quinta-feira, 28 de março de 2013

PÁSCOA

Festa instituída por Deus para Israel, na época do Êxodo, para celebrar a noite em que o SENHOR JEOVÁ poupou todos os recém nascidos primogênitos dos israelitas e matou todos os primogênitos dos egípcios (Bíblia Sagrada; Êxodo 12.1-30, 43-49).
A palavra hebraica pesah (do grego pascha) tem uma origem incerta. G. E. Mendenhall a relaciona com a palavra acadiana pashu, que consta na carta Amarna 74.37 para descrever a paz ou a segurança que resulta do estabelecimento de uma aliança (BASOR, #133 [1954], p.29). B. Couroyer sugere que este termo é uma transliteração de duas palavras egípcias p3sh, "le coup" (o golpe, a pancada), e que ele refere-se ao golpe infligido pelo SENHOR à terra do Egito na décima praga. Ele acredita que a expressão egípcia foi colocada ao lado de uma raiz hebraica composta pelas mesmas consoantes, pasach, que significa saltar ou passar (por cima) como em 1 Reis 18.26. Devido à sua conexão com a isenção dos primogênitos de Israel, pesah veio a ter o sentido da misericordiosa intenção de Jeová ao passar por cima das casas que foram marcadas com sangue ("L'origine égyptienne du mot 'Pâque"', Revue Biblique, LXII [1955], 481-496).
O verbo pasah ocorre em Êxodo 12.13, 23, 27, onde obviamente significa que o SENHOR pulou ou saltou por cima e, desse modo, poupou as casas israelitas quando feriu os egípcios (Outro verbo com os mesmos radicais significa mancar ou ser manco; 2 Samuel 4.4).
No Novo Testamento da Bíblia Sagrada (grifo meu), Paulo conclama os coríntios a elimiar o fermento da malícia e da iniquidade, e observar diariamente a festa "porque CRISTO, nossa páscoa, foi sacrificado por nós (1 Co 5.7). Dessa forma, Paulo declara diretamente que Cristo é o "nosso Cordeiro pascal", conforme o pronunciamento de João Batista de que Jesus é "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1.29) Devido a estas passagens, e a ensinos semelhantes, a Igreja primitiva veio a entender que a Ceia do Senhor  (q.v.) substitui completamente a celebração da Páscoa.

Extraído do Dicionário Bíblico Wycliffe; pág. 1467 (CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD