terça-feira, 24 de agosto de 2010

Reforma Ortográfica

NOVA ORTOGRAFIA BRASILEIRA.
Saiba o que mudou na ortografia brasileira Versão atualizada de acordo com o VOLP Douglas Tufano.
© 2008 Douglas Tufano
Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa
© 2008 Editora Melhoramentos Ltda.
Diagramação: WAP Studio
ISBN: 978-85-06-05464-2
2.ª edição, abril de 2009
Atendimento ao consumidor:
Caixa Postal 11541 – CEP 05049-970
São Paulo – SP – Brasil
Visite nosso site www.livrariamelhoramentos.com.br e conheça o Michaelis Dicionário Escolar Língua Portuguesa, totalmente atualizado conforme o Acordo Ortográfico.
4 Douglas Tufano Guia Prático da Nova Ortografia

Acordo Ortográfico

O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo n.º 54, de 18 de abril de 1995. Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países. Este guia foi elaborado de acordo com a 5.ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), publicado pela Academia Brasileira de Letras em março de 2009.

Mudanças no alfabeto

O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y.
O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z.
As letras k, w e y, que na verdade não tinham desaparecido da maioria dos dicionários da nossa língua, são usadas em várias situações. Por exemplo: a) na escrita de símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg (quilograma), W (watt);b) na escrita de palavras estrangeiras (e seus derivados): show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, William, kaiser, Kafka, kafkiano.

Trema

Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.

Como era Como fica
Agüentar aguentar
Argüir arguir
Bilíngüe bilíngue
Cinqüenta cinquenta
Delinqüente delinquente
eloqüente eloquente
ensangüentado ensanguentado
eqüestre equestre
freqüente frequente
lingüeta lingueta
lingüiça linguiça
qüinqüênio quinquênio
sagüi sagui
seqüência sequência
seqüestro sequestro
tranqüilo tranquilo
Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas.
Exemplos: Müller, mülleriano.

UNIJOVEM SHEKINAH - 2008



Unijovem Shekinah em seu 14º Aniversário, Preletor Missionário Lucas Nascimento (Jequié) e Cantora Soraia Santos (Entroncamento de Jaguaquara). Presidente da Unijovem: Alex Freitas; Vice-presidente: Daniel Silva. 1ª Regente: Roseli Ribeiro e 2ª Regente: Tiara Silva. 
Igreja Evangélica Pentecostal Nova Esperança em Aiquara - BA: Presidente Pastor Atemilson de Jesus e Vice-presidente: Pastor José Raimundo.

I Encontro de Avivamento e Missões.

Em breve em Aiquara - BA, realização SHEKINAH PRODUÇÕES, mais detalhes: comoaguiamerenovo.blogspot.com!!!!!!!

sábado, 21 de agosto de 2010

Política e Justiça Social

POLÍTICA = Conjunto de práticas relativo ao Estado ou uma sociedade. As relações humanas numa sociedade são estabelecidas de acordo com as decisões políticas que são tomadas. Exemplo: Decreto de leis; Estabelecimento de teto salarial; inflação (poder de compra do trabalhador); Sistema de Saúde; Segurança Pública; Educação, etc.

JUSTIÇA SOCIAL = É o conjunto de ações sociais estabelecida na sociedade para suprimir as injustiças de todos os níveis. Nessa categoria os alvos que se destacam para fazer Justiça Social é as reduções: da pobreza, do analfabetismo, da desqualificação profissional, do desemprego, da falta de inclusão digital, etc.

TEXTO CHAVE = Evangelho de Mateus 5.6: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos".

Fonte: Revista de Lições Bíblicas;p.21; 3º trimestre de 2010; CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus).

sábado, 14 de agosto de 2010

Confiar em quem?



(Salmos 20:7) - Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.

Jovens sejam sábios!!



(Eclesiastes 12:1) - LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;

Renovar é preciso!!!



(Isaías 40.28) - Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. 

(Isaías 40.29) - Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 

(Isaías 40.30) - Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; 

(Isaías 40.31) - Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.


Fonte: Bíblia Sagrada

Leia com Atenção! Deus tem uma palavra pra você!

II Crônicas 7:12) - E o SENHOR apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.

II Crônicas 7:13) - Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo;

II Crônicas 7:14) - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

II Crônicas 7:15) - Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.
II Crônicas 7:16) - Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.

II Crônicas 7:17) - E, quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi teu pai, e fizeres conforme a tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,

II Crônicas 7:18) - Também confirmarei o trono do teu reino, conforme a aliança que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará sucessor que domine em Israel.

II Crônicas 7:19) - Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles,

II Crônicas 7:20) - Então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos.

II Crônicas 7:21) - E desta casa, que é tão exaltada, qualquer que passar por ela se espantará e dirá: Por que fez o SENHOR assim com esta terra e com esta casa?

II Crônicas 7:22) - E dirão: Porque deixaram ao SENHOR Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se deram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os serviram; por isso ele trouxe sobre eles todo este mal.

Fonte: Bília Sagrada

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

JESUS CRISTO

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. E ninguém vem ao Pai, a não ser por mim!" Disse Jesus Cristo!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Amar é Viver!!!

Alex Freitas e Roseli Ribeiro.
A vida nos oferece grandes conquistas!
Um dia nos conhecemos, nos tornamos grandes amigos, hoje somos namorados e cheguei a conclusão:"De uma grande amizade, surgiu um grande AMOR!!!"
Quando queremos conquistar os nossos objetivos, devemos pedir direção à DEUS, e Ele por sua vez nos concederá o melhor para a nossa felicidade!!!

AMOR


O amor é como um roseiral, quando cuidamos fica mais belo, mas se não cuidamos não apresentará nenhuma formosura!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Lembrei de você

A vida nos oferece muitas opções, dentre elas conquistar ou destruir vínculos de amizades e amor!
Você pode escolher a melhor parte, que é conquistar! Ou decidir destruir o que conquistou com muito esforço e perseverança! A escolha é sua! Pense nisso!

Enquete sobre EBD