terça-feira, 29 de novembro de 2011

Deus, Ele é o Rei da Glória.

SALMOS 24.1-10
Salmo de Davi.

Ao SENHOR Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele. O SENHOR construiu a terra sobre os mares e pôs os seus alicerces nas profundezas do oceano. Quem tem o direito de subir o monte do SENHOR? Quem pode ficar no seu santo Templo? Somente aquele que é correto no agir e limpo no pensar, que não adora ídolos, nem faz promessas falsas. O SENHOR Deus o abençoará, o salvará e o declarará inocente no julgamento. São assim as pessoas que adoram o SENHOR, que prestam culto ao Deus de Jacó. Abram bem os portões, abram os portões antigos, e entrará o Rei da glória. Quem é esse Rei da glória? É Deus, o SENHOR, forte e poderoso, o SENHOR, poderoso na batalha. Abram bem os portões, abram os portões antigos, e entrará o Rei da glória. Quem é esse Rei da glória? É Deus, o SENHOR Todo-Poderoso; ele é o Rei da glória.

Fonte: Bíblia Sagrada.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Juízo final

MATEUS 25.31-40
 
Jesus terminou, dizendo: — Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar." — Então os bons perguntarão: "Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?" — Aí o Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram."

Fonte: Bíblia Sagrada.

Semana de 27 de novembro a 03 de dezembro

COSTA RICA: Agradecemos a presença de Deus ao nosso lado durante a recessão econômica e pedimos que o Senhor traga mudanças culturais e econômicas para nosso país. Ore por nossos projetos desenvolvidos para que o mundo secular passe a ler a Bíblia.

NICARÁGUA: Agradecemos a Deus por seu imenso amor. Que ele nos oriente em nossa busca por novos membros para a Diretoria. Ore para que a vontade do povo seja respeitada nas eleições presidenciais e parlamentares deste ano. Ore por financiamento para nossos projetos para que possamos continuar a abençoar nosso amado país.

PANAMÁ: Agradeça a Deus pelos novos 100 centros de distribuição e por nossas novas instalações, que utilizamos metade como depósito e metade como centro de treinamento da Bíblia para até 40 pessoas. Peça a ajuda de Deus no estabelecimento de três escritórios regionais adicionais. Que o Senhor abençoe todos os projetos previstos para este ano, especialmente a conclusão da tradução para o idioma kuna em dezembro. Ore para que a imprensa seja mais amigável com a Causa da Bíblia.

Fonte: Boletim da Sociedade Bíblica do Brasil (www.sbb.org.br).

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Semana de 20 a 26 de novembro

CAMBOJA: Ore para que nossos projetos previstos para este ano sejam bem executados dentro do prazo. Peça que Deus nos ajude a estabelecer mais parcerias – ONGs cristãs e igrejas locais – com as quais possamos trabalhar para distribuir Escrituras por todo o país. Ore pela busca de um Secretário-Geral para liderar nossa Sociedade Bíblica e peça que Deus nos abençoe com a pessoa certa para o cargo.

LAOS: Louve a Deus pela conclusão da revisão da Bíblia em laosiano no ano passado após oito anos de trabalho. Devido às restrições governamentais, a distribuição de Escrituras permanece um desafio, particularmente fora da capital. Ore para que a Parceria no Laos ajude a Igreja Evangélica do Laos a estabelecer um centro de distribuição em Vientiane e pelo plano de implantar uma unidade de distribuição móvel.

VIETNÃ: O trabalho aqui tem sido empolgante. Nossa parceria com a Igreja oficial e outras igrejas continua a se expandir e nossa Bíblia Revisada em vietnamita publicada recentemente é um importante recurso neste ano em que a Igreja comemora 100 anos de Protestantismo. Ore para que a nova Bíblia confira um novo dinamismo à Igreja. Dê graças pela publicação do Novo Testamento bilíngue vietnamita-chinês e ore por nossos quatro projetos de tradução para idiomas minoritários.

Fonte: BOLETIM DA SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL (www.sbb.org.br).

A vinda do Filho do Homem

MATEUS 24.29-31
 
Jesus disse: — Depois daqueles dias de sofrimento, o sol ficará escuro, e a lua não brilhará mais. As estrelas cairão do céu, e os poderes do espaço serão abalados. Então o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu. Todos os povos da terra chorarão e verão o Filho do Homem descendo nas nuvens, com poder e grande glória. A grande trombeta tocará, e ele mandará os seus anjos para os quatro cantos da terra. E os anjos reunirão os escolhidos de Deus de um lado do mundo até o outro.

Fonte: Bíblia Sagrada.

Últimos sinais para a vinda de Cristo Jesus

Jesus fala da destruição do Templo

MATEUS 24.1-8

Jesus saiu do pátio do Templo, e, quando já estava indo embora, os seus discípulos chegaram perto dele e chamaram a sua atenção para os edifícios do Templo. Então ele disse: — Vocês estão vendo tudo isso? Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: aqui não ficará uma pedra em cima da outra; tudo será destruído!

Sofrimento e perseguições

Jesus estava sentado no monte das Oliveiras. Então os discípulos chegaram perto dele e lhe perguntaram em particular: — Conte para nós quando é que isso vai acontecer. Que sinal haverá para mostrar que chegou o tempo de o senhor voltar e de tudo acabar? Jesus respondeu: — Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: "Eu sou o Messias!" E enganarão muitas pessoas. Não tenham medo quando ouvirem o barulho de batalhas ou notícias de guerras. Tudo isso vai acontecer, mas ainda não será o fim. Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá falta de alimentos e tremores de terra. Essas coisas serão como as primeiras dores de parto.

Os tempos do fim

MATEUS 24.9-14

— Depois vocês serão presos e entregues para serem maltratados e vocês serão mortos. Todos os odiarão por serem meus seguidores. Nessa época muitos vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar uns aos outros. Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente. A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará; mas quem ficar firme até o fim será salvo. E a boa notícia sobre o Reino será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda a humanidade. Então virá o fim.

Fonte: BÍBLIA SAGRADA

A raiva de Jonas e a misericórdia de Deus

JONAS 4.1-11

Por causa disso, Jonas ficou com raiva e muito aborrecido. Então orou assim: — Ó SENHOR Deus, eu não disse, antes de deixar a minha terra, que era isso mesmo que ias fazer? Foi por isso que fiz tudo para fugir para a Espanha! Eu sabia que és Deus que tem compaixão e misericórdia. Sabia que és sempre paciente e bondoso e que estás sempre pronto a mudar de ideia e não castigar. Agora, ó SENHOR, acaba com a minha vida porque para mim é melhor morrer do que viver. O SENHOR respondeu: — Jonas, você acha que tem razão para ficar com tanta raiva assim? Aí Jonas saiu de Nínive, foi para o lado onde o sol nasce e sentou-se. Depois, construiu um abrigo e sentou-se na sombra, esperando para ver o que ia acontecer com a cidade. Então o SENHOR Deus fez crescer uma planta por cima de Jonas, para lhe dar um pouco de sombra, de modo que ele se sentisse mais confortável. E Jonas ficou muito satisfeito com a planta. Mas no dia seguinte, quando o sol ia nascer, por ordem de Deus um bicho atacou a planta, e ela secou. Depois que o sol nasceu, Deus mandou um vento quente vindo do leste. E Jonas quase desmaiou por causa do calor do sol, que queimava a sua cabeça. Então quis morrer e disse: — Para mim é melhor morrer do que viver! Mas Deus perguntou: — Jonas, você acha que está certo ficar com raiva por causa dessa planta? Jonas respondeu: — É claro que tenho razão para estar com raiva e, com tanta raiva, que até quero morrer! Então o SENHOR Deus disse: — Essa planta cresceu numa noite e na noite seguinte desapareceu. Você nada fez por ela, nem a fez crescer, mas mesmo assim tem pena dela! Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil crianças inocentes e também muitos animais!

Fonte: Bíblia Sagrada.

Profeta Jonas em Nínive

JONAS 3.1-10
Pela segunda vez, o SENHOR Deus disse a Jonas: — Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou dar a você. Jonas se aprontou e foi a Nínive, como o SENHOR Deus havia ordenado. Nínive era tão grande, que uma pessoa levava três dias para atravessá-la a pé. Jonas entrou na cidade, andou um dia inteiro e então começou a anunciar: — Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída! Então os moradores de Nínive creram em Deus e resolveram que cada um devia jejuar. E todos, desde os mais importantes até os mais humildes, vestiram roupa feita de pano grosseiro a fim de mostrar que estavam arrependidos. Quando o rei de Nínive soube disso, levantou-se do trono, tirou o manto, vestiu uma roupa feita de pano grosseiro e sentou-se sobre cinzas. Mandou também anunciar ao povo da cidade o seguinte: "Esta é uma ordem do rei e dos seus ministros. Ninguém pode comer nada. Todas as pessoas e também os animais, o gado e as ovelhas estão proibidos de comer e beber. Que todas as pessoas e animais vistam roupas feitas de pano grosseiro! Que cada pessoa ore a Deus com fervor e abandone os seus maus caminhos e as suas maldades! Talvez assim Deus mude de ideia. Talvez o seu furor passe, e assim não morreremos!" Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então mudou de ideia e não castigou a cidade como tinha dito que faria.

Fonte: Bíblia Sagrada.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Oração do Profeta Jonas

JONAS 1.17—2.10
O SENHOR ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E ele ficou dentro do peixe três dias e três noites.
Ali, de dentro do peixe, Jonas orou ao SENHOR, seu Deus, dizendo: "Ó SENHOR Deus, na minha aflição clamei por socorro, e tu me respondeste; do fundo do mundo dos mortos, gritei pedindo socorro, e tu ouviste a minha voz. Tu me atiraste no abismo, bem no fundo do mar. Ali as águas me cercavam por todos os lados, e todas as tuas poderosas ondas rolavam sobre mim. Pensei que havia sido jogado fora da tua presença e que não tornaria a ver o teu santo Templo. "As águas vieram sobre mim e me sufocaram; o mar me cobriu completamente, e as plantas marinhas se enrolaram na minha cabeça. Desci até a raiz das montanhas, desci à terra que tem o portão trancado para sempre. Tu, porém, me salvaste da morte, ó SENHOR, meu Deus! Quando senti que estava morrendo, eu lembrei de ti, ó SENHOR, e a minha oração chegou a ti, no teu santo Templo. "Aqueles que adoram ídolos, que são coisas sem valor, deixaram de ser fiéis a ti. Mas eu cantarei louvores, e te oferecerei sacrifícios, e cumprirei o que prometi. A salvação vem de Deus, o SENHOR!" Então o SENHOR deu ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas na praia.

Fonte: BÍBLIA SAGRADA.

O Profeta Jonas foge de Deus

JONAS 1.1-16
Certo dia, o SENHOR Deus disse a Jonas, filho de Amitai: — Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos. Jonas se aprontou, mas fugiu do SENHOR, indo na direção contrária. Ele desceu a Jope e ali encontrou um navio que estava de saída para a Espanha. Pagou a passagem e embarcou a fim de viajar com os marinheiros para a Espanha, para longe do SENHOR. No entanto, Deus mandou um forte vento, e houve uma tempestade no mar. Era tão violenta, que o navio estava em perigo de se partir ao meio. Os marinheiros ficaram com muito medo e gritavam por socorro, cada um ao seu deus. E, para que o navio ficasse mais leve, jogaram a carga no mar. Porém Jonas tinha descido ao porão e ali havia se deitado e caído num sono profundo. O capitão do navio o encontrou ali e disse: — Como é que você está aí dormindo? Levante-se e peça socorro ao seu deus. Pode ser que ele tenha pena de nós e não deixe a gente morrer. Os marinheiros disseram uns aos outros: — Vamos tirar a sorte para descobrir quem é o culpado de estarmos neste perigo. Eles fizeram isso, e o nome de Jonas foi sorteado. Então lhe perguntaram: — Agora diga: quem é o culpado de tudo isso? O que você está fazendo aqui? De onde você vem? De que país você é, e qual é o seu povo? — Eu sou hebreu — respondeu Jonas — e adoro o SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra. Em seguida, Jonas contou que estava fugindo de Deus, o SENHOR. Aí os marinheiros ficaram mais apavorados ainda e disseram: — Veja só o que você fez! A tempestade piorava cada vez mais, de modo que os marinheiros perguntaram a Jonas: — Que devemos fazer com você para que o mar se acalme? Jonas respondeu: — Vocês me peguem e joguem no mar, que ele ficará calmo. Pois eu sei que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês. Em vez de fazerem isso, os marinheiros começaram a remar com toda a força, tentando levar o navio para a praia; porém não conseguiam nada porque a tempestade piorava ainda mais. Então oraram bem alto, assim: — Ó SENHOR Deus, não nos castigues com a morte, por tirarmos a vida deste homem. Pois és tu, ó SENHOR, quem está fazendo isso, e o que está acontecendo é da tua vontade. Em seguida, os marinheiros pegaram Jonas e o jogaram no mar, e logo o mar se acalmou. Eles ficaram com tanto medo do SENHOR, que lhe ofereceram um sacrifício e lhe fizeram promessas.

Fonte: BÍBLIA SAGRADA.

O povo assina um acordo

NEEMIAS 9.38; 10.28-29
Por causa de tudo isso, nós, o povo de Israel, estamos fazendo por escrito um acordo solene. E as nossas autoridades, os nossos levitas e os nossos sacerdotes vão assiná-lo.

O acordo

Nós, o povo de Israel, os sacerdotes, os levitas, os guardas do Templo, os servidores do Templo, os cantores do Templo e todos os outros que, obedecendo à Lei de Deus, se conservaram separados dos estrangeiros que vivem na nossa terra — nós, junto com as nossas esposas e todos os nossos filhos que já têm idade para entender — fazemos por meio deste acordo, junto com as nossas autoridades, a seguinte promessa: Nós viveremos de acordo com a Lei de Deus, que ele nos deu por meio do seu servo Moisés; obedeceremos a tudo o que o SENHOR, nosso Deus, nos manda; e cumpriremos todas as suas leis e mandamentos. Se quebrarmos esta promessa, seremos amaldiçoados.

Fonte: Bíblia Sagrada.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como celebrar o Dia da Bíblia

O Dia da Bíblia é dedicado à realização de eventos e pode ser comemorado tanto no segundo domingo de dezembro quanto ao longo de toda a semana que antecede a data. As atividades programadas são variadas e vão desde cultos até maratonas de leitura bíblica que mobilizam milhares de pessoas. Conheça a seguir como a Semana da Bíblia é comemorada.

:: Cultos – As igrejas planejam e realizam cultos especiais no Dia da Bíblia. Nestes cultos é lembrado o grande amor de Deus ao entregar a sua Palavra aos homens e o valor dessa Palavra na vida das pessoas. Em geral, nesses cultos são recolhidas ofertas especiais para ajudar na distribuição da Bíblia no Brasil e no mundo.

:: Carreatas – Muitas igrejas organizam desfiles de carros pelas principais ruas da cidade, ostentando faixas com versículos bíblicos. Carros alegóricos, com representações de Bíblias, normalmente fazem parte da carreata.

:: Concentrações – Igrejas de muitas cidades organizam concentrações públicas para celebrar o Dia da Bíblia. Estas concentrações ocorrem em praças, ginásios esportivos, estádios e outros lugares de fácil acesso ao público. Um culto público com pregação da palavra, orações e apresentação de corais e conjuntos musicais, normalmente é o clímax da celebração. Bíblias, Novos Testamento, Porções Bíblicas e Seleções Bíblicas são distribuídas nas concentrações.

:: Maratona - As igrejas organizam maratonas de leitura bíblica em seus templos ou em lugares públicos. Essas maratonas seguem dois modelos. No primeiro os textos são selecionados e lidos publicamente, normalmente em lugares com grande fluxo de pessoas. No segundo caso, é feita a leitura ininterrupta de todo o texto bíblico. Pessoas são escaladas para darem continuidade à leitura e ela só é interrompida quando se completa a leitura de toda a Bíblia. Normalmente esta leitura leva mais de um dia para ser concluída e implica em uma vigília.

:: Monumentos – Já vem de décadas o costume de levantar monumentos à Bíblia em praças públicas das cidades. O monumento à Bíblia é um testemunho público da importância da Bíblia para as pessoas e para a sociedade e, ao mesmo tempo, um marco da importância da Bíblia para a cultura do povo.

:: Distribuição – Existem igrejas que no Dia da Bíblia efetuam uma distribuição maciça de folhetos (Seleções Bíblicas), para que o povo conheça o valor da Bíblia em suas vidas. Também são feitas distribuições de Bíblias, Novos Testamentos e porções bíblicas. A distribuição de Bíblias, em geral, é feita em escolas, hospitais, empresas, quartéis ou outros tipos de organização.

:: Pedalando por Bíblias – Em vários países são organizados passeios ciclísticos para divulgar a Bíblia e arrecadar fundos em favor da causa da Bíblia. No Brasil esses passeios começaram a ser realizados no ano de 1998 e são chamados de "Pedalando por Bíblias". Igrejas e entidades cristãs tomam a iniciativa de organizar o passeio. Cada participante, ao se inscrever, doa uma ou várias Bíblias para serem distribuídas a pessoas ou entidades necessitadas. Fazendo sucesso por onde passa, a iniciativa surgiu em 1984, na Austrália, com o ciclista Bob Forrest. Nesta ocasião, ele percorreu os 900km que separam Sidney e Melbourne, na companhia de seu filho e de um amigo. Para cumprir esse percurso, o australiano conseguiu patrocinadores e destinou os recursos obtidos a projetos de distribuição de Bíblias. Replicado em mais de 20 países, como Alemanha, Argentina, Hong Kong, Namíbia, Sri Lanka e Suíça, o projeto foi adotado no Brasil em um formato que mobiliza milhares de pessoas em torno da divulgação da Bíblia Sagrada.

:: Jograis - Dentro da programação muitas vezes são incluídos jograis com temas bíblicos que podem ser realizados com a participação de várias pessoas. Abaixo, disponinilizamos para você os dois modelos:

A. Primeiro Jogral da Bíblia Sagrada - de Waldir J. Silva

Recomendações:
:: Pode ser realizado com 6 pessoas ou 6 pares; com 12 pessoas ou 12 pares.
:: Todos devem estar com as Bíblias na mão, levantando-as e fazendo gestos ao falarem.

1: Bíblia Sagrada é o Livro...
2: Que contém a verdade dos céus.
3: Profetas e Apóstolos a escreveram...
4: Com suas penas, mas inspirados por Deus.
5: É uma espada de dois gumes...
6: Que corta o mal ao pecador...
7: E é um mapa detalhado...
8: Que certo guia o viajor.
9: É uma lâmpada brilhante...
10: Que alumia o caminho do cristão.
11: Em suas páginas escrito...
12: Está o necessário para dar ao mundo salvação.

Todos: BÍBLIA SANTA DO SENHOR.

