sexta-feira, 25 de março de 2011

O jovem Davi na guerra (Bíblia Sagrada)

1SAMUEL 17.41-54
Golias, o filisteu, começou a caminhar na direção de Davi. O ajudante que carregava as suas armas ia na frente. Quando chegou perto de Davi, Golias olhou bem para ele e começou a caçoar porque Davi não passava de um rapaz bonito e de boa aparência. Aí disse a Davi: — Para que é esse bastão? Você pensa que eu sou algum cachorro? Em seguida rogou a maldição dos seus deuses sobre Davi e o desafiou, dizendo: — Venha, que eu darei o seu corpo para as aves e os animais comerem. Davi respondeu: — Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou. Hoje mesmo o SENHOR Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça. E darei os corpos dos soldados filisteus para as aves e os animais comerem. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus, e todos aqui verão que ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos. Então Golias começou novamente a caminhar na direção de Davi, e Davi correu rápido na direção da linha de batalha dos filisteus, para lutar contra ele. Enfiou a mão na sua sacola, pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. Então Davi correu, ficou de pé sobre Golias, tirou a espada dele da bainha e o matou, cortando com ela a cabeça dele. E assim Davi venceu Golias e o matou apenas com uma pedra. Quando os filisteus viram que o seu herói estava morto, fugiram. Aí os soldados de Israel e de Judá correram atrás deles, gritando, e os perseguiram até a cidade de Gate e até os portões de Ecrom. Os filisteus caíram feridos pela estrada de Saaraim, até Gate e Ecrom. Os israelitas voltaram da perseguição aos filisteus e levaram as coisas do acampamento deles. Davi pegou a cabeça de Golias e a levou para Jerusalém. Porém as armas de Golias ele guardou na sua própria barraca.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Davi e Saul (Bíblia Sagrada)

1SAMUEL 16.14-23
O Espírito do SENHOR saiu de Saul, e um espírito mau, mandado por Deus, começou a atormentá-lo. Então os empregados de Saul lhe disseram: — Sabemos que um espírito mau mandado por Deus está atormentando o senhor. Mande, e nós iremos procurar um homem que saiba tocar lira. Assim, quando o espírito mau vier sobre o senhor, o homem tocará a lira, e o senhor ficará bom de novo. E Saul ordenou: — Procurem um homem que toque bem lira e o tragam aqui. Um dos empregados respondeu: — Jessé, da cidade de Belém, tem um filho que é bom músico. Ele também é valente, bom soldado, fala bem, tem boa aparência, e o SENHOR Deus está com ele. Aí Saul enviou mensageiros com este recado para Jessé: — Mande-me o seu filho Davi, aquele que toma conta das ovelhas. Então Jessé mandou Davi a Saul, e Davi levou de presente um odre cheio de vinho, um cabrito e um jumento carregado de pão. Davi foi e ficou trabalhando para Saul. Este gostou muito de Davi e o escolheu para carregar as suas armas. E mandou a seguinte mensagem a Jessé: — Eu gostei de Davi. Deixe que ele fique aqui a meu serviço. Daí em diante, toda vez que o espírito mau mandado por Deus vinha sobre Saul, Davi pegava a sua lira e tocava. O espírito mau saía de Saul, e ele se sentia melhor e ficava bom novamente.

O novo rei de Israel (Bíblia Sagrada)

1SAMUEL 16.1-7
O SENHOR Deus disse a Samuel: — Até quando você vai continuar a ter pena de Saul? Eu não quero mais que ele seja rei de Israel. Encha um chifre com azeite e leve com você. Depois vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei. — Como posso fazer isso? — respondeu Samuel. — Se Saul souber disso, ele me mata! O SENHOR Deus respondeu: — Leve um bezerro e diga que você foi lá para oferecer um sacrifício ao SENHOR. Convide Jessé para o sacrifício, e depois eu lhe digo o que fazer. Você ungirá como rei aquele que eu indicar. Samuel fez o que o SENHOR Deus havia mandado e foi a Belém. Quando chegou lá, os líderes da cidade foram tremendo encontrá-lo e perguntaram: — A sua visita é de paz? — Sim! — respondeu ele. — Eu vim oferecer um sacrifício a Deus. Purifiquem-se e venham comigo. Ele mandou que Jessé e os seus filhos se purificassem e os convidou para o sacrifício. Quando eles chegaram, Samuel viu Eliabe, um dos filhos de Jessé, e pensou: — Este homem que está aqui na presença de Deus, o SENHOR, certamente é aquele que o SENHOR escolheu. Mas o SENHOR disse: — Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração. 

1SAMUEL 16.8-13
Então Jessé chamou o seu filho Abinadabe e o levou a Samuel. Mas Samuel disse: — Este também não foi escolhido pelo SENHOR. Aí Jessé trouxe o seu filho Simeia. E Samuel disse: — O SENHOR Deus também não escolheu este. Assim Jessé apresentou a Samuel sete dos seus filhos. E Samuel disse: — O SENHOR Deus não escolheu nenhum destes. E perguntou a Jessé: — Você não tem mais nenhum filho? Jessé respondeu: — Tenho mais um, o caçula, mas ele está fora, tomando conta das ovelhas. — Então mande chamá-lo! — disse Samuel. — Nós não vamos oferecer o sacrifício enquanto ele não vier. Aí Jessé mandou buscá-lo. Era um belo rapaz, saudável e de olhos brilhantes. E o SENHOR disse a Samuel: — É este mesmo. Unja-o. Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do SENHOR dominou Davi e daquele dia em diante ficou com ele. E Samuel voltou para Ramá.

Semana de 20 a 26 de março (Boletim SBB)

UGANDA: Agradeça a Deus pela transição tranquila para a nova liderança da Sociedade Bíblica. Dê graças também pelo aumento do apoio por parte das igrejas e pelas bem-sucedidas campanhas de arrecadação de fundos e visitas promocionais. Ore por calma, paz e estabilidade durante e após as eleições presidenciais e por recursos financeiros para levarmos a Palavra a pessoas desabrigadas e afetadas por atividades de forças rebeldes, entre outras dificuldades.

QUÊNIA: Agradeça a Deus pela conclusão de nosso projeto de apartamentos e ore por recursos para financiar mais trabalhos de tradução. Agradeça-o também pelo sucesso dos programas FVPO* e Bom Samaritano* e do trabalho de alfabetização e com deficientes visuais. Ore por estabilidade política no Quênia e na SOMÁLIA, pela arrecadação local de fundos, pelo lançamento das Bíblias nas línguas lukakamega-lutirichi e kikamba, pelos projetos de tradução em andamento e por nossas competições bíblicas para jovens.

TANZÂNIA: Louve a Deus pelo lançamento do Novo Testamento em chikagulu e ore para que ele ajude muitas pessoas a se converter. Ore por nossos esforços de arrecadação de fundos, por bons relacionamentos com as igrejas, pelos projetos de tradução em andamento, por nossa equipe e direção. 

FONTE: Boletim SBB (www.sbb.org.br)

sexta-feira, 18 de março de 2011

O arrependimento de Saul (Bíblia Sagrada)

1SAMUEL 15.24-31


— Eu pequei! — respondeu Saul. — Desobedeci às ordens de Deus, o SENHOR, e às instruções que você deu. Fiquei com medo do povo e fiz o que eles queriam. Mas agora, Samuel, eu peço que perdoe o meu pecado e volte comigo para que eu possa adorar o SENHOR. — Eu não voltarei com você! — respondeu Samuel. — Você rejeitou as ordens de Deus, o SENHOR, e por isso ele também o rejeitou como rei de Israel. Então Samuel virou-se para sair. Mas Saul o segurou pela barra da capa, e ela se rasgou. E Samuel disse: — Hoje Deus rasgou das suas mãos o Reino de Israel e o deu a alguém que é melhor do que você. O glorioso Deus de Israel não mente, nem muda de ideia. Ele não é um ser humano e por isso não se arrepende. — Eu pequei! — repetiu Saul. — Mas pelo menos me respeite na frente dos líderes e de todo o povo de Israel. Volte comigo para que eu possa adorar o SENHOR, seu Deus. Então Samuel voltou com ele, e Saul adorou a Deus, o SENHOR.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Saul é rejeitado como Rei (Bíblia Sagrada)

1SAMUEL 15.10-23

O SENHOR Deus falou com Samuel: — Eu estou arrependido de ter feito Saul rei, pois ele me abandonou e desobedeceu às minhas ordens. Samuel ficou triste com isso e a noite inteira orou em voz bem alta a Deus, o SENHOR, em favor de Saul. Na manhã seguinte, bem cedo, ele saiu para procurar Saul. Soube que ele tinha ido para a cidade de Carmelo, onde havia construído um monumento em honra de si mesmo, e que depois tinha seguido para Gilgal. Samuel encontrou Saul, e este o cumprimentou, dizendo: — Que o SENHOR Deus o abençoe, Samuel! Eu obedeci às ordens do SENHOR. E Samuel perguntou: — Então por que é que estou ouvindo o mugido de gado e o berro de ovelhas? Saul respondeu: — Os meus soldados os tomaram dos amalequitas. Pegaram as melhores ovelhas e o melhor gado para oferecer como sacrifício ao SENHOR, o Deus de você. E destruímos completamente o resto. — Espere! — interrompeu Samuel. — Eu vou lhe contar o que o SENHOR Deus me disse na noite passada. — Fale! — disse Saul. E Samuel continuou: — Você pode pensar que é uma pessoa sem importância, mas é o líder das tribos de Israel. O SENHOR Deus o ungiu como rei do povo de Israel e mandou que você fosse e destruísse os amalequitas, essa gente má. E disse para você lutar até acabar com eles. Então por que é que você não obedeceu? Por que é que você teve pressa de ficar com as coisas do inimigo, fazendo assim uma coisa que para Deus é errada? — Mas eu obedeci a Deus, o SENHOR! — respondeu Saul. — Saí como ele me ordenou, trouxe o rei Agague e matei todos os amalequitas. Porém os meus soldados não mataram o melhor gado e as melhores ovelhas, que estavam condenados à destruição. Em vez disso, eles os trouxeram aqui para Gilgal a fim de os oferecer como sacrifício ao SENHOR, o Deus de você. Samuel respondeu: — O que é que o SENHOR Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. A revolta contra o SENHOR é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O SENHOR o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Semana de 13 a 19 de março (Boletim SBB)

CAMARÕES: Louve a Deus pelo lançamento da Bíblia no idioma guiziga, pela reforma da Casa da Bíblia e pelo impacto das Escrituras distribuídas a órfãos. Este ano marca o 50º aniversário da Obra Bíblica em nosso país. Ore pelo sucesso das comemorações e para que a data incentive as autoridades e igrejas a oferecer mais apoio. Ore também por mais doadores e para que a Bíblia transforme nossa nação. Peça a Deus para abençoar a Obra Bíblica na Guiné Equatorial e em São Tomé e Príncipe.

REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA: Louve a Deus por nossas boas relações com igrejas e organizações cristãs. Louve a Deus também pela retomada de nosso trabalho de alfabetização. Ore pela impressão e pelo lançamento da nova Bíblia no idioma sango, pela resolução de questões legais relativas às nossas instalações e pela eleição geral marcada para este ano.

GABÃO: Louve a Deus pelo trabalho de tradução para os idiomas nzébi, fang e ghetshogho. Agradeça-o também por nosso projeto de combate ao HIV/AIDS, pela produção de uma Bíblia do Jubileu e pela nova direção. Ore pelo projeto Bíblia do Jubileu, por mais apoio das igrejas, pelo trabalho de tradução e combate ao HIV/AIDS, pela Maratona Bíblica, pelo treinamento de professores de Escolas Dominicais, pelo programa FVPO* e pela arrecadação de fundos. Lembre-se também de nossos planos de construir uma nova Casa da Bíblia.

FONTE: Boletim SBB (www.sbb.org.br)

quinta-feira, 10 de março de 2011

Semana de 06 a 12 de março (Boletim SBB)

BOLÍVIA: Damos graças pela conclusão da Bíblia Revisada em aimará e oramos pelas vidas de quem trabalhou no projeto. Ore pela revisão da Bíblia em quéchua central: que Deus proporcione os fundos e oriente os tradutores. Ore para que nossos projetos previstos para este ano mudem vidas. Que a sabedoria de Deus ilumine nosso Secretário-Geral e nossa Diretoria na liderança da Sociedade Bíblica, permitindo que a Palavra de Deus toque o coração de mais pessoas na Bolívia.

URUGUAI: Ore para que tenhamos a sabedoria para encarar crises como oportunidades de prestar serviço. Ore para que nosso ministério se fortaleça e nossa economia se estabilize para que nossa Sociedade Bíblica possa se tornar autossustentável. Ore para que nosso novo projeto Invista em uma Criança possa ensinar os princípios básicos da Palavra de Deus a 5.000 crianças por ano em Escolas Bíblicas. Ore para que possamos adquirir um novo veículo para atender nosso projeto Novos Horizontes.

PARAGUAI: Ore pelos líderes e pela classe política de nosso país: que eles recebam a sabedoria e, tementes a Deus, sejam capazes de governar o país com sapiência e honestidade neste momento de necessidade.


FONTE: Boletim SBB (www.sbb.org.br)

Enquete sobre EBD