segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Semana de 27 a 05 de março (Boletim SBB)

CHILE: Agradecemos a Deus pela ajuda da Diretoria de Área e das Sociedades Bíblicas que, após o terremoto e o tsunami do ano passado, forneceram recursos para auxiliar a reparar nossa infraestrutura, imprimir 200.000 porções e distribuir Bíblias aos sobreviventes. Ore por nossos projetos de apoio a famílias, prevenção do uso de drogas e alfabetização. Ore para que o tema do Dia Internacional de Oração da Mulher, "Quantos pães você tem?", tenha um amplo impacto e possamos preparar uma porção especial para as mulheres.

ARGENTINA: Agradecemos a Deus pelo projeto Bíblia e Cultura, que forneceu a todas as bibliotecas públicas uma Bíblia, e pelo progresso do projeto Alfabetização de Indígenas. Oramos pelo aumento do trabalho voluntário, pela realização do projeto Ele Fala Nossa Língua, voltado para a produção e distribuição de materiais bíblicos entre povos indígenas, e por nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento de novos formatos da Bíblia para o público jovem.

FONTE: Boletim www.sbb.org.br

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pense nisso!

- Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
- Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
- E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
- Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
- Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
- Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
- E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
- E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
- Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
- Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
- Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
- Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
(Bíblia Sagrada;Romanos 1.21-32)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Semana de 20 a 26 de fevereiro (Boletim SBB)

AFEGANISTÃO: Continue a orar para que portas se abram e por oportunidades para que as pessoas recebam a Bíblia. Ore para que a Bíblia recentemente traduzida na língua dari seja bem aceita e que ela chegue a quem mais a necessita. Continue a pedir a Deus para proteger a comunidade cristã que frequentemente é perseguida devido à sua fé.

PAQUISTÃO: Louve a Deus pela conclusão da Bíblia de Estudo em urdu e ore para que ela seja uma dádiva, proporcionando aos falantes de urdu uma nova compreensão e muitas bênçãos. Atividades terroristas continuam a devastar nosso país, tornando a distribuição da Bíblia muito difícil. Por favor, ore para que Deus traga paz e abra novas portas para a Bíblia. Ore também para que a situação econômica melhore, pois a inflação galopante torna a vida difícil para as pessoas comuns.

IRÃ: Dê graças pela distribuição de mais de 100.000 exemplares das Escrituras a cristãos persas e não cristãos ao redor do mundo e ore por nossos parceiros que realizam esse trabalho. Peça que Deus os proteja, bem como aqueles que recebem as Escrituras, e ore por mais oportunidades para distribuir a Palavra de Deus. Ore também para que as Bíblias Infantis publicadas recentemente conquistem os corações de muitos jovens para Cristo. Ore por recursos financeiros e pelo maravilhoso trabalho sendo realizado nesse país de maioria muçulmana.

FONTE: Boletim da Sociedade Bíblica do Brasil (www.sbb.org.br)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Vinho e a Bíblia (Final)

Advertências Contra Vinho e Bebedice
1.  Causa emoção exagerada.
Salmo 78:65 "Então o Senhor despertou, como quem acaba de dormir, como um valente que se alegra com o vinho."
2.  Causa desequilíbrio.
Salmo 107:27 "Andam e cambaleiam como ébrios, e perderam todo o tino."
3. O vinho escarnece do bebedor.
Provérbios 20:1 "O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio."
4.  Leva à pobreza.
Provérbios 21:17 "O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá."
Provérbios 21:20-21 "Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota. O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra."
5. Causa o bebedor se ferir.
Provérbios 26:9 "Como o espinho que entra na mão  do bêbedo, assim é o provérbio na boca dos tolos."
6.  Causa o bebedor rejeitar a obra de Deus.
Isaías 5:11-13 "Ai dos que se levantam pela manha, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente! E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das suas mãos. Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede."
7.  Causa o bebedor vomitar.
Isaías 19:14 "O SENHOR derramou no meio dele um perverso espírito; e eles fizeram errar o Egito em toda a sua obra, como o bêbado quando se revolve no seu vômito."
8.  Resulta em nudez.
Lamentações 4:21 "Regozija-te e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz; o cálice passará também para ti; embebedar-te-ás, e te descobrirás."
9.  O mandamento é jamais se ser bêbedo.
Romanos 13:13 "Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja."
10.  Somos ordenados não ofender com bebida.
Romanos 14:21 "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça."
11.  Somos ordenados não nos associarmos com Bêbedos.
I Coríntios 5:11 "Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais."
12.  Somos ordenados não sermos bêbedos com o vinho.
Efésios 5:18 "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;" 

Vinho e a Bíblia (5ª parte)

6. O Rei e o Juiz não devem beber o vinho.
Provérbios 31:4-7 "Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte; Para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito. Que beba, e esqueça da sua pobreza, e da sua miséria não se lembre mais."
a.  O beber faz o bebedor esquecer a lei.
b.  O beber faz o bebedor perverter o julgamento.
c.  O beber faz o bebedor falhar em proteger o afligido.
Hoje os Cristãos são chamados Reis e Príncipes.
Apocalipse 1:4-6 "João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém."
a.  Somos feitos reis por Deus e para Deus.
O Cristão é o Juiz do Mundo.
I Coríntios 2:14-16 "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."
a.  Se somos juízes não devemos beber e perverter o julgamento. 

Autor: Dr. Steve Harmon, Pastor Igreja Batista de Mainville,
57 East Foster-Maineville Road
Maineville, Ohio 45039
(513) 683-6708
E-Mail: drsteve@iglou.com


Tradução: Calvin G Gardner, 2004
Revisão gramatical: Helio de Menezes Silva, 2004

Fonte: www.palavraprudente.com.br 

Vinho e a Bíblia (4ª parte)

5.  Nenhum vinho enquanto separado ao Senhor.
Números 6:2-3 "Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR, De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá."
Números 6:20-21 "E o sacerdote os oferecerá em oferta de movimento perante o SENHOR: Isto é santo para o sacerdote, juntamente com o peito da oferta de movimento, e com a espádua da oferta alçada; e depois o nazireu poderá beber vinho. Esta é a lei do nazireu, que fizer voto da sua oferta ao SENHOR pelo seu nazireado, além do que suas posses lhe permitirem; segundo o seu voto, que fizer, assim fará conforme à lei do seu nazireado."
Juizes 13:3-7 "E o anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome. Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte."
Sobre esse Voto:
a.  Geralmente esse é um voto temporário.
b.  Esse voto representa uma consagração maior a Deus.
c.  Abstenção completa durante o voto.
Devemos ser separados do mundo, para Deus.
II Coríntios 6:17-18 "Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso."
Romanos 12:1-2 "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
a.  Devemos ser separados ao Senhor até a volta de Jesus ou que vamos estar com Ele.
b.  Nossa consagração a Deus deve pedir este nível de separação.
c.  Deus nos diz que somente isso é racional. 

Autor: Dr. Steve Harmon, Pastor Igreja Batista de Mainville,
57 East Foster-Maineville Road
Maineville, Ohio 45039
(513) 683-6708
E-Mail: drsteve@iglou.com


Tradução: Calvin G Gardner, 2004
Revisão gramatical: Helio de Menezes Silva, 2004

Fonte: www.palavraprudente.com.br 

Vinho e a Bíblia (3ª parte)

4. O Senhor deu Mandamento para o Sacerdote não beber vinho.
Levítico 10:8-11 "E falou o SENHOR a Arão, dizendo: Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações; E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo, E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado por meio de Moisés."
Condições do mandamento:
a. Para que Deus não os mate.
b. Trata-se de um mandamento perpétuo.
c. Para que possam determinar a diferença entre o santo e o profano.
d. Para que possam determinar a diferença entre o limpo e o imundo.
e. Para que possam ensinar o que Deus disse.
Hoje, os Cristãos são chamados sacerdotes.
I Pedro 2:5-12 "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.  E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem."
a.  Não apenas um sacerdócio mas um sacerdócio santo.
b.  Nosso sacerdócio é maior do que o deles, nossa santidade deve ser maior do que deles.
c.  Devemos anunciar as virtudes do Senhor.
d.  Abstenção de concupiscências carnais que combatam contra a alma (isso inclui a abstenção de beber vinho). 

