quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO (I parte)

Os pecados contra o Espírito Santo afetam terrivelmente a santidade. Ele é o Espírito Santo; o Espírito que nos santifica. Ele é muito sensível; é tanto que é simbolizado pela pomba. O único pecado imperdoável só pode ser cometido contra Ele; não contra o Deus Pai, nem contra O Deus Filho. Isso deve nos servir de alerta quanto ao pecado!

Há seis principais pecados contra o Espírito Santo; que consistem em palavras, atitudes e atos. Entre os pecados por palavras, acham-se as afrontas verbais e as blasfêmias. As atitudes e os atos constam da resistência ao Espírito, e da recusa contínua de se cumprir a vontade de Deus.

RESISTIR AO ESPÍRITO SANTO: A resistência ao Espírito é o pecado inicial que se comete contra o Consolador (At 7.51). É dizer "não" continuamente ao convite da salvação; recusar ouvir e ler a Palavra de Deus; recusar os impulsos interiores do Espírito Santo dentro de nós (orar, testemunhar, apartar-se do mal).

Resistir ao Espírito é também rebelar-se contra a autoridade divina (Is 63.10). Não só a direta, que é infrequente na Bíblia: mas a autoridade divina indireta, isto é, delegada por Deus. Esta é a forma predileta de Deus governar entre os homens, através da família (AUTORIDADE SOCIAL); do governo (AUTORIDADE CIVIL); e da igreja (AUTORIDADE RELIGIOSA).

Esse pecado, cometido por incrédulos e crentes, consiste ainda em adiar à decisão de obedecer ao Senhor. É, em resumo, resistir à voz de Deus, de todas as formas. E, uma vez cometida essa ofensa, as demais parecerão de somenos importância, visto que o coração do ofensor, afetado terrivelmente pela iniquidade, considerará o pecado algo comum e corriqueiro.

O pecado resistir ao Espírito pode ser compreendido pelo modo como Estevão concluiu seu sermão diante doa anciãos de Israel (At 7.51). O pecado daqueles homens não era um ato isolado, mas contínuo: resistir "sempre" ao Espírito Santo.

Quem resiste ao Espírito Santo recusa, de forma consciente, a vontade divina expressa pela terceira Pessoa da Trindade, mediante a Palavra de Deus e por meio de seu trabalho em nossos corações. A palavra "resistir", empregada por Estevão, no original, vai além de uma mera resistência. Significa lutar contra; lutar com afoiteza.

O povo de Israel até hoje sofre as conseqüências de sua resistência contínua ao Espírito de Deus (I Ts 2.15,16). Os ouvintes de Estevão "lutavam" contra o Espírito, empregando naquela peleja todas as suas forças (cf. Zc 7.12; Gn 6.3; Is 30.1; Ne 9.30; Ez 8.3,6). O povo de Deus fez isso por rebeldia contumaz, e o Espírito do Senhor voltou-se contra eles. Que relato terrível e condenatório (Is 63.10)! O leitor tem resistido ao Espírito Santo?


OBSERVAÇÃO: Estudo extraído do livro:(Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD. 1ª edição 2008. pág 208-209 sobre Pneumatologia. Pr Antonio Gilberto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD