quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO (II parte)

INSULTAR AO ESPÍRITO SANTO: Insultar ou agravar o Espírito Santo é um pecado que consiste em insultar, agravar, ultrajar a terceira Pessoa da Trindade. É rejeitar continuamente a Jesus – isso pode ser uma pessoa, uma família, uma comunidade, uma nação. É um pecado cometido por incrédulos e crentes.
Acostumados com o culto levítico, e sob perseguição por causa do evangelho de Cristo, os cristãos de origem judaica começaram a deixar a igreja e a retornar ao judaísmo centrado no Templo em Jerusalém. Em Hebreus 10.29, eles são incisivamente exortados a não fazê-lo: “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?”
Aqueles irmãos cometeram três horrendos pecados: o de pisar o Filho de Deus; o de ter por comum o sangue da aliança; e o de agravar o Espírito Santo. Agravar, como aqui é empregado, é afrontar, ultrajar, debochar, zombar, injuriar, insultar com desdém.
Quem ultraja ao Espírito rejeita a Palavra de Deus com menosprezo e zombaria, continuamente. Além disso, tem o sangue redentor de Jesus como coisa sem valor, sem importância; rejeita com desdém e escárnio as ofertas da graça de Deus. Essa recusa ultrajante se deve ao fato de o crente (ou descrente) não valorizar (negligenciar) os dons graciosos de Deus: o dom da salvação; o dom do Espírito; os dons espirituais.

OBSERVAÇÃO: Estudo extraído do livro:(Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD. 1ª edção 2008. pág 209-210 sobre Pneumatologia. Pr Antonio Gilberto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enquete sobre EBD