Autor: Dr. Steve Harmon, Pastor Igreja Batista de Mainville,
57 East Foster-Maineville Road
Maineville, Ohio 45039
(513) 683-6708
E-Mail: drsteve@iglou.com


Tradução: Calvin G Gardner, 2004
Revisão gramatical: Helio de Menezes Silva, 2004

Fonte: www.palavraprudente.com.br 

Vinho e a Bíblia (2ª parte)

2. A Segunda Menção de Vinho.
Gênesis 14:18-20 "E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo."
Resultados:
a. Melquisedeque, um tipo ou manifestação pré-encarnada de Cristo
b. Levou pão e vinho (A Ceia do Senhor)
c.  Indica que haja mais de um tipo de vinho nas Escrituras.
3. A Terceira Menção de Vinho e Bebedice
Gênesis 19:31-36 "Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra; Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai. E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse
à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai. E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai."
Resultou em:
a. Nudez.
b. Perversão Sexual (Incesto).
c.  A Destruição da Estrutura Divina para a Família.
d.  Esse ato trará grande problemas para o Povo de Israel nos anos futuros.

Autor: Dr. Steve Harmon, Pastor Igreja Batista de Mainville,
57 East Foster-Maineville Road
Maineville, Ohio 45039
(513) 683-6708
E-Mail: drsteve@iglou.com


Tradução: Calvin G Gardner, 2004
Revisão gramatical: Helio de Menezes Silva, 2004

Fonte: www.palavraprudente.com.br

Vinho e a Bíblia (1ª parte)

1. A Primeira Menção de Vinho ou Bebedice:

Gênesis 9:20-25 "E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou
Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos."

Resultou em:
a. Nudez
b. Perversão Sexual (Homossexualidade)
c. Divisão na família
d. A Maldição de um neto e da sua progenitura.

Autor: Dr. Steve Harmon, Pastor Igreja Batista de Mainville,
57 East Foster-Maineville Road
Maineville, Ohio 45039
(513) 683-6708
E-Mail: drsteve@iglou.com

Tradução: Calvin G Gardner, 2004
Revisão gramatical: Helio de Menezes Silva, 2004
Fonte: www.palavraprudente.com.br

Estudo Bíblico: O Silêncio de Deus

"Até quando, ó verdadeiro e santo dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram". Apocalipse 6:10-11.

"Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele". Salmo 50:3.

A primeira das passagens acima nos dá o clamor das almas mártires que João viu debaixo do altar do templo celestial. Seus apelos são para justiça contra os seus assassinos. Aqui temos prova de que a alma não existe numa forma inconsciente durante o período intermediário. Estas almas estão conscientes. Elas clamam pelo julgamento da terra.

Em resposta aos seus clamores, eles recebem vestes brancas; sinal de que seus clamores pelo julgamento dos ímpios são justificados. Enquanto vivo, o santo deve orar pelos seus inimigos, mas após a morte ele ora contra seus inimigos. Estas almas mártires são avisadas que devem esperar pelas outras almas que serão mortas pela causa de Cristo. Tudo isto indica que esta dispensação de misericórdia findará em cruel perseguição dos filhos de Deus. Parece que os dias de martírio estão tanto no futuro quanto foram no passado para os santos. E ninguém sabe quando será chamado para confirmar sua fé com seu próprio sangue. Quem sabe se num futuro breve veremos algum decreto do governo que nos provará para ver se obedeceremos a Deus ou ao homem?

O próximo trecho é seqüência deste. Veremos nele o tempo quando o clamor dos mártires será ouvido e a vingança será executada. Nosso Deus virá, e não permanecerá em silêncio; um fogo devorador virá diante dEle e haverá tempestade em seu redor. O trecho fala do tempo quando a longanimidade de Deus findará, e Cristo vem com julgamento, mesmo em chama ardente, vingando-se dos que não conhecem a Deus e não obedecem ao evangelho. 2 Tessalonicenses 1:8.

