sábado, 23 de fevereiro de 2013

Silas Malafaia e "A Tentação"

 
O pastor Silas Malafaia esteve de frente com a apresentadora Marília (Gabi) Gabriela, no SBT. De Frente com Gabi é um programa de entrevista, mas o que se viu foi um debate aberto, franco, em que supostas vítimas de preconceito foram convidadas, indiretamente, a refletirem sobre os seus preconceitos.

Gabi, uma mulher inteligente, não se limitou a fazer perguntas sinceras e provocativas. Ela realmente "bateu boca" com o entrevistado, talvez pensando que o colocaria contra a parede, convencendo a todos de que ele é homofóbico e fundamentalista religioso. Mas, como todos sabem, Silas Malafaia é um exímio debatedor e soube responder bem às provocações que recebeu.

Não concordo com tudo o que Malafaia falou, especialmente quanto à sua defesa tácita da falaciosa Teologia da Prosperidade. Entretanto, ele foi muito bem ao mostrar, de modo indireto, que existe um preconceito por parte da grande mídia de que todo cristão protestante é ignorante, fundamentalista, não sabe desfrutar do prazer sexual, não tem amor, ao contrário de outros, etc.

Lembrei-me do preconceituoso filme A Tentação, dirigido por Matthew Chapman. Trata-se de um drama de 2011 em que ateus e homossexuais são apresentados como pessoas acima da média, enquanto os cristãos e outros religiosos são tidos como mal-amados, ignorantes e fundamentalistas.

Defendo o Evangelho e sou contrário à falaciosa Teologia da Prosperidade. Nesse caso, reitero que não concordo com tudo o que expôs Silas Malafaia. Todavia, gostei do debate. Penso que ele foi muito esclarecedor no que concerne ao pensamento dos cristãos protestantes quanto à família, aos valores morais e éticos, ao Estado laico, e não laicista, etc.

Ciro Sanches Zibordi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD