, que os resgatara de poderosos inimigos e os colocara numa terra de fartura. Ao tornar-se adulto, Jabez acreditava e confiava piamente no Deus de milagres e maravilhas, que ouvia e respondia orações. Então, cansado de sofrer ele decidiu pedir um novo começo para si mesmo e formulou uma das orações mais famosas que encontramos no Antigo Testamento, sabedor de que se dirigia ao Deus que era fiel a aliança que havia feito com seu povo e tinha condições de responder sua oração de forma satisfatória. Ele pediu a bênção do Senhor sobre sua vida. E foi abençoado.

A palavra "bênção" é mais profunda do que uma saudação de "bom dia" ou "boa noite". É mais profunda que a bondade humana de alguém altruísta que favorece outra, expressa a bondade de Deus que ocorre como um favor ilimitado e sobrenatural.

A oração de Jabez não está registrada na Bíblia apenas pelo fato de ter sido feita, mas em razão de como ela foi realizada, isto é, com palavras cheias de fé, sinceridade e devoção, e por seu resultado alcançado. Jabez buscou a providência de Deus de maneira consciente.

Ao clamarmos pela bênção de Deus, não devemos pedir a bênção como se ela fosse algo comum, como se fosse algo que poderíamos conseguir pelo nosso próprio esforço. Ao clamar, devemos esperar pela maravilhosa e ilimitada bondade, que apenas Deus tem para oferecer e deseja conceder.

Ao orar, não é preciso usar as mesmas palavras de Jabez, apenas ter na oração os mesmos elementos: o sentimento de dependência, expressão de confiança, ímpeto, e coração aberto. Ao estar diante da face do Deus pessoal, adorá-lo, sabendo que só podemos pedir que a mão de Deus esteja conosco quando nosso desejo supremo é fazer a vontade dEle. Desta espécie de oração surge a poderosa vontade de Deus, que concede resposta conforme o pedido.

Encontramos na Bíblia muitas mulheres que na condição de mães são mencionadas como influenciadoras de seus filhos, tanto para o bem quanto para o mal. As mães dos reis perversos de Israel, a mãe de Moisés, a mãe de Timóteo, etc. Através das experiências de Jabez, aprendemos que Deus intervém na vida de quem o ama. Assim, o destino de todos nós não está traçado por causa de erros cometido em momento infeliz de uma mãe ou um pai, ou por outros fatores circunstanciais . É por isso que muitas pessoas estão retratadas na Bíblia com dois nomes de significados diferentes: Abrão se tornou Abraão, Sara, Sarah, Jacó passou a ser chamado de Israel e Simão se transformou em Pedro, e assim por diante.

É preciso servir ao Senhor crendo que Ele quer o nosso bem e sempre mostrará o caminho para sair de qualquer espécie de problema. O exemplo da fé de Jabez nos revela que Deus ouve o clamor do justo e altera o destino ruim que o meio em que vivemos nos coloca. Quando confiamos em Deus, o nosso futuro está nas mãos dEle.

Aprendi com a oração de Jabez que ao orar as palavras não devem sair da minha boca por sair, aquelas que cinco minutos depois da oração não lembro mais o que foi dito. Explicando de outro jeito, não convém fazer orações sem valorizar da liberdade de se aproximar do Trono da Graça. Tenho experiência neste sentido: quando há valor, há resultado positivo, mesmo que a resposta não seja a esperada, sei nitidamente que fui respondido.

Compilações:
A oração de Jabez, Bruce Wilkinson, 2001, São Paulo (Editora: Mundo Cristão)
http://biblehub.com/1_chronicles/4-10.htm 
http://biblehub.com/commentaries/illustrator/1_chronicles/4.htm 
http://biblia.com.br/dicionario-biblico/j/jabez/ 
http://www.godembassy.org/main/pastor-sandej-adeladzha/item/2110-sudbonosnyie-imena.html?tmpl=component&print=1

PENSAMENTOS - na voz de Vanilda Bordieri


Imagino como deve ser muito lindo o seu olhar
Quando nele estou pensando sinto vontade de voar
Voar, voar, voar

Se pudesse eu queria ir ao mar
E saber a profundeza que ele tem
Eu queria ir ao espaço pra saber que altura tem
Da terra até chegar aos altos céus
Eu queria passear lá em Naim
E passar uns dias em Jerusalém
Mas estes pensamentos podem ser em vão
O que eu quero mesmo é ver Jesus
E tocar em suas mãos

Imagino como deve ser muito lindo o seu olhar
Quando nele estou pensando sinto vontade de voar
Voar, voar, voar (2x)

Imagino o Teu olhar Senhor
Imagino as Tuas mãos
Imagino te abraçar meu Deus

Se pudesse eu queria ir à Lua
Pra saber como me sentiria lá
Chegar perto das estrelas
E tocá-las com as mãos
E de perto o Sol queria contemplar
Gostaria de ir às nuvens pra saber
Como podem tanta água carregar
Mas estes pensamentos podem ser em vão
O que eu quero mesmo é ver Jesus
Tocar em suas mãos

Imagino como deve ser muito lindo o seu olhar
Quando nele estou pensando sinto vontade de voar
Voar, voar, voar (5x)

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Subsídios: Lição 6: A verdadeira fé não faz acepção de pessoas

Por Eliseu Antonio Gomes


O primeiro conselho de Tiago aos irmãos evangélicos é sobre a necessidade de não haver na igreja uma fé que cometa acepção de pessoas. Provavelmente, ele tenha convivido com irmãos que prestavam consideração exagerada às riquezas e aos luxos desse mundo, tenha conhecido crentes que prestigiavam os ricos e desonravam os pobres.

Deus trata todas as pessoas de maneira igual

João viu "uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro..." - Apocalipse 7.9.

Por influência de características genéticas e climáticas e de outras ordens, os seres humanos foram se reunindo em cantos distintos da Terra, mas toda a Humanidade tem origem comum em Adão. Portanto, não tem o mínimo sentido dizer que os negros, os africanos, foram pessoas escolhidas para serem rejeitadas por Deus. Para o Criador, não há privilégios, favoritismo ou discriminação de raças; o Senhor contempla a todos de maneira igual, independente do grupo biológico, características genéticas e posição socioeconômica (Gênesis 1.27; Isaías 45.12; Atos 17.26).

O que é acepção de pessoas?

Acepção é a tradução de uma palavra grega que, literalmente, significa "receber o rosto". No Novo Testamento, ela é usada primeiramente como uma tradução literal da palavra hebraica do Antigo Testamento correspondente a acepção.

"Receber o rosto" é fazer julgamentos e estabelecer diferenças baseadas em considerações externas, tais como aparência física, status social ou raça; é agir com parcialidade, tomar partido, formar facção, fazer escolhas e rejeições; é a tendência de preferência em favor de pessoa ou pessoas em detrimento de outra ou outras, atribuição de títulos ou privilégios. Tiago utiliza o termo com o significado de preferência de pessoa ou grupo, predileção por alguém em atenção à classe social.

O favoritismo baseado em aspecto externo é incompatível com a fé em Jesus, que veio derrubar as barreiras de nacionalidade, raça, classe e religião. No exercício da fé verdadeira "não pode haver grego, nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos"(Gálatas 3.11).

Você já viveu uma situação de ver uma pessoa pela primeira vez e sentir aversão dela? Esta sensação é o estado primário da acepção, mesclado com o preconceito. É preciso aplicar em nosso viver diário os ensinamentos do próprio Deus, que a despeito de Sua glória e majestade, trata a todos de igual modo, não discriminando raça, nacionalidade, cultura, condição social, sexo. Ele não olha a aparência exterior, mas o coração.

A doutrina calvinista

O teólogo João Calvino ensinava que segundo o decreto de Deus algumas pessoas estão predestinadas a vida eterna e outras a condenação eterna. Esta declaração é contrária ao caráter de Deus, que "amou o mundo inteiro" e interessa-se por todos que aceitam a Palavra, com obediência, em qualquer lugar do mundo, de todas as etnias e classes sociais (João 3.16).

Deus quer que as pessoas de todas as nações se arrependam de seus pecados e sejam salvas (2 Pedro 3.9).

O procedimento ideal do cristão

As exortações da Carta de Tiago abordam a questão da perseverança na provação, a importância de uma fé inabalável, os problemas de riqueza e pobreza (1.2-18); a necessidade de se colocar em prática a Palavra de Deus (1.19 - 2.26); o problema das brigas entre irmãos e o antídoto às crises de relacionamento (3.1-4, 12); as atitudes e características que devem estar presentes no perfil do cristão (4.13 - 5.11); juramentos, oração, o estímulo a que se conduza os pecadores ao arrependimento (5.12-20).

Isto tudo posto, é marcante que as diversas preocupações de Tiago revelam a unidade do seu raciocínio do início ao fim de sua redação. O apóstolo revela a necessidade de cada cristão ser praticante da Palavra de Deus, pois a religião pura se consiste dessa prática, que por sua vez só é possível quando o crente vive em ações de amor a Deus e ao próximo. Amor a Deus manifestado pela obediência; amor ao próximo manifestado através do fato de não discriminá-lo e ao socorrer os pobres e as viúvas em suas necessidades.

Em Tiago 2.3, é apresentada uma situação que exemplifica o ato de acepção. O apóstolo retrata uma cena deplorável. A ilustração mostra duas pessoas de aparências externas bem diferentes entrando num local de reunião como visitantes. Uma delas apresenta todos os sinais de riqueza: veste-se em trajes de luxo resplandescentes e usa anéis de ouro, tais como os usados por membros da classe alta dos cavaleiros romanos. O outro é um homem pobre e veste-se com roupas sujas. O homem rico recebe uma atenção especial e é conduzido com gentilezas ao seu assento. Por outro lado, ao homem pobre é dito: "Você, fique de pé ali', ou: 'Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés"(Tiago 2.3 - NVI).

É pecado fazer acepção, principalmente contra as pessoas menos favorecidas economicamente, pois Deus as escolheu para Si (Tiago 2.5). É preciso vigiar, caso não haja vigilância, é possível haver favoritismo social onde as pessoas dizem ser geradas pela Palavra da Verdade. A principal razão para rejeitar a acepção de pessoas é que o Evangelho é a mensagem que dá respeito e dignidade ao ser humano. O favoritismo, a parcialidade e quaisquer tipos de discriminação devem ser combatidas rigorosamente na igreja local, porque é atitude altamente reprovável diante de Deus.

Atitudes de parcialidade, ou acepção, demonstram que quem assim age não é pessoa espiritualmente sábia, pois a sétima característica da sabedoria do alto é a imparcialidade, ou seja, não executar preferência injusta (Tiago 3.17).

Sobre acepção no Antigo e Novo Testamento

Existem diversas referências no Antigo e Novo Testamento que evidenciam a recomendação de que é preciso saber respeitar as diferenças individuais, e Tiago faz uso de algumas delas.

A passagem bíblica de Deuteronômio 10.17 reflete muitos assuntos abordados por Tiago (1.21 - 2.2.6). O texto veterotestamentário narra o momento quando Moisés, o grande líder de Israel, se despediu do povo, exortou-o a amar a Deus e servi-lo, dizendo: "Pois o Senhor vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande e terrível, que não faz acepção de pessoas".

Tiago também se reporta a Levíticos 19.15 (ARA), que tem escrito "Não farás injustiça no juízo; nem favorecendo o pobre, nem comprazendo ao grande; com justiça julgarás o teu próximo", uma vez que no capítulo 2 e versículo 18 de sua carta encontramos a citação expressa de Deuteronômio 18.18.

Assim como tratou Tiago, Pedro também abordou a questão da acepção de pessoas: ao chegar à casa de Cornélio. Muitos dos companheiros judeus de Pedro acreditavam que Deus os amava mais do que os gentios, mas Pedro compreendeu que Deus não se relacionava com os israelitas usando favoritismo. Então iniciou a pregação dizendo: "Reconheço, por vontade, que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo" (Atos 10.34, 35).

Conclusão

Tiago refere-se ao Evangelho como a Lei da Liberdade.

No coração do cristão deve haver respeito às pessoas de maneira igual, o crente não deve favorecer algumas pessoas mais do que outras. Se age assim, desobedece a Lei da Liberdade, a Lei de Cristo. O apóstolo repele, duramente, o comportamento de quem privilegia as pessoas por sua riqueza, afirmando que tal ação se caracteriza em se fazer de "juízes de maus pensamentos", e afirma que tal procedimento a seu tempo será julgado. (Tiago 2.1-4, 12 , 8-9).

Na Igreja do Senhor não deve haver acepção de pessoas, pois todos custaram o mesmo preço do sangue de Jesus e todos somos um nEle. No Corpo de Cristo, constituído por almas remidas, flui a vida divina, em cujo processo natural é a relação interpessoal de amor e confiança entre todos os membros, que afetam uns aos outros gerando a edificação mútua (Efésios 4.13-16).

O cristão brasileiro, de pele parda, com miscigenação do índio, do europeu, do africano e asiático, tem a mesma importância para Deus que o cristão israelense ou palestino, chinês ou japonês, russo ou norte-americano, inglês ou argentino. Enfim, em Cristo, todos, de qualquer raça, aparência ou cultura, pobres ou ricos, quando aceitam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, são uma só pessoa para Deus (Gálatas 3.28).


Compilação: 
Lições bíblicas - Mestre, Eliezer de Lira e Silva; 3º trimestre de 2014, páginas 41-47, Rio de Janeiro (CPAD).
Lições Bíblicas - Mestre, Elinaldo Renovato de Lima; 1º trimestre de 1999, páginas 32-36, Rio de Janeiro (CPAD). 
Tiago - Introdução e Comentário, Douglas. J. Moo, páginas 62 e 63; 1ª edição 1990, reimpressão 2011, São Paulo (Edições Vida Nova).

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Reflexão do dia


Grupo judeu começa arrecadação para construção do Terceiro Templo

Instituto do Templo propõe campanha online para reconstruir o templo bíblico

por Jarbas Aragão

Grupo judeu começa arrecadação para construção do Terceiro Templo
Mesmo em meio a guerra atual com o Hamas em Gaza, os membros do Instituto do Templo continuam com sua campanha mundial pela reconstrução do Beit HaMikdash (Templo Sagrado), também chamado de Terceiro Templo.

Ele recebe esse nome por que o original, edificado por Salomão, terminado em cerca de 950 a.C. foi destruído na invasão babilônica em 586 a.C., sendo substituído pelo Templo construído pelo governador Herodes, que estava em pé nos dias de Jesus, e foi demolido no ano 70 pelo exército romano.

No ano passado, o movimento pela reconstrução ganhou novo fôlego, quando foram retomados os sacrifícios rituais no local, depois novos sacerdotes levitas foram treinados pelos rabinos para recomeçar os rituais descritos no Antigo Testamento, incluindo os que exigem a novilha vermelha. Por fim, anunciou-se que todas as 102 peças do interior do templo estão prontas, incluindo o véu de separação do Santo dos Santos.

A única peça faltante é a arca da aliança, que os rabinos acreditam estar enterrada no monte do Temploe que poderia ser recuperada assim que Israel retomar controle do local.

Nos últimos 30 dias o mundo tem pedido paz para Israel e o Instituto do Templo lançou uma campanha de arrecadação online, onde qualquer pessoa pode contribuir com a solução definitiva para o conflito segundo eles. Mas a solução proposta não irá agradar os muçulmanos, pois se trata de mais uma etapa da reconstrução do Templo.

Na página do projeto no site IndieGoGo, o texto de apresentação diz que a partir de 18 dólares [cerca de R$ 40] é possível colaborar com o projeto de reconstrução do Templo, que irá inaugurar “uma nova era de harmonia e paz universal”. Usando a premissa de que o local mais sagrado para os judeus foi concebido pelo próprio Deus, afirma “Não é o suficiente esperar e orar pelo Terceiro Templo. É uma obrigação bíblica construí-lo”.

O projeto arquitetônico já existe e mescla a revelação dos textos sagrados com a tecnologia moderna. O novo Templo será totalmente informatizado, contando com estacionamento subterrâneo, controle de temperatura, elevadores, docas para transporte público, acesso para cadeirantes e outras comodidades.

O Instituto do Templo garante que seus arquitetos são estudiosos da Torá e “irão garantir que tudo é construído com os mais altos padrões modernos, seguindo as leis judaicas”. O alvo da arrecadação do IndieGoGo é de 100 mil dólares, sendo que 30 mil irão para o Sinédrio (Lishkat HaGazit). Obviamente o custo total é muito maior, mas a intenção do Instituto do Templo é abrir a oportunidade para pessoas de todo mundo contribuírem.

Um vídeo em 3D mostrando os projetos arquitetônicos foi divulgado, o qual dá uma visão do aspecto do templo num cenário onde o Domo da Rocha, sagrado para os muçulmanos, já não existe mais.

Os criadores da campanha esclarecem que a construção do Templo não será realizada com o uso de violência e que seu acesso não será restrito apenas a grupos judaicos, mas seguirá o plano original, sendo uma casa de oração para todos os povos da Terra. Afirmam ainda que “Conforme foi previsto pelos profetas, o Templo Sagrado representa a santidade da vida humana e da paz e será o centro de uma peregrinação inspiradora para todas as pessoas”.

Fonte: GOSPEL PRIME

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Reflexão do dia

João 10.9
Jesus, a porta

Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida.

João 10.11
Jesus, o bom pastor
— Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Não permita que pessoas super espirituais prejudiquem a sua igreja

Por J. Lee Grady
Tradução e Versão: Carla Ribas
Não permita que pessoas super espirituais prejudiquem a sua igreja


Há alguns anos, um proeminente evangelista americano, ganhou vários seguidores, quando disse que um anjo o visitava regularmente durante suas reuniões de avivamento na televisão. 
O anjo fora supostamente enviado para desencadear o próximo grande avivamento de cura nos Estados Unidos. Um grande problema: O avivamento não aconteceu.
No entanto, mês após mês, os contos das extravagantes aventuras espirituais deste evangelista aumentaram ainda mais. Em determinado momento, ele escreveu que visitou o céu e encontrou o apóstolo Paulo e, em seguida, disse que Paulo admitiu ser o autor do livro de Hebreus. Um mistério teológico de 2.000 anos foi resolvido!
Relembrando esses eventos, é difícil crer que tantas pessoas tenham dado crédito a essas alegações. Qualquer pessoa com o nível mais básico de discernimento sabe que Deus não nos permite falar com os mortos para obter informações espirituais. Então, por que somos tão ingênuos? Eu chamo isso de fator "oooh, ahhh".
Em nossos círculos, há algumas pessoas super-espirituais que sabem como impressionar os outros com as suas revelações e experiências. Elas sabem como levar-nos a dizer: "Oooh, ahhh". Em alguns casos, essas pessoas são sinceras, mas podem ter problemas emocionais ou mesmo doença mental. Em outros casos, são simplesmente cheias de orgulho espiritual e acabam sendo usadas pelo diabo para trazer confusão e divisão à igreja.
Tenho deixado claro que eu sou assumidamente um cristão pentecostal e acredito que todos os dons do Espírito Santo são válidos hoje. Mas acredito que Deus esteja nos alertando para pararmos com os exageros que trazem descrédito ao poder de Deus. Nada é mais perigoso para um verdadeiro avivamento do que um "pentecostal" super-espiritual que ostenta seus dons enquanto exibe falta de caráter.
Aqui estão sete indicadores de uma pessoa super-espiritual. Se isso descreve você ou alguém que você conhece, por favor, procure aconselhamento espiritual imediatamente.

1. Seus pés raramente tocam a terra. Pessoas super-espirituais vivem na camada de ozônio. Elas não estão em contato com a vida normal. Podem passar muito tempo em oração (ou dizendo que passam), podem até jejuar ou impor uma disciplina severa a si mesmas, mas suas relações são disfuncionais. Lembre-se: Jesus não viveu a sua vida como um guru, flutuando enquanto compartilhava sua sabedoria etérea. Ele viveu no mundo real e interagiu de forma saudável com as pessoas. É isso que nós devemos fazer também.

2. Elas dão muita ênfase aos sonhos, visões e manifestações espirituais. Deus nos fala por meio do Seu Espírito, e Ele pode usar sonhos, visões ou palavras proféticas. No entanto, Sua mensagem sempre flui com amor e traz a paz. Em contrapartida, um espírito de estranheza normalmente segue as pessoas super-espirituais que afirmam receber revelações constantes. Paulo advertiu os Colossenses sobre pessoas como estas, quando disse: "Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão" (Cl 2:18).

3. Elas tem dificuldade em submeter-se à autoridade. Pessoas super-espirituais são geralmente cheias de orgulho e acreditam ser melhores do que os pastores ou outros líderes espirituais. Por isso, elas acham impossível receber instruções ou correções de alguém. Elas se tornam renegadas, e separam-se do corpo de Cristo, o que só as coloca em posição espiritual vulnerável.

4. Elas anseiam por atenção. Uma pessoa super-espiritual muitas vezes é carente de afirmação e amor. Seu déficit emocional a impulsiona a buscar a atenção das pessoas, e elas o fazem ao impressionar os outros. Algumas pessoas que procuram servir nas igrejas como intercessores ou conselheiros, ou até mesmo como membros da equipe de louvor, podem realmente precisar de cura interior antes de poderem desempenhar esses papéis. Se você der um microfone a essas pessoas antes que sejam curadas, irá se arrepender!

5. Elas desenvolvem uma mentalidade de vítima. A maioria das pessoas super-espirituais que conheço, acreditam estar sob constante ataque do diabo, como se fossem a maior ameaça dele. Ao menor problema na vida, desde uma multa de trânsito até uma unha encravada torna evidente uma conspiração demoníaca contra eles. Precisamos ajudar as pessoas a perceber que elas não são o centro do universo, e que Satanás realmente tem um monte coisas mais importantes para fazer do que impedir o irmão João ou a irmã Maria a de cantar uma música na igreja no domingo.

6. Elas tornam-se ásperas e sentenciosas. Aquelas que não encontram um público receptivo para suas visões e profecias, às vezes, tornam-se amargas e ressentidas e acabam condenando todos ao inferno por rejeitá-las. Tenho conhecimento de situações em que cristãos irritados acabaram dividindo igrejas porque se convenceram de que o pastor era mau ou toda a congregação estava em pecado. As pessoas amarguradas tornam-se instrumentos do diabo. Lide com elas antes que machuquem os outros!

7. Elas muitas vezes acabam decepcionadas. Pessoas super-espirituais que rejeitam a correção ou a cobertura espiritual estão caminhando em direção ao desastre. Joseph Smith, o fundador do Mormonismo, deu início a essa seita após ter declarado que todas as denominações cristãs eram falsas igrejas. Ele desligou-se do corpo de Cristo e começou a maior heresia do século 19. Pessoas que focam em sua superioridade espiritual acabam negando a Jesus e justificando o seu próprio comportamento pecaminoso.

A igreja deve ser um lugar saudável. Não deixe que as pessoas super-espirituais conduzam a sua congregação para o caminho errado.

Foto: iStok

Encontrão da UMADEJ em Jequié - BA.


Acontecerá no dia 17 de Agosto de 2014 o Encontrão da UMADEJ na cidade de Jequié. Com o tema: "Porque é chegado o tempo da Colheita", baseado em João 4.35.

O encontrão que tem a realização da UMADEJ - União da Mocidade da Assembleia de Deus de Jequié, terá o início às 08 horas e contará com diversos ministérios louvando e adorando a Deus.

Estarão se apresentando: Banda Kurt, Conjunto Alfa, Mano Rafan, Daiane Duarte e um dos grandes nomes da música baiana e brasileira Irmão Lázaro, que estará cantando e pregando.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Jequié, fica localizada na Rua Desembargador Andrade Teixeira 42, Bairro Joaquim Barrão.

Fonte: Mairi gospel

Reflexão do dia

João 6.35
Jesus, o pão da vida

Jesus respondeu:
— Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.


João 8.12
Jesus, a luz do mundo

De novo Jesus começou a falar com eles e disse:
— Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.

Enquete sobre EBD