1: Bíblia Sagrada é o Livro...
2: Inimitável pelo mais sábio escritor.
3: Somente a compreendem e a obedecem...
4: Sábios e leigos, mas de Cristo um seguidor.
5: Tem o conselho pronto e certo...
6: Aos que a desejam consultar...
7: E tem a justa punição...
8: Aos que a verdade desprezar.
9: Tem o alento para o crente...
10: O caminho do perdão ao pecador.
11: Sessenta e seis livros inspirados...
12: Em um só livro Bíblia Santa do Senhor.

Todos: BÍBLIA SANTA DO SENHOR.

B. Segundo Jogral da Bíblia Sagrada - de Waldir J. Silva

Recomendações:
:: Pode ser realizado com 13 pessoas ou 13 pares.
:: Todos devem estar com Bíblias na mão, levantando-as e fazendo gestos ao falarem.

B: Eu sou o “B” da Bíblia Sagrada
Í: Eu sou o “I” do ide por todo o mundo, pregai o Evangelho.
B: Eu sou o "B" do Brasil gigante e forte do Chuí ao Oiapoque.
L: Eu sou o "L" de levai as boas novas de Jesus ao povo.
I: Eu sou o "I" de irmãos unidos levando a Bíblia ao mundo.
A: Eu sou o "A" de avançar sem recuar e a Bíblia levar.

S: Eu sou o "S" de Santidade.
A: Eu sou o "A" de Alegria.
G: Eu sou o "G" de Grandeza.
R: Eu sou o "R" de Resposta.
A: Eu sou o "A" de Arrependimento.
D: Eu sou o "D" de Divindade.
A: Eu sou o "A" de Amor.

Todos: BÍBLIA SAGRADA


Semana de 06 a 12 de novembro

BIELORRÚSSIA: Ore para que a nova Bíblia em bielorrusso contemporâneo atenda as necessidades de igrejas, organizações culturais e cristãos. Peça a ajuda de Deus em nosso trabalho em creches, lares para deficientes e idosos, com dependentes químicos e portadores de HIV/AIDS. Ore para que as pessoas abram seus corações e permitam que a Palavra de Deus as regenere. Ore também pela boa utilização das Escrituras que disponibilizamos em bibliotecas e museus. 


LITUÂNIA: Dê graças por termos recebido apoio financeiro que permitiu continuar a fornecer Escrituras para escolas, órfãos, hospitais e idosos. Ore para que Deus nos conceda sabedoria e coragem durante a adaptação de publicações bíblicas para o nosso mercado. E peça que cristãos e igrejas continuem a receber e conhecer as bênçãos de seus ministérios. 

LETÔNIA: Agradeça a ajuda de Deus na preservação da boa imagem da Sociedade Bíblica. A confiança de nossos apoiadores em nosso ministério tem crescido ao longo dos anos. Dê graças também pelo progresso na tradução da nova Bíblia. Ore pela realização das etapas finais que ainda precisam ser concluídas nesse projeto. Lembre-se das muitas pessoas na Letônia que estão enfrentando dificuldades devido à crise econômica. 

ESTÔNIA: Louve a Deus por suas muitas bênçãos. Dê graças pelo progresso da Obra Bíblica nos últimos 20 anos e pelos generosos doadores que nos ajudam a continuar nossa missão. Ore por recursos financeiros para continuar a tradução do Antigo Testamento para estoniano moderno e por nossos esforços para incentivar as pessoas a ler a Bíblia e torná-la relevante na vida cotidiana.

Fonte: Boletim da Sociedade Bíblica do Brasil.

A exploração dos pobres

NEEMIAS 5.1-11
 
Algum tempo depois, muitas pessoas, tanto homens como mulheres, começaram a reclamar contra os seus patrícios judeus. Alguns diziam: — As nossas famílias são grandes, e precisamos de trigo para nos alimentarmos e continuarmos vivos. Outros diziam: — Para não morrermos de fome, nós tivemos de penhorar os nossos campos, as nossas plantações de uvas e as nossas casas a fim de comprar trigo. E outros, ainda, disseram: — Tivemos de pedir dinheiro emprestado para pagar ao rei os impostos sobre os nossos campos e plantações de uvas. Acontece que nós somos da mesma raça dos nossos patrícios judeus, e os nossos filhos são tão bons como os deles. No entanto, nós temos de fazer com que os nossos filhos trabalhem como escravos. Algumas das nossas filhas já foram vendidas como escravas. Não podemos fazer nada para evitar isso, pois os nossos campos e as nossas plantações de uvas foram tomados de nós. Quando eu, Neemias, ouvi essas queixas, fiquei zangado e resolvi fazer alguma coisa. Repreendi as autoridades do povo e os oficiais e disse: — Vocês estão explorando os seus irmãos! Depois de pensar nisso, eu reuni todo o povo a fim de tratar desse problema e disse: — De acordo com as nossas posses, nós temos comprado dos estrangeiros os nossos patrícios judeus que tiveram de se vender a eles como escravos. E agora vocês, que são judeus, estão forçando os seus próprios patrícios a se venderem a vocês! As autoridades ficaram caladas e não acharam nada para responder. Então eu disse: — O que vocês estão fazendo é errado! Vocês deviam temer a Deus e fazer o que é direito, em vez de dar aos nossos inimigos, os não judeus, razão para caçoar de nós. Eu, e os meus companheiros, e os homens que trabalham para mim temos emprestado dinheiro e trigo ao povo. E agora vamos perdoar essa dívida. Portanto, vocês também, perdoem todas as dívidas deles — dinheiro, vinho ou azeite. E devolvam agora mesmo os seus campos, as suas plantações de uvas e de oliveiras e as suas casas.

Fonte: Bíblia Sagrada.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Participe da corrente de oração para a Tailândia

As Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) convocam os cristãos em todo o mundo a se unir em oração pelas vítimas da grande inundação que vem atingido a Tailândia, nos últimos meses. A capital Bancoc é uma das cidades mais prejudicadas. 



Alguns dos problemas enfrentados pela população local são a falta de água limpa para beber e o alto preço dos alimentos, além de saques e estradas bloqueadas, devido às inundações. A Sociedade Bíblica da Tailândia tem funcionado parcialmente, pois alguns funcionários da equipe também foram afetados pela situação caótica. Orem pela recuperação do país tailandês e para que a Palavra de Deus leve esperança às milhares de pessoas vitimadas pela catástrofe.



Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil.

Os inimigos de Neemias

NEEMIAS 4.1-6

Quando Sambalate soube que os judeus estavam reconstruindo as muralhas, ficou furioso e começou a caçoar de nós. Diante dos seus companheiros e do exército dos samaritanos, ele disse: — O que é que esses judeus miseráveis estão fazendo? Será que eles pretendem reconstruir a cidade? Será que eles pensam que, oferecendo sacrifícios, poderão acabar o trabalho em um dia? Será que dos montões de entulho e das pedras que foram queimadas eles podem tirar pedras para a construção? Tobias, que era do país de Amom, estava com ele e disse: — Que tipo de muralha eles poderão construir? Até mesmo uma raposa poderia derrubá-la! "Ó nosso Deus, escuta como eles caçoam de nós! Faze que a zombaria caia sobre a cabeça deles mesmos. Que tudo o que eles têm seja roubado, e que eles sejam levados prisioneiros para uma terra estrangeira! Não perdoes o mal que eles fazem e não esqueças os seus pecados, pois insultaram a nós, que estamos construindo." Então continuamos a reconstruir as muralhas, e logo elas já estavam na metade da sua altura total porque o povo estava animado para trabalhar.

Fonte: BÍBLIA SAGRADA.

Enquete sobre EBD