O PROBLEMA DE UM DEUS SILENCIOSO

Queremos significar com o termo, "silêncio de Deus", que Deus não está Se manifestando publica e abertamente como fez em outros tempos. Isto é, Ele não está operando milagres em público como antigamente. O dicionário diz que milagre é um acontecimento que não pode ser atribuído às forças da natureza, sendo, portanto, atribuído à força sobrenatural. E nós indicamos com o termo milagre público, em milagre que prova sem sombra de dúvida a existência de Deus. Robert Anderson diz que desde os tempos apostólicos não houve milagre público que provasse a existência de Deus. Um céu silencioso é o maior mistério de nossa existência. Um céu em silêncio é a maior prova à fé dum santo. O ateu não crê na possibilidade de milagres, pois ele não crê na existência dum Deus pessoal e poderoso. O problema do crente é a ausência de milagres. Como crente num Deus pessoal, poderoso, e que ama, ele não entende porque os milagres não são comuns em nossos dias.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Semana de 06 a 12 de fevereiro (Boletim SBB)

GUINÉ: Louve a Deus pelo lançamento do programa FVPO* e pelos fundos para continuarmos nossos projetos de tradução. Ore pelos planos de abrir um depósito em Nzérékoré e por uma campanha de arrecadação de fundos em março. Ore também por nosso país, que passa por uma difícil situação econômica, e peça que igrejas e cristãos se envolvam mais no apoio ao nosso trabalho.

SERRA LEOA: Louve a Deus pelo fortalecimento dos relacionamentos com as igrejas e pela abertura de um novo depósito. Agradeça também pela bênção de Deus ao nosso trabalho em um país de maioria TAZI* e pelas boas respostas aos nossos programas de Escrituras em áudio e Bom Samaritano*. Ore pelos preparativos do 50º aniversário de independência: planejamos lançar a Bíblia em crioulo como suvenir. Peça também por mais engajamento com as Escrituras e fundos para reformar a Casa da Bíblia.

LIBÉRIA: Ore pela Obra Bíblica nesse país.

MALI: Louve a Deus pela estabilidade política, pela gravação do Novo Testamento no idioma kassonké e por nossos parceiros nesse trabalho. Dê graças também por nosso projeto Escrituras Sagradas e para que ele tenha o impacto de melhorar a interação com a Bíblia. Ore por eleições presidenciais pacíficas, por um terreno para a Casa da Bíblia, pelos planos de um centro de educação multimídia, por um veículo para distribuição, por nosso trabalho de arrecadação de fundos e tradução e por segurança ao longo de nossa fronteira no norte. 
FONTE: Boletim Informativo da Sociedade Bíblica do Brasil (www.sbb.org.br)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Somente Deus (Bíblia Sagrada)

SALMOS 62.1-12
Salmo de Davi. Ao regente do coro — para confissão. 


Somente em Deus eu encontro paz; é dele que vem a minha salvação. Somente ele é a rocha que me salva; ele é o meu protetor, e eu nunca serei derrotado. Até quando todos vocês atacarão um homem que é mais fraco do que uma cerca derrubada? Vocês somente querem tirá-lo do seu lugar de honra. Vocês gostam de mentir; dizem coisas boas a respeito dele, mas no coração o amaldiçoam. Somente em Deus eu encontro paz e nele ponho a minha esperança. Somente ele é a rocha que me salva; ele é o meu protetor, e eu não serei abalado. A minha salvação e a minha honra dependem de Deus; ele é a minha rocha poderosa e o meu abrigo. Confie sempre em Deus, meu povo! Abram o coração para Deus, pois ele é o nosso refúgio. Os seres humanos, tanto os pobres como os ricos, são inúteis, são somente um sopro. Se fossem colocados na balança, não pesariam nada; são mais leves do que um sopro. Não confiem na violência, nem esperem ganhar alguma coisa com o roubo. Ainda que as suas riquezas aumentem, não confiem nelas. Mais de uma vez tenho ouvido Deus dizer que o poder é dele e o amor, também. Tu, ó Senhor, recompensas cada um de acordo com o que faz. 

Enquete sobre